Porto Alegre, sexta-feira, 20 de setembro de 2019.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
17°C
22°C
9°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 4,1520 4,1540 0,24%
Turismo/SP 4,1200 4,3600 0,69%
Paralelo/SP 4,1300 4,3700 0,69%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
598059
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
598059
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
598059
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR
Começo de Conversa Fernando Albrecht
fernando.albrecht@jornaldocomercio.com.br

Começo de Conversa

Coluna publicada em 30/03/2010

Um porto capilé

Ricardo Fuchs/Divulgação/JC

Será apresentado hoje às 11h30min na Acis de São Leopoldo o relatório de viabilidade técnica da hidrovia do Rio dos Sinos. Conforme o prefeito Ary Vanazzi, um terminal hidroviário resultaria em grande economia para os exportadores, não só em função da capacidade dos barcos como também pela diminuição do risco de roubo da carga.

O tempero do chef

O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Nelcir Tessaro (PTB), é mais um entre os tantos políticos que se metem na cozinha. Na abertura da Feira do Peixe, na Ilha da Pintada, Tessaro temperou a tainha na taquara, prato famoso na festa. Os assessores juram que o tempero, tanto na Câmara quanto no peixe,  está em perfeito equilíbrio.  

Um funil na BR-116...

O Dnit está empenhado na resolução dos problemas de tráfego da BR-116, como já anunciado pelo diretor-geral Hideraldo Caron. Entre outras melhorias, o sentido Capital-Interior terá três pistas com os motoristas sendo “canalizados” para o destino, se São Leopoldo, cidades ao longo e/ou a rodovia Tabaí-Canoas. O problema será o sentido Interior-Capital.

Termas de Nova Petrópolis

Nova Petrópolis poderá ter um poderoso atrativo turístico caso deslanche o projeto de águas termais, descobertas praticamente dentro da cidade e devidamente registradas no Ministério de Minas e Energia. A temperatura da água é de 33 graus centígrados. O porém seria a resistência da proprietária, que precisa de investidores - que existem - mas não gostaria de ceder o comando do negócio.

...e o muro do Trensurb

Neste sentido não se pode pensar em três faixas por causa do muro do Trensurb, a não ser que a mureta que divide as pistas seja modificada e o acostamento, já mínimo, desapareça de vez. Seja como for, o defunto projeto do Polão previa a transformação da BR-116 em via expressa, além da Rodovia do Parque e a duplicação da RS-118. Com a diferença que já estaríamos rodando nela.

Operação Alagamento

A antiga área da Ford em Guaíba tem algumas histórias curiosas. No auge da discussão sobre a cedência do terreno, no governo Antonio Britto - o assunto Ford foi ideologizado – os responsáveis pelo programa descobriram que o MST pretendia invadir a área. Para evitar a ação, um dos responsáveis abriu taipas de plantação de arroz ao lado, o que encharcou completamente o terreno.

Homenagem a um virtuose

Para festejar seu aniversário, no Jockey Club, o deputado federal Henrique Fontana (PT) fez questão de que o show da festa para 1,5 mil pessoas contasse, entre outras atrações, com Plauto Cruz, o Plauto da flauta. Fez bem. Se fosse morador de outro estado, o flautista talvez já tivesse uma estátua em vida. Nós gaúchos somos ingratos com nossos artistas.

Um brilho que ofusca

Dá o que pensar o avanço de José Serra sobre Dilma Rousseff na pesquisa Datafolha – pesquisa é momento, repetindo sempre. Dilma está na mídia mais do que nunca e, agora como madrinha do PAC 2, deve aumentar a exposição. Se ela não decolar nas próximas pesquisas, uma entre várias explicações é que o grande brilho de Lula paradoxalmente apaga a luz de Dilma.

Por falar em PAC...

...os estrategistas do governo Lula mostraram que são fiéis leitores (e discípulos) de “O Príncipe”. Maquiavel ensinava que o mal se faz de uma vez só e o bem aos poucos. Como no PAC 2, que será desdobrado em capítulos. Bondade 1, Bondade 2, Bondade 3 e assim por diante. Até as eleições.

Foto: Afonso Licks/Divulgação/JC

Troféus de Ibsen

Durante a homenagem que recebeu da Famurs pela emenda dos royalties, o deputado Ibsen Pinheiro (PMDB) permitiu-se um lamento. Em função dos últimos resultados do seu time, o deputado disse esperar que esse não seja o único troféu que erguerá este ano. O prefeito José Fogaça e o ex-secretário José Alberto Wenzel riem.

Queixa de leitor

“É impressionante o descaso das autoridades estaduais e municipais quanto ao estacionamento nas proximidades do Estádio Olímpico. Existe uma área asfaltada ao lado do estádio, onde em dias de jogo não é permitido o estacionamento. Só que nas ruas ao redor centenas de flanelinhas se locupletam com R$ 10,00 para ‘cuidar’ dos veículos.”

Miúdas

• Conselho Regional de Administração/Aliança Francesa fecharam convênio de descontos em cursos regulares e de viagem.

• Conselho Regional de Fonoaudiologia do RS dá posse à nova diretoria amanhã/19h. Presidente é Marlene Canarim Danesi.

• Médico Márcio Pizatto foi reeleito presidente da Unimed Porto Alegre.

• Projeto Clínicas Integradas dá atendimento gratuito para os carentes de Canoas no campus do Unilasalle.

• Restaurante Marco’s abre sua operação em Gramado, no final da avenida Borges de Medeiros.

COMENTÁRIOS
cenairmaicadasilva - 30/03/2010 - 09h00
Finalmente os cérebros parecem funcionar com o uso de vias aquaticas,rios,lagoas p/transporte de mercadorias,vamos usar o Mar e Trens,vamos acabar com essa loucura de caminhões,carretas bi e tri carretas.Custo monstro em vidas por acidentes,roubos de cargas com mortes dos caminhoneiros,além de pedágios escorchantes.Queremos:Navios/Barcos e Trens.Vejam o caso da maior ferrovia dos EUA. a Union Pacific,será que ninguem copia?Ou então abre o mercado brasileiro ora.

imprimir IMPRIMIR
COLUNAS ANTERIORES
A paisagem da Praça XV
Há muito tempo que as obras da pavimentação do entorno da Praça XV e da rua José Montaury estão ou paradas ou a passo de tartaruga
Uma valsa na rua
Com a temática “Calma. Você é o trânsito”, a 12ª Campanha Não quero morrer no trânsito promoveu ontem uma ação inusitada
Simulador gaudério
As festividades da Semana Farroupilha já acabaram, mas em Marau, Norte do Estado, o cultivo às nossas tradições permanece e é transmitido para as novas gerações
Sol e vento