Porto Alegre, quarta-feira, 11 de dezembro de 2019.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
24°C
35°C
23°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 4,1470 4,1490 0,41%
Turismo/SP 4,1000 4,3480 0,18%
Paralelo/SP 4,1100 4,3400 0,23%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
177077
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
177077
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
177077
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR
Observador Affonso Ritter
aritter20@gmail.com

Observador

Coluna publicada em 19/04/2010

Cinzas sobre a feira

De Hannover

As cinzas do vulcão pousaram também sobre a feira de Hannover, que nesta segunda-feira de manhã abre as portas de sua 64ª edição, com muitas interrogações, decorrentes do caos aéreo europeu, quase inviabilizando a chegada de expositores e visitantes, de fora da Europa. Mas a decisão de realizá-la, apesar disso, foi tornada pública neste sábado pela direção, alegando que 85% dos 4.821 estandes previstos já estavam montados e que os expositores atrasados por causa do caos poderão montar os seus ainda na segunda e terça-feira com a ajuda dos técnicos. Quanto aos visitantes, na feira passada, de 2009, eles foram 210 mil, vindos de 80 países, 70% deles da Europa, 19% da Ásia e 7% da América. Cancelada a missão de empresários brasileiros, coordenada pela Fiergs, o Brasil estará pouco representado nesta feira, ao contrário do programado.

A mobilidade

Curiosamente, uma das novidades da feira deste ano é a mobilidade. Ela até ocupa um pavilhão sob o nome de Mobilitec, dedicada à mobilidade elétrica e cujas ações se baseiam no Plano de Desenvolvimento da Eletromobilidade, adotado pelo governo alemão, unindo todos os setores: da pesquisa ao lançamento comercial.

Aeroporto deserto


Impressionante a imagem que este colunista teve no aeroporto deserto de Hannover neste domingo, véspera do início da Feira Industrial, quando ele vive fervilhando de gente vinda de todo o mundo. Todos os equipamentos parados, e alguns “gatos pingados”, parte deles em busca de informações sobre voos.

Sem malas

Os passageiros da Lufthansa que chegaram no último voo à Europa sexta de manhã continuam sem malas. A empresa os reteve em Munique e informou que só neste domingo à noite elas embarcaram em caminhão devendo chegar a Hannover na segunda ao meio-dia, para serem entregues depois. Quando? Ninguém sabe.

Menos orgulho


O caos aéreo da Europa, decorrente da nuvem de cinzas do vulcão islandês, é também uma lição para lembrar ao homem sua insignificância diante da natureza e de Deus. O que uma simples nuvem pode provocar contra anos de pesquisas, estudos e inventos. Aliás, a natureza está provocando muito o homem neste ano.

Desvio do avião na última meia-hora

O voo 507 da Lufthansa, indo de São Paulo, quinta-feira à noite, dia 15, para Frankfurt, foi desviado de sua rota, na última meia-hora da chegada, para o aeroporto de Munique, sob a justificativa da até então desconhecida nuvem de cinza do vulcão islandês. Era o único da Alemanha aberto para receber um avião como o do voo 507, um Boeing 747-400. Chegados em Munique, os passageiros com conexão, como este colunista, foram orientados a se comunicarem com o pessoal de terra da companhia. Ultrapassadas as filas que se formaram, eles receberam um voucher para ser trocado por um ticket do trem. Então, em vez de uma hora de avião para Hannover, foram quatro de trem, mas sem malas, que ficaram retidas no próprio avião, e sem reserva de lugar, amontoando a todos os que coubessem nos vagões.  As malas até este domingo à noite ainda não haviam chegado no destino.

COMENTÁRIOS
Nenhum comentário encontrado.

imprimir IMPRIMIR
COLUNAS ANTERIORES
O impacto do ICMS
O impacto imediato do aumento do ICMS, quando ele começar a vigorar a partir de 1 de janeiro de 2016 será nos preços e, portanto, na inflação
Carga tributária do ICMS
A carga tributária do ICMS, antes mesmo do projeto de aumento de suas alíquotas e ainda com a alíquota base de 17%, já era superior a dos estados de grandeza semelhante
ICMS imposto injusto
É constrangedor que ainda estejamos discutindo aumentos do ICMS, quando há muito o Brasil deveria ter trocado o ICMS pelo IVA
Avanços da nova previdência
A nova previdência continuará cobrando os 13,25% dos novos servidores, aposentando-os até o teto do Regime Geral da Previdência Social