Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

clima

- Publicada em 20 de Maio de 2010 às 00:00

Litoral Norte contabiliza os estragos do temporal


Jarbas Ferrari/AG Freelancer/JC
Jornal do Comércio
A forte chuva que atingiu o Rio Grande do Sul na noite de terça e madrugada de ontem, motivada pela presença de um ciclone extratropical sobre o Estado, causou uma série de estragos em diversas cidades gaúchas, principalmente no Litoral Norte e na Fronteira-Oeste.

A forte chuva que atingiu o Rio Grande do Sul na noite de terça e madrugada de ontem, motivada pela presença de um ciclone extratropical sobre o Estado, causou uma série de estragos em diversas cidades gaúchas, principalmente no Litoral Norte e na Fronteira-Oeste.

O Sul do Estado registrou rajadas de vento de 100 km/h, e Rio Grande foi a cidade mais afetada na região. O porto da cidade seguia fechado até o início da tarde de ontem, foi reaberto após as operações terem ficado interrompidas durante 39 horas. A principal preocupação da Defesa Civil (DC) do Estado é com o Litoral Norte, onde o órgão coordena e acompanha os trabalhos de assistência à população, isolamento e desobstrução de vias e verificação dos danos, em parceria com as prefeituras locais. Os alagamentos afetam alguns municípios.

Em Tramandaí, cinco pessoas estão desabrigadas e 60 desalojadas. Elas foram encaminhadas à Assistência Social da prefeitura. A prefeitura enviou decreto de situação de emergência na tarde de ontem à Defesa Civil estadual. Em Cidreira, alguns moradores tiveram de buscar suporte em residências de familiares. Os bairros Chico Mendes e Zona A foram os mais castigados pelas chuvas. A DC recomenda que seja evitada a navegação, devido às ondas de até três metros no Oceano Atlântico.

Na Fronteira-Oeste, cidades como São Borja, Itaqui e Uruguaiana registraram chuvas equivalentes à média mensal em apenas três dias. Em Caçapava do Sul, choveu 54,2mm. No Litoral Norte, o volume passou de 100mm, como em Tramandaí, que registrou 161mm.

A DC está em alerta em razão da elevação do nível do rio Uruguai em Iraí, Porto Lucena e Porto Mauá. O rio está 10 metros acima do normal e uma possível cheia pode levar o órgão a retirar famílias ribeirinhas. Além disso, está recebendo um volume de água muito grande, em função de seus afluentes, como o rio Pelotas, que começa em Santa Catarina. O estado vizinho tem enfrentado períodos de muitas chuvas, deslocando para os afluentes do rio Uruguai o volume anormal de água.

Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em Porto Alegre choveu 25,4mm, das 10h de terça às 9h de ontem. Não foram registrados grandes danos na Capital. O ciclone se desloca em direção ao oceano. A DC, entretanto, mantém o alerta metereológico, pelo menos até hoje.

A temperatura mais baixa registrada ontem no Estado foi de 6,9 graus em São José dos Ausentes. A máxima foi de 21,4 graus, em Santa Vitória do Palmar. Na Capital, a mínima ficou nos 12,8 graus e a máxima não ultrapassou os 18,1 graus.

Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO