Porto Alegre, quinta-feira, 09 de dezembro de 2021.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
19°C
15°C
7°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 5,5230 5,5250 1,61%
Turismo/SP 4,7300 5,8120 0,44%
Paralelo/SP 4,7400 5,6700 0%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
213102
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
213102
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
213102
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR

Estados Unidos Notícia da edição impressa de 24/09/2015

Papa defende combate a mudanças climáticas

Pontífice ressaltou que planeta está vivendo um ‘momento crítico’
JONATHAN NEWTON/AFP/JC
Francisco também participou de encontro com bispos na catedral de São Mateus, em Washington
Francisco também participou de encontro com bispos na catedral de São Mateus, em Washington

O Papa Francisco e o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, defenderam o combate às mudanças climáticas em uma cerimônia formal e repleta de simbolismos realizada ontem no jardim da Casa Branca. Mesmo com dificuldade para se movimentar, devido a um problema no ciático, o pontífice fez um aceno aos católicos norte-americanos, estimados em 70 milhões ? número em queda ano a ano.

"Senhor presidente, acho estimulante que o senhor esteja propondo uma iniciativa para a redução da poluição do ar", declarou Francisco. "Ao reconhecer a urgência, me parece claro que as mudanças climáticas constituem um problema que não podemos mais deixar para as futuras gerações. Quando se trata de nossa casa comum, vivemos um momento crítico de nossa história."

Obama defendeu a necessidade de proteger "o nosso planeta, que Deus, magnificamente, nos deu", e disse apoiar o chamado do pontífice de combate às mudanças climáticas e proteção de comunidades vulneráveis. O presidente, protestante, ressaltou que a mensagem de amor e esperança do Papa inspira católicos e não católicos nos Estados Unidos e no mundo. Mais do que isso, declarou, são os atos de Francisco que asseguram a sua "autoridade moral".

O presidente mencionou a necessidade de acolher refugiados e integrar imigrantes "que deixam suas casas em busca de uma vida melhor". Ele ainda agradeceu o "apoio inestimável" de Francisco na reaproximação de Cuba e EUA.

Francisco pede que bispos acolham imigrantes latinos

Diante da grave crise de refugiados no planeta, o Papa Francisco lembrou de sua própria origem para pedir que a Igreja Católica nos Estados Unidos, com sua "vasta riqueza material e espiritual", acolha imigrantes. Em encontro com bispos na catedral de São Mateus, em Washington, Francisco - que é argentino e filho de pais italianos - disse falar não apenas como bispo de Roma, mas como "pastor que vem do Sul".

"Sinto a necessidade de agradecê-los e encorajá-los. Talvez não seja fácil, para vocês, ler a alma (dos imigrantes). Talvez vocês sejam testados por sua diversidade. Mas é certo e, mantenham isso em mente, que eles também têm recursos a dividir. Então, abram os braços a eles sem medo."

A população latina ganha cada vez mais espaço na Igreja Católica norte-americana. Estudo do Boston College mostra que, em 1980, 25% dos católicos dos EUA tinham origem latina. Agora, são 40%. No entanto, apenas 10% dos bispos têm ascendência hispânica.

COMENTÁRIOS
Nenhum comentário encontrado.

imprimir IMPRIMIR
TEXTOS RELACIONADOS
É esperado que Walker faça o anúncio nas próximas horas
Governador republicano, ex-favorito, desiste de corrida à Casa Branca
Barack Obama e Michelle Obama saíram da Casa Branca para a homenagem
Minutos de silêncio lembram 14º aniversário do 11 de Setembro nos EUA
Hillary Clinton pede desculpas por uso indevido de conta de e-mail pessoal
Sua campanha afirma que nenhum dos e-mails tinham segredos de Estado no momento em que foram enviados
Em entrevista, Trump não consegue identificar líderes radicais islâmicos
O pré-candidato não soube reconhecer por fotos os líderes de organizações radicais do Oriente Médio e confundiu a Força al-Quds com os curdos