Porto Alegre, sábado, 24 de agosto de 2019.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
18°C
23°C
10°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 4,1220 4,1240 1,10%
Turismo/SP 4,0600 4,2800 1,18%
Paralelo/SP 4,0700 4,2900 1,17%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
205423
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
205423
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
205423
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR

Energia 14/06/2010 - 16h57min

Petrobras inaugura gasoduto que liga Rio a Belo Horizonte

Agência Petrobras/JC
Presidente Lula (abaixado) esteve na inauguração do Gasbel II.
Presidente Lula (abaixado) esteve na inauguração do Gasbel II.

A Petrobras inaugurou, nesta segunda-feira (14) o Gasoduto Rio de Janeiro-Belo Horizonte II. Contando com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a cerimônia marcou o início do funcionamento do Gasbel II, como é chamado o empreendimento, que recebeu investimento de R$ 1,28 bilhão e gerou 21,9 mil empregos diretos e indiretos.

Durante o evento, o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, ressaltou a importância do novo gasoduto no volume de entrega de gás em Minas Gerais. "O Estado sai de um pouco mais de três milhões de metros cúbicos por dia de capacidade de entrega para 12,9 milhões de metros cúbicos por dia", disse.

Até dezembro do ano passado, Minas tinha apenas um gasoduto, o Gasbel I, que iniciou operação em 1994 com capacidade para transportar 3,15 milhões de metros cúbicos por dia. A entrada em operação de dois novos gasodutos neste ano – o Paulínia-Jacutinga, em janeiro, e agora o Gasbel II, que liga Volta Redonda (RJ) a Queluzito (MG) – deixa o Estado em condições de receber quatro vezes mais o volume de gás natural dos últimos 16 anos.

Lula aproveitou a inauguração para comentar a presença de conteúdo nacional nos bens adquiridos pela Petrobras em 2009. "Setenta e cinco por cento dos componentes de uma plataforma hoje são produzidos no Brasil, gerando empregos para os brasileiros", afirmou.

Obra do PAC, o Gasbel II tem 267 km de extensão, 18 polegadas de diâmetro e capacidade para transportar 5 milhões de metros cúbicos por dia. O ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, falou dos benefícios gerados para a indústria em Minas Gerais com o aumento na capacidade de fornecimento de gás para o Estado.

O Gasbel II garante, ainda, gás natural para o funcionamento simultâneo das usinas termelétricas Aureliano Chaves (226MW), localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e Juiz de Fora (87 MW), que juntas demandam 1,5 milhão metros cúbicos por dia de gás natural. Segundo Lula, o gasoduto permite "a instalação de novas termelétricas na região e o abastecimento das termelétricas existentes".

COMENTÁRIOS
Nenhum comentário encontrado.

imprimir IMPRIMIR
TEXTOS RELACIONADOS
Decisão judicial a favor da Abrace implica nova alta na conta de luz, diz Aneel
Agência livrou associados da Abrace do pagamentos de parte dos programas do fundo setorial Conta de Desenvolvimento Energético
Ministério cogita queda de até 2% no consumo de energia em 2015
Pior cenário cogitado aponta retração mais acentuada do que aquela estimada pela Empresa de Pesquisa Energética em julho
Governo ainda não definiu modelo de pagamento de indenizações ao setor elétrico
De acordo com Aneel, a única certeza neste momento é a inviabilidade desse custo ser incorporado à tarifa
Cemig irá disputar suas 18 usinas em leilão de outubro, diz presidente
O presidente da Cemig disse que a companhia irá disputar as 18 usinas antigas que eram controladas por ela e que irão a leilão no dia 30 de outubro