Porto Alegre, sábado, 21 de setembro de 2019.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
12°C
22°C
9°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 4,1510 4,1530 0,26%
Turismo/SP 4,1200 4,3600 0,69%
Paralelo/SP 4,1300 4,3700 0,69%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
134612
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
134612
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
134612
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR
Começo de Conversa Fernando Albrecht
fernando.albrecht@jornaldocomercio.com.br

Começo de Conversa

Coluna publicada em 21/09/2015

Sol e vento

CRISTIANO GUERRA/DIVULGAÇÃO/JC
Comitiva gaúcha liderada pelo coordenador da Frente Parlamentar Pró-energia Eólica
Comitiva gaúcha liderada pelo coordenador da Frente Parlamentar Pró-energia Eólica

Uma comitiva gaúcha liderada pelo coordenador da Frente Parlamentar Pró-energia Eólica da Assembleia Legislativa, deputado Frederico Antunes (PP), visitou a Eletrosul, em Florianópolis (SC). O grupo, com lideranças da Fronteira-Oeste e da Unipampa, foi conhecer os projetos de energia limpa da estatal. A empresa já gera energia solar para seu prédio, aliás.

Por falar em energia...

... a energia solar vem ganhando merecido destaque, e já não era sem tempo. Se até a cinzenta Alemanha gera 5% do seu consumo total de energia pelo sol, imagina o nosso ensolarado patropi.

Impeachment

Não deixa de ser irônico que o principal pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) seja de um fundador do PT, o jurista Hélio Bicudo. Ele voltou a insistir no pedido aduzindo que, isso feito, fossem convocadas eleições gerais, e não apenas para presidente e vice.

Portão da Alegria

Nada menos do que 20 empresas e 50 técnicos acionados pelo Atelier Alice Prati se envolveram na reconstituição do histórico (1942) pórtico da entrada do balneário Alegria, em Guaíba, iniciativa da Celulose Riograndense. O monumento foi reinaugurado na sexta-feira.

Feios, sujos e malvados

É fácil verificar o I.I. (índice de idiotismo) de um motorista. É aquele que, quanto mais forte a chuva, mais velocidade ele imprime no veículo. PhD em idiotismo é aquele que faz isso e ainda passa de propósito rente ao meio-fio para molhar os pedestres.

No ar

Foi criada, na Câmara dos Deputados, a FPAer, Frente Parlamentar Mista dos Aeronautas. Desde já, ela poderia abraçar uma das maiores injustiças já perpetradas, a aterrissagem forçada do fundo Aerus. Quem não morreu está na miséria, apesar de decisão do Supremo a seu favor. Vergonha nacional.

Desastre educacional

Será um erro enorme se o governo cortar recursos do Sistema S. Só neste ano, o Senar-RS alfabetizou 2.763 alunos adultos de 97 municípios através de um projeto reconhecido até pela Unesco, o Programa Alfa. “São moradores do campo, gente que não frequentou a escola ou não pôde concluir os estudos fundamentais”, explicou o superintendente da instituição, Gilmar Tietböhl.

Nunca há crise...

Há teses e teorias relativas a tudo, até sobre a importância da unha encravada no design dos calçados, mas são quase inexistentes as análises sobre o espantoso crescimento de casas ou apartamentos que abrigam garotas de programa. Só no Centro Histórico, existem às dezenas, segundo um ex-secretário da Smic. E aumentando.

...no negócio sexo

Nem sempre os proprietários dos imóveis concordam com este uso. Ocorre que rufiões registram o negócio com outra atividade insuspeita e para tirá-los depois é uma missa. Só não vê quem não quer ver a enorme massa de mulheres (e homens) que cumprem horário comercial e se prostituem no horário do almoço. Às vezes, o emprego formal que é o bico.

A Terra do Não

A audiência pública sobre o projeto do Cais Mauá mostrou, mais uma vez, como é difícil fazer negócios no Rio Grande do Sul. Quem é contra se diz a favor desde que não se mexa em nada, como se fosse possível financiar um projeto dessa envergadura vendendo cachorro-quente e pipoca.

O futuro do arroz

Ao longo dos últimos anos, o El Niño está impactando o setor primário mundial. Uma crise que se avizinha é o desabastecimento de arroz. Mas não só o menino malvado é culpado. A China, que, em 2008, exportava arroz, hoje é o maior importador mundial, segundo o produtor e empresário alegretense Gilberto Pilecco.

Miúdas

  • CORREIOS em greve. De novo. Uma boa lista a se fazer é a da categoria que NÃO está parada.
  • GRUPO moteleiro da Capital toca a construção de um motel no bairro que se forma no entorno da Arena.
  • EMPREGO na indústria caiu mais uma vez, a 48ª queda consecutiva. Ou seja, a culpa não é só da Dilma.
  • DA blogueira paulista Marli Gonçalves: que venha logo a primavera brasileira.  Vai ser um parto com dor.

Finais

DIEGO Wortmann, diretor de Criação da J.Walter Thompson Porto Alegre, é o Profissional de Propaganda do Ano/Prêmio Colunistas. ORLANDO Borges Müller, presidente da Sicredi Sul, recebe, dia 7 de outubro, da ABRH-RS, a distinção Personalidade Top Ser Humano. INSTITUTO da Criança com Diabetes promove, dia 8 de outubro/20h30min, o Jantar Ilhas da Gastronomia.

COMENTÁRIOS
Nenhum comentário encontrado.

imprimir IMPRIMIR
COLUNAS ANTERIORES
A paisagem da Praça XV
Há muito tempo que as obras da pavimentação do entorno da Praça XV e da rua José Montaury estão ou paradas ou a passo de tartaruga
Uma valsa na rua
Com a temática “Calma. Você é o trânsito”, a 12ª Campanha Não quero morrer no trânsito promoveu ontem uma ação inusitada
Simulador gaudério
As festividades da Semana Farroupilha já acabaram, mas em Marau, Norte do Estado, o cultivo às nossas tradições permanece e é transmitido para as novas gerações
Curiosidade chinesa
O correspondente da CCTV (China Central Television) no Brasil, jornalista Yin Yue, entrevistou ontem o secretário estadual da Fazenda, Giovani Feltes (PMDB), para entender a crise gaúcha