Porto Alegre, sexta-feira, 06 de dezembro de 2019.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
23°C
29°C
17°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 4,1810 4,1830 0,14%
Turismo/SP 4,1800 4,4280 0,68%
Paralelo/SP 4,1600 4,3800 0,22%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
159365
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
159365
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
159365
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR

EDITORIAL Notícia da edição impressa de 23/09/2015

Na ONU, Brasil e Vaticano com boas mensagens

"A importância das regras não pode ser maior que o amor", afirmou o Papa Francisco. Procurando se aproximar o mais possível das pessoas e deixando a suntuosidade que envolve o Vaticano, o Papa Francisco, o primeiro latino-americano a assumir o trono de São Pedro, é considerado um autêntico astro popular. Tem derrubado alguns preconceitos e condena o egoísmo exacerbado do capitalismo. Por isso, a sua visita, após estadia na Cuba dos irmãos Castro, aos Estados Unidos da América (EUA), está cercada de muita curiosidade e expectativa positiva.

Ele também falará na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque. Lá, é uma tradição o representante do Brasil fazer o discurso inaugural, desde Oswaldo Aranha. Foi justamente sob a presidência do gaúcho que o Estado de Israel foi criado e estava previsto, igualmente, um Estado da Palestina.

No entanto, radicalismos de ambas as partes impediram que isso se concretizasse. Mas a esperança não deve esmorecer, pois há muitos israelenses pregando a criação do Estado da Palestina como muitos árabes e palestinos pedindo o reconhecimento formal do Estado de Israel. Por isso há também expectativa para o discurso da presidente Dilma Rousseff (PT) para abrir mais uma Assembleia Geral da ONU. A presidente, no entanto, está no pior ano dos seus dois mandados, tais as dificuldades econômico--financeiras e políticas que enfrenta.

Junto com a presidente, o Papa Francisco também dará a sua mensagem de esperança em um mundo melhor. Passou por Cuba de maneira brilhante, até porque o seu idioma original é o espanhol, como o dos cubanos. Em Nova Iorque, sede da ONU, tanto Dilma Rousseff como o Papa Francisco serão ouvidos com atenção.

A presidente fará citações sobre as agruras latino-americanas e dos países do Brics com relação ao comércio internacional, segundo analistas econômicos. Levantará bandeiras sociais e ambientais, reafirmando o compromisso do Brasil com a inclusão social, o combate à fome, o investimento em fontes limpas de energia e a defesa da floresta amazônica. Tudo politicamente correto, é claro, como exige a ocasião, com um alto percentual protocolar, até no tempo cronometrado dos discursos.

A presidente Dilma Rousseff, segundo seus colaboradores, fará um discurso centrado no avanço das políticas sociais durante a sua gestão e destacará que, mesmo com a crise econômica global, o Brasil vai superar os seus problemas atuais. Apesar de tudo, relatório da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO, na sigla em inglês), apontou que o Brasil saiu do Mapa da Fome. De acordo com a FAO, o Brasil conseguiu reduzir em 75%, entre 2001 e 2013, a pobreza extrema - situação em que se vive com menos de US$ 1 ao dia.

E para o governo brasileiro, o Conselho de Segurança da ONU não reflete o mundo atual. Tem 15 membros, cinco permanentes e 10 rotativos. Os membros permanentes do conselho são a China, França, Rússia, Reino Unido e os EUA. ?Os habitantes de Washington terão apenas duas oportunidades de ver o pontífice durante a visita, ou seja, no trajeto de papamóvel da Casa Branca até a catedral de ?Saint Matthew, nesta quarta-feira, e em sua breve saudação da varanda do Capitólio, amanhã. Será o primeiro papa a ser recebido no Congresso dos EUA. Ao final, o pontífice irá ao Encontro Mundial das Famílias, na Filadélfia, onde também terá reunião com detentos. É, mesmo, um astro popular.

COMENTÁRIOS
Nenhum comentário encontrado.

imprimir IMPRIMIR
TEXTOS RELACIONADOS
Gaúchos não são realistas e pedem o impossível
A Assembleia Legislativa aprovou o aumento do ICMS de 17% para 18%, mas apenas no governo José Ivo Sartori (PMDB)
O debate entre a inação e os reformistas gaúchos
A Assembleia Legislativa está aprovando reformas de base para que o Rio Grande do Sul consiga voltar a crescer
As tarifas e os juros que nos atormentam a vida
Há palestrantes ganhando um bom dinheiro para dizer às pessoas como elas devem administrar as suas finanças
Desafio atual é reerguer-se em meio às dificuldades
Em meio a fortes dificuldades financeiras, com o Tesouro do Estado exaurido, o Rio Grande do Sul comemorará outro 20 de Setembro