Porto Alegre, domingo, 25 de agosto de 2019.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
14°C
22°C
12°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 4,1220 4,1240 1,10%
Turismo/SP 4,0600 4,2800 1,18%
Paralelo/SP 4,0700 4,2900 1,17%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
169783
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
169783
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
169783
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR
Começo de Conversa Fernando Albrecht
fernando.albrecht@jornaldocomercio.com.br

Começo de Conversa

Coluna publicada em 23/06/2010

Uma ponte longe demais

Fernando Santos Netto/Divulgação/JC

Há mais de três décadas que se fala da construção de uma ponte internacional sobre o rio Uruguai, ligando Brasil e Argentina na região Noroeste. Mas é a velha história: falar se fala, e muito, construí-la é outro papo. Em Porto Xavier passam mais de 100 caminhões por dia carregados principalmente de cebola e batata. Sem falar no fluxo turístico.

Queixa de leitora

“A greve que está ocorrendo na Justiça do Trabalho em todo o P    aís completou 45 dias e obviamente penaliza as partes que litigam para ver suas pendências em andamento e solucionadas. Mesmo reconhecendo o direito de greve, também há que se mensurar as consequências de tal movimento”. A leitora pondera que estão paralisadas até ações de alimentos.

Um homem de bem

Ex-vereador, ex-deputado, ex-Repórter Esso e, sobretudo, um homem digno com firmes posições políticas e ideológicas. Credenciais não faltaram para Lauro Hagemann, 80 anos, receber o título de Cidadão de Porto Alegre da Câmara Municipal. “Nunca transigi com a iniquidade. Sempre combati aqueles que queriam se apoderar do mundo”, disse Lauro no discurso de agradecimento, lamentando o que todos nós lamentamos, as instituições “tão degradadas e tão mal-afamadas”.

Complexo de superioridade

Se os jogadores e direção de alguma seleção de países africanos e até mesmo da brasileira fizessem o que a seleção da França fez, seria um baita de um barraco. Como foi a França, em vez de barraco, tem gente achando que foi um novo 14 de julho.

Fala a Smov

Sobre uma queixa de leitor, a Smov informa que “a rua Nova York é originalmente pavimentada com calçamento, mas recebeu vários panos de conservação em asfalto por solicitação da comunidade. Assim, foi feita nova vistoria no local para agendamento dos procedimentos necessários. Com relação à rua Berlim, a previsão é de uma vistoria hoje”.

Guerra santa

A revista Veja deu capa para o “Cala a boca, Galvão” e, agora, o episódio envolvendo Dunga e um repórter da Globo despertou uma ira incomum contra a Rede Globo como um todo. Vai ser interessante observar para onde será dirigida essa energia toda se a seleção ganhar a Copa ou ficar no meio do caminho. Mas no futuro alguns historiadores certamente ficarão perplexos ao analisar por que uma emissora que gera tanta raiva é ao mesmo tempo a que tem a maior audiência.

Pela Saúde

Lideranças de diferentes partidos políticos e profissionais da Saúde reuniram-se na noite de segunda-feira para o lançamento do Movimento Brasil Saúde 2010, ação nacional capitaneada pelo médico e ex-secretário-adjunto da Saúde de São Paulo Renilson Rehen de Souza. Desenvolvido através da internet, vai ajudar na construção do programa da Saúde do candidato José Serra.

Zumbido nacional

Circulam na internet informações da Campanha Nacional de Alerta ao Zumbido, criada em 2009 com o objetivo de chamar a atenção da população e da comunidade médica para o sintoma que acomete 28 milhões de brasileiros. Isso antes da vuvuzela, imaginem se a moda pega.

Mingau pelas bordas

A governadora Yeda Crusius segue firme em sua estratégia de percorrer o Interior inaugurando obras ou prestigiando conquistas obtidas pelas comunidades grandes ou pequenas, convicta de que este será o grande diferencial nas eleições. Acompanhada do deputado tucano Pedro Pereira, Yeda contemplou o Presídio Estadual de Canguçu com uma viatura xadrez destinada ao transporte de detentos.

Ping...

Depois da inspeção ou vistoria da Rodovia do Parque e BR-116, a direção do Dnit divulgou que vai entregar a obra de alargamento da ponte do rio Gravataí em setembro. Ou seja, um ano para fazer uma obra de pequeno porte para minimizar os problemas da BR-116. Bem, melhor isso que nada, mas é truísmo dizer que obra de governo – qualquer governo - atrasa ou demora.

...pong

Por falar na BR-116: leitor de Canoas informa que, desde a inauguração da terceira faixa (uma gambiarra) tem se observado no mínimo um acidente por dia em Niterói, onde as três faixas se transformam em duas e vira um salve-se quem puder. A obra, ainda segundo o leitor, somente transferiu o engarrafamento, além de provocar congestionamento também para quem sai de Canoas, que antes não tinha.

Miúdas

• Lojas Renner doará 7,2 mil peças, entre vestuário e calçados, para organizações sociais do Rio Grande do Sul.

• Projeto Young Lions ganha mais um parceiro, a Associação Riograndense da Propaganda (ARP).

• Grupo Aplub recebe amanhã em São Paulo prêmio nacional de responsabilidade social, o Troféu Gaivota de Ouro.

• Escola Paulina Moresco, de Porto Alegre, organiza gincana ambiental para dar uma geral no seu prédio.

• ADCE/Caxias do Sul promove jantar amanhã com lançamento do livro “Medos! Uma Mentira Pessoal”, de Nereu Araldi.

COMENTÁRIOS
Nenhum comentário encontrado.

imprimir IMPRIMIR
COLUNAS ANTERIORES
A paisagem da Praça XV
Há muito tempo que as obras da pavimentação do entorno da Praça XV e da rua José Montaury estão ou paradas ou a passo de tartaruga
Uma valsa na rua
Com a temática “Calma. Você é o trânsito”, a 12ª Campanha Não quero morrer no trânsito promoveu ontem uma ação inusitada
Simulador gaudério
As festividades da Semana Farroupilha já acabaram, mas em Marau, Norte do Estado, o cultivo às nossas tradições permanece e é transmitido para as novas gerações
Sol e vento