Porto Alegre, quarta-feira, 23 de outubro de 2019.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
14°C
27°C
13°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 4,0740 4,0760 1,35%
Turismo/SP 4,0280 4,2760 1,52%
Paralelo/SP 4,0500 4,2700 1,61%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
180778
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
180778
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
180778
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR
Observador Affonso Ritter
aritter20@gmail.com

Observador

Coluna publicada em 22/09/2015

ICMS imposto injusto

É constrangedor que ainda estejamos discutindo aumentos do ICMS, quando há muito o Brasil deveria ter trocado o ICMS pelo IVA (Imposto sobre Valor Agregado), adotado por quase todo mundo na área do consumo. Mas, na atual crise, o Estado gaúcho está num beco que parece ter apenas esta saída, que poderia se tornar mais palatável se tivesse prazo de vigência. O ICMS é na verdade um imposto inconstitucional. O artigo 155 da Constituição Federal determina que os impostos tenham "caráter pessoal e graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte". O ICMS por ser cobrado no preço nivela a todos, longe da definição.

Clima primaveril

Mais de 30 mil flores holandesas e 15 mil desenhos de borboletas de 10 layouts diferentes, criados pelos clientes do Shopping Bourbon em concurso realizado em agosto, no qual participaram 1.565 pessoas, estão ornamentando suas oito unidades para marcar o início da primavera. O clima primaveril está também nos espaços construídos e no ambiente digital.

Entre as melhores

Savarauto Toyota de Porto Alegre está entre as 20 melhores concessionárias do Brasil no ranking de satisfação do cliente, segundo pesquisa da montadora, que engloba todas as 155 revendas espalhadas pelo País. Ela está acima da média nacional e regional.

Óculos mais leves

A Óptica Foernges fechou parceria com a marca dinamarquesa Lindberg que já recebeu mais de 62 prêmios de design. Seus óculos são de materiais exclusivos, como ouro, acetato, platina, diamantes e chifres naturais. E é reconhecida por criar alguns dos óculos mais leves com suas armações pesando apenas 1,9 gramas.

Black Friday Night

A Girardi Sports de Caxias do Sul se antecipa e promove a Black Friday Night nesta sexta-feira entre as 20h e 01h com uma grande liquidação de tênis e confecções de marcas e um treino de corrida à meia-noite, de 5km. No dia seguinte, a liquidação continua com até 70% de descontos entre as 9h e 17h.

Investimentos em tempos de crise

Passando ao largo da crise, a Elevato de Porto Alegre inaugura hoje, na Nilo Peçanha, a Casa Stilo Elevato, mais um empreendimento do grupo, que já engloba sete unidades no Estado. Desta vez, trata-se de uma casa-conceito, inédita no País em seu formato, onde produtos da Elevato estarão ambientados e expostos em salas, gabinete, cozinha banheiros, dormitórios e área externa. Líder em acabamentos de alto padrão na construção, a empresa está investindo também na ampliação e melhoria de três lojas, a matriz na avenida do Forte, a Stilo Elevato na Wenceslau Escobar e a Casa Shop na Bento Gonçalves. No interior do Estado, o grupo está presente com lojas próprias em Pelotas, Camaquã e São Lourenço.

COMENTÁRIOS
sergio c de souza - 22/09/2015 - 12h17
afonso,leio sempre a sua coluna,gosto muito do seu prá continua neste ritimo que esta muito bom aquele abraço sergio

imprimir IMPRIMIR
COLUNAS ANTERIORES
O impacto do ICMS
O impacto imediato do aumento do ICMS, quando ele começar a vigorar a partir de 1 de janeiro de 2016 será nos preços e, portanto, na inflação
Carga tributária do ICMS
A carga tributária do ICMS, antes mesmo do projeto de aumento de suas alíquotas e ainda com a alíquota base de 17%, já era superior a dos estados de grandeza semelhante
Avanços da nova previdência
A nova previdência continuará cobrando os 13,25% dos novos servidores, aposentando-os até o teto do Regime Geral da Previdência Social
Desemprego nos hotéis
A rede hoteleira de Porto Alegre está passando por um mau momento, que a fez demitir, neste ano, 10% de seu quadro de funcionários