Porto Alegre, domingo, 22 de setembro de 2019.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
13°C
22°C
11°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 4,1510 4,1530 0,26%
Turismo/SP 4,1200 4,3600 0,69%
Paralelo/SP 4,1300 4,3700 0,69%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
145872
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
145872
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
145872
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR

Prefeitura Municipal Notícia da edição impressa de 30/03/2010

Fortunati é o prefeito de Porto Alegre

Posse do novo chefe do Executivo acontece hoje, na Câmara Municipal
Gabriela Di Bella/JC
José Fogaça (c) antecipou sua saída e entregou o posto ao PDT.
José Fogaça (c) antecipou sua saída e entregou o posto ao PDT.

O prefeito de Porto Alegre, José Fogaça (PMDB), antecipou para ontem à tarde a cerimônia de transição do governo - a solenidade estava marcada para a manhã de hoje.

Fogaça deixa o Executivo municipal para concorrer ao Palácio Piratini - a Justiça Eleitoral exige que ocupantes de cargos na administração pública se desincompatibilizem do cargo seis meses antes das eleições. Ele terá o apoio do PDT, sigla do vice-prefeito, José Fortunati (PDT), que assume o cargo hoje. A legenda indicou o deputado federal Pompeo de Mattos (PDT) para ser vice na chapa peemedebista ao governo do Estado.

O ato de transição é apenas simbólico. Na prática, Fortunati assumiu a prefeitura. A posse será formalizada hoje, às 14h, na Câmara Municipal.

Durante a cerimônia de ontem, Fogaça teceu elogios ao seu sucessor. "Tomo essa decisão (de renunciar à prefeitura) por ter a certeza de que quem vai governar Porto Alegre tem total integridade e é querido pela cidade", afirmou.

O prefeito da Capital fez um balanço da sua gestão e disse que deixa o Executivo tranquilo porque os principais projetos para a Capital, como as obras para a Copa de 2014, já estavam sendo conduzidos pelo vice.

"Fortunati já possuía uma memória privilegiada e vai fazer de Porto Alegre uma cidade do futuro", apontou.
Sobre a renúncia, Fogaça classificou o momento como delicado, sensível e estratégico. Lembrou que foi através do acordo com o PDT, partido do vice, que decidiu sair da prefeitura.

Antecipando o tom de campanha, Fortunati retribuiu os elogios ao peemedebista. "Fogaça mostra que tem posição e atitude. Isso vai levá-lo ao governo", discursou, sob aplausos de caciques pedetistas e peemedebistas.

Ontem, o presidente da Câmara Municipal, Nelcir Tessaro (PTB), leu no início da sessão plenária a carta de renúncia de Fogaça, que deixa formalmente a prefeitura às 12h de hoje.

Atuação de Fortunati começou no movimento estudantil

Natural de Flores da Cunha (RS), José Fortunati tem 54 anos e é formado em Administração de Empresas e em Direito pela Ufrgs. Começou na política estudantil na universidade, em 1974. Bancário, foi presidente do sindicato da categoria, participou da fundação do Partido dos Trabalhadores (PT) e também comandou a CUT no Estado.
Em 1986, foi eleito deputado estadual pelo PT e participou do processo constituinte, para a elaboração da Carta do Rio Grande do Sul. Quatro anos depois foi para a Câmara dos Deputados, sendo reeleito em 1994.

Deixou seu mandato em 1996 para concorrer como vice-prefeito de Porto Alegre, ao lado de Raul Pont (PT). Esperava ser o candidato do PT para a sucessão em 2000. Como não foi, concorreu a vereador, sendo o mais votado, e deixou a sigla em 2001. Filiou- se ao PDT, partido pelo qual comandou a Secretaria de Educação do Estado, na gestão de Germano Rigotto (PMDB), e a Secretaria do Planejamento de Porto Alegre, na primeira gestão de José Fogaça (PMDB).

Eleito vice-prefeito em 2008, Fortunati é também secretário especial da Copa do Mundo de 2014, atividade que acumulará com a de prefeito de Porto Alegre.

Vereadores discutem carta de renúncia de José Fogaça

A carta de renúncia do prefeito de Porto Alegre, José Fogaça (PDT), foi o principal tema de discussão da sessão de ontem da Câmara Municipal. O prefeito, que deixa o cargo para concorrer ao Palácio Piratini, foi alvo de críticas da oposição, que o acusou de "abandonar a cidade".

Logo após a leitura do documento - que não passa por votação por ser uma decisão unilateral do chefe do Executivo -, os parlamentares ouviram manifestação do vereador Carlos Comassetto (PT). O líder da oposição leu nota que critica o governo Fogaça por "descalabro administrativo". Após manifestação de Comassetto, a bancada de situação saiu em defesa do prefeito.

Para o vereador Reginaldo Pujol (DEM), houve um "desfile de pronunciamentos buscando desqualificar a figura de Fogaça" por conta das eleições.

COMENTÁRIOS
daniel - 02/10/2010 - 16h27
PREFEITURA DE PORTO ALEGRE PORQUE ME ABANDONASTE Gostaria de saber se realmente alguem trabalha no PGM/JAI,pois já faz mais de 4 meses que estamos esperando uma resposta que deveria ser de 15dias,o prometido , é sempre a mesma resposta ligue sexta feira ,como que só sexta teria alguém no departamento?Será que devo ir aos meio de comunicação(pode ser que alguém me escute) para obter uma resposta dentro do prazo prometido?Para pagarmos os impostos temos que ser pontuais ,senão levamos multa,acho isto um desrespeito ao comtribuinte.Lamento por chegarmos a este desabafo ,mas não tem explicação o que estão fazendo conosco. não sei mais a quem recorrer.Nunca pensei que a prefeitura de POA. tratasse com tanto descaso seus contribuintes ,afinal de contas é o nosso suado IPTU que paga seus polpudos salários

imprimir IMPRIMIR