Porto Alegre, quinta-feira, 17 de outubro de 2019.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
21°C
22°C
16°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 4,1700 4,1720 0,36%
Turismo/SP 4,1100 4,3680 0,04%
Paralelo/SP 4,1200 4,3600 0%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
181315
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
181315
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
181315
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR
Observador Affonso Ritter
aritter20@gmail.com

Observador

Coluna publicada em 23/09/2015

Carga tributária do ICMS

A carga tributária do ICMS, antes mesmo do projeto de aumento de suas alíquotas e ainda com a alíquota base de 17%, já era superior a dos estados de grandeza semelhante, conforme estudo da assessoria econômica da Fecomércio. Portanto, com repercussão negativa na competitividade dos nossos produtos e serviços. Enquanto a carga gaúcha era de 7,82% de seu Produto Interno Bruto (PIB), a de São Paulo era de 7,74%, de Santa Catarina 7,46%, do Paraná 7,38% e do Rio de Janeiro 5,50%. Detalhe: a alíquota base do Rio é de 19%. Outro: mesmo os contrários ao projeto de aumento do imposto não apresentaram alternativa.

Em camisa de força

Era visível o constrangimento do presidente e vice-presidente da Famurs, Luiz Carlos Folador (PT) e Marcelo Schreinert (PP), defenderem o aumento do ICMS em nome da maioria e como prefeitos, quando pessoalmente eram contra. Schreinert não fez segredo disso ontem na Rádio Bandeirantes. Disse que falou ao deputado em quem votou que iria romper com ele se votasse a favor do projeto.

Líderes do varejo

Lideranças do varejo estarão reunidas de 9 a 11 de outubro no 3º Encontro da Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo. É para tratar de temas atuais de como sair mais forte da crise, crédito como solução nas vendas do varejo, histórias de empresários, qualidade de vida, equilíbrio emocional e empreendedorismo.

Frangos caipiras

Associação Brasileira de Normas Técnicas acaba de normatizar a criação e produção em escala dos frangos e galinhas caipiras. O que marcará a história da sua criação no País e incentivará mais produtores a investirem no manejo, que deixará de ser um sistema artesanal de pequenas criações em sítios ou quintais de casa.

A fruta goji berry

A Hart's Natural de Pareci Novo adicionou dois novos ingredientes a seu Super Skinny, mix de cereais e grãos (chia, açaí, maçã, uva passa, mirtilo e amaranto) e criou nova embalagem, que permite ao consumidor ver os ingredientes por uma janela transparente. Um dos novos ingredientes é a fruta goji berry, o mais novo modismo de emagrecimento, e o outro é linhaça.

Safira fecha acordo com a Technos

A Safira, rede de joias, relógios e acessórios, fechou uma parceria com o Grupo Technos, maior empresa de relógios da América Latina, pela qual passa a receber, em primeira mão, lançamentos de suas coleções icônicas e assessoria em diversas áreas. As marcas, que fazem parte do portfólio do grupo, como Adidas, Condor, Dumont, Fossil, Michael Kors e Armani Exchange, também passam a fazer parte dos produtos oferecidos pela rede gaúcha. A Safira possui 11 lojas no estado, nas cidades de Porto Alegre, Novo Hamburgo, Pelotas e Canoas. O grupo Technos atua no mercado brasileiro desde 1956 e tem um portfólio de 20 marcas de relógios.

COMENTÁRIOS
Nenhum comentário encontrado.

imprimir IMPRIMIR
COLUNAS ANTERIORES
O impacto do ICMS
O impacto imediato do aumento do ICMS, quando ele começar a vigorar a partir de 1 de janeiro de 2016 será nos preços e, portanto, na inflação
ICMS imposto injusto
É constrangedor que ainda estejamos discutindo aumentos do ICMS, quando há muito o Brasil deveria ter trocado o ICMS pelo IVA
Avanços da nova previdência
A nova previdência continuará cobrando os 13,25% dos novos servidores, aposentando-os até o teto do Regime Geral da Previdência Social
Desemprego nos hotéis
A rede hoteleira de Porto Alegre está passando por um mau momento, que a fez demitir, neste ano, 10% de seu quadro de funcionários