Porto Alegre, segunda-feira, 22 de outubro de 2018.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
20°C
20°C
17°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 3,7040 3,7060 0,24%
Turismo/SP 3,6700 3,8700 0,25%
Paralelo/SP 3,6800 3,8800 0,25%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
210009
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
210009
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
210009
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR

Ensino 06/04/2010 - 17h20min

MEC credencia Feevale como universidade

Feevale/Divulgação/JC
Feevale passou de Centro Universitário a Universidade nesta segunda-feira.
Feevale passou de Centro Universitário a Universidade nesta segunda-feira.

Foi publicada nesta segunda-feira (5) no Diário Oficial da União, a portaria do Ministério da Educação que credencia o Centro Universitário Feevale - localizado na cidade gaúcha de Novo Hamburgo - como universidade. A notícia - vinda no mesmo dia em que Novo Hamburgo comemorou 83 anos de emancipação política - era aguardada pela comunidade acadêmica e pelo município há pelo menos cinco anos.

O presidente da Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), mantenedora da Feevale, Argemi Machado de Oliveira, comemorou a notícia. "A comunidade da região está de parabéns por mais uma conquista através do trabalho e da perseverança desta gente. Novo Hamburgo, em especial, teve um algo a mais a comemorar no dia 5 de abril", afirma.
 
O reitor Ramon Fernando da Cunha diz que este é um momento extremamente gratificante, pois representa o resultado de uma luta intensa, que teve início em 1969, quando um grupo de pessoas se reuniu para buscar o atendimento de uma demanda da comunidade da região. "É uma antiga aspiração que se concretiza, afinal, a Feevale já nasceu com o propósito de ser universidade, e hoje conquista o que aquelas pessoas almejaram, há 40 anos", ressalta.
 
O processo de transformação da Feevale em universidade foi protocolado em 18 de março de 2005. Em 9 de dezembro do ano passado, após o cumprimento de diversas etapas, a Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação aprovou, por unanimidade, o credenciamento da Feevale. Em um documento de cerca de 50 páginas, onde a instituição foi analisada em todos os seus aspectos, os conselheiros elogiaram a Feevale e o Projeto Universidade.
 
Segundo o relatório, "a Instituição tem forte inserção comunitária em função de sua origem e da sua atuação efetiva, comprometida com o desenvolvimento regional tanto por meio da formação de recursos humanos quanto pelas atividades relacionadas à extensão, à pesquisa, à prestação de serviços aos setores público e privado e ao fomento à inovação tecnológica". Eles ainda acrescentaram que a nova universidade constitui referência real para o desenvolvimento de inovações baseadas em conhecimento científico e tecnológico, respondendo às demandas do setor produtivo.
 
A portaria, assinada pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, diz que Feevale deverá cumprir, durante o seu primeiro prazo de credenciamento, as seguintes metas: manter os programas de mestrado e doutorado atualmente em funcionamento; ampliar a oferta da pós-graduação stricto sensu por meio de mais um curso de mestrado e outro de doutorado; fortalecer os grupos de pesquisa cadastrados no CNPq e favorecer a inclusão de docentes pesquisadores vinculados a agências de fomento; e expandir o número de programas de extensão universitária, vinculados ao ensino de graduação e de pós-graduação.
 
A Feevale já tem 40 anos, 16 mil alunos em todos os níveis de ensino e integra o ranking das 100 maiores organizações do Estado. Também é destaque entre as organizações da Região Sul, estando entre as primeiras 250 colocadas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com mais de 40 cursos de graduação, cerca de 40 cursos de especialização, quatro mestrados e um doutorado. Tem treze grupos de pesquisa atuando em diversas áreas do conhecimento, com mais de 80 pesquisadores e 27 linhas de pesquisa credenciadas pelo CNPq, em 81 diferentes projetos de pesquisa.

COMENTÁRIOS
Nenhum comentário encontrado.

imprimir IMPRIMIR
TEXTOS RELACIONADOS
Escolas da rede estadual têm turno reduzido nesta terça-feira
Alterações nos horários de aulas devem durar ate o dia 17, véspera da Assembleia que definirá sobre uma possível greve na rede de ensino
Termina no domingo prazo para inscrição em vagas remanescentes do Sisutec
Nessa etapa, são ofertadas as vagas que não foram ocupadas nas duas chamadas anteriores do programa
Termina prazo para renovar contrato do Fies
O programa oferece cobertura da mensalidade de cursos em instituições privadas de ensino superior, a juros de 3,4% ao ano
Hoje é o último dia para participar da lista de espera do ProUni
Podem participar os estudantes que ficaram de fora da primeira ou segunda chamada, além daqueles que foram selecionados, mas na segunda opção de curso escolhida na hora da inscrição