Porto Alegre, segunda-feira, 13 de julho de 2020.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
15°C
17°C
11°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 5,5230 5,5250 1,61%
Turismo/SP 4,7300 5,8120 0,44%
Paralelo/SP 4,7400 5,6700 0%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
109426
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
109426
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
109426
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR
Painel Econômico Danilo Ucha
ucha@jornaldocomercio.com.br

Painel Econômico

Coluna publicada em 22/09/2015

Caiado acusa governo federal de expropriar terras no País

MECÂNICA COMUNICAÇÃO/JC
Senador Ronaldo Caiado critica ações fundiárias da União
Senador Ronaldo Caiado critica ações fundiárias da União

Os proprietários de terras, plantadores de grãos e criadores de gado em todo o País estão preocupados com o avanço do governo sobre suas propriedades, usando, principalmente, as decisões sobre reforma agrária, terras indígenas e de quilombolas. O senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) falou em nome do setor no 4º Fórum Nacional de Agronegócios, do Lide, em Campinas, sábado, e disse que “o governo está promovendo a estatização da propriedade privada por meio dos seus órgãos de Estado — Funai, Incra, Fundação Palmares e Instituto Chico Mendes”. Afirmou que já existem no País 9,2 mil assentamentos, com 962 mil famílias, ocupando 88 milhões de hectares de terras desapropriados, e “ninguém sabe os resultados econômicos, financeiros e sociais de tudo isso”. Quanto à demarcação de terras indígenas, disse que “há um índio para 484 campos de futebol”, e os quilombolas “já receberam 25 milhões de hectares”. Segundo ele, há planos do governo de assumir mais 113 milhões de hectares. Também se manifestou contra os aumentos de impostos sobre o campo, o comércio, a indústria e os trabalhadores. E conclamou pela eleição de mais parlamentares “comprometidos com a livre iniciativa e o desenvolvimento efetivo do País”.

Hereford e Braford

O maior leilão de bovinos Hereford e Braford do País será realizado no dia 1 de outubro, na Estância Guatambu, em Dom Pedrito. O 43º remate Guatambu, Alvorada e Caty oferecerá 200 touros e 350 novilhas Hereford e Braford.

Schatz Blond

Produto ícone da cervejaria gaúcha Petronius, a cerveja Schatz Blond passou a ser produzida na nova planta industrial da empresa, inaugurada em Caxias do Sul, na localidade de São Valentim da Segunda Légua. A fábrica tem capacidade para produção de 100 mil litros/mês de cerveja, segundo o diretor Emílio Kunz Neto.

Gedore

Com quase 53 anos de atuação no Brasil e sede em São Leopoldo, a empresa alemã Gedore, que produz equipamentos profissionais, está planejando crescer 20% em 2016, apesar da crise. Sob nova gestão dos executivos Luís Batistela e Volker Lübke, a fabricante de ferramentas vai reforçar as exportações, aproveitando o câmbio favorável, hoje responsável por apenas 2% do faturamento. “Além de aumentar a receita com as vendas externas – da América do Sul à África –, o dólar valorizado torna nossas ferramentas mais competitivas por aqui”, destaca Batistela. Com entre 25% e 30% do mercado brasileiro, produção de 1,5 milhão de peças por mês e 760 funcionários, a filial representa mais de um terço do negócio global da Gedore, que tem plantas em diversos países, como África do Sul, Inglaterra e Turquia.

Fenamassa

A cidade de Antônio Prado começou a montagem da estrutura para o 4º Festival Nacional da Massa, que ocorrerá nos fins de semana de 9 a 12 e 16 a 18 de outubro. Haverá atrações culturais, gastronomia farta, com mais de 80 tipos de massas no cardápio, e diversão.

Produtividade

O experiente administrador Fábio Freitas Jacques – ATH Albarus, Dana Albarus, Calçados Bibi, Viação Hamburguesa, Super Rissul e Macrimix, entre outras empresas – vai lançar, na Feira do Livro de Porto Alegre, a segunda edição do seu livro Quando a empresa se torna azul – O poder das grandes ideias. O livro, focado na otimização da produtividade, é recomendado por Marlin Kohlrausch, presidente da Calçados Bibi, e David Abramo Randon, presidente do Grupo Randon.

Promoção

Para aumentar as vendas em tempos de crise, a Portobello Shop Caxias do Sul vai sortear 35 viagens entre os clientes que gastarem R$ 3 mil ou mais na loja. O ganhador do sorteio escolherá o destino.

O Dia

  • O corretor imobiliário Guilherme Machado fará palestra para a Rede Gaúcha de Imóveis, no Teatro da Amrigs, às 8h.
  • A N-Share estará no Projeto Zoom da CDL Porto Alegre, às 8h30min, teatro do CIEE (rua Dom Pedro II, 861), oferecendo rede de internet para o público e equipe.
  • Jornalistas gaúchos que trabalham com comunicação corporativa participarão do 6º Seminário de Comunicação Interna, em São Paulo, às 8h30min, promoção Mega Brasil Comunicação.
  • Às 10h, na Farsul, café para lançamento da Jornada Nespro, que ocorrerá de 28 a 30 de setembro, em Porto Alegre.
  • Eleição para procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho-RS, às 10h. São candidatos Roberto Portela Mildner e Rogério Uzun Fleischmann.
  • Clóvis Tramontina, o líder da grande indústria, estará na Casa Vetro, em Porto Alegre, às 11h, apresentando a linha de eletroportáteis Tramontina by Breville. Avenida Veríssimo do Amaral, 110, Jardim Europa.
  • O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil de Porto Alegre se filiará à União Geral de Trabalhadores (UGT), às 11h, na rua Olavo Bilac, 15, com a presença do presidente Nacional da UGT, Ricardo Patah.
  • O advogado Ricardo Annone falará sobre paternidade e ascendência genética, às 12h, no Instituto dos Advogados.
  • O superintendente médico do Hospital Moinhos de Vento, Luiz Antônio Nasi, será palestrante no III Congresso Internacional de Acreditação, no Rio de Janeiro.
  • O presidente do Instituto Latino Americano de Desenvolvimento Econômico Sustentável, advogado Marcino Fernandes Rodrigues Júnior, receberá o Título de Cidadão de Porto Alegre, às 19h, na Câmara Municipal.
  • Empresário gaúcho Jonatas Abbott abrirá exposição e lançará livro sobre Nova Iorque, às 18h, no Nós Coworking (Shopping Total).
  • Palestra sobre aumento das alíquotas da desoneração da folha e pacotes fiscais 2016, no Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico e Eletrônico de São Leopoldo, na rua José Bonifácio, 204, em São Leopoldo, às 17h com advogados Marciano Buffon e Marina Furlan.
  • O Centro de Ensino Empresarial e a Fundação Getulio Vargas promoverão palestra de Luis Roberto Mello sobre como melhorar as vendas, às 17h, em Caxias do Sul.
COMENTÁRIOS
daciur Santos - 22/09/2015 - 10h21
Gostaria de saber o que que um latifundiario, que só pensa no lucro, pensa sobre o desmatamento irresponsáve, que visa somente o lucro!Concordo que todos os que produzem alimentos são importantes para o pais. Mas pessoas como o Caiado, se elegem para defender os próprios intereses, nunca confiei nesta pessoa!

imprimir IMPRIMIR
COLUNAS ANTERIORES
A crise ainda não chegou ao fundo do poço Uma história complicada sobre remessa de divisas Insegurança jurídica entrava desenvolvimento Líderes do agronegócio analisarão o cenário