Porto Alegre, quinta-feira, 24 de setembro de 2020.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
15°C
28°C
15°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 5,5230 5,5250 1,61%
Turismo/SP 4,7300 5,8120 0,44%
Paralelo/SP 4,7400 5,6700 0%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
964321
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
964321
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
964321
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR
Começo de Conversa Fernando Albrecht
fernando.albrecht@jornaldocomercio.com.br

Começo de Conversa

Coluna publicada em 18/09/2015

Curiosidade chinesa

O correspondente da CCTV (China Central Television) no Brasil, jornalista Yin Yue, entrevistou ontem o secretário estadual da Fazenda, Giovani Feltes (PMDB), para entender a crise gaúcha. Yue manifestou curiosidade especial sobre o bloqueio das contas pela União e o parcelamento dos vencimentos dos servidores. Os 25 canais da CCTV tem 1 bilhão de telespectadores.

PEPO KERSCHNER/SEFAZ/DIVULGAÇÃO/JC

Legalização

O governo federal está consultando a base aliada sobre a legalização dos jogos de azar para aumentar a arrecadação. Poderoso, ainda, só o jogo do bicho, embora não seja mais nem sombra do que foi no passado. As loterias da Caixa mataram a loteria zoológica. Restam os bingos.

A volta do Tutti...

Ponto de encontro dos cartunistas de Porto Alegre, o bar Tutti Giorni reabre na noite desta sexta-feira. A nova sede fica na escadaria da Borges de Medeiros — onde o estabelecimento funcionou por anos —, mas desta vez, na parte baixa, quase na Jerônimo Coelho. O dono Ernani Marchioretto, o Nani, segue no comando.

...e a escadaria da Borges

JONATHAN HECKLER/JC

Nani contou à repórter Marina Bitencourt que os vizinhos aprovaram a volta do bar, porque vai dar mais segurança a quem transita pela escadaria da Borges (leia a matéria). Na época em que funcionava em frente ao Lago dos Açorianos, o Tutti tinha público de Maracanã na terças-feiras. Agora, vai abrir para almoço e em algumas noites.

A era da destruição

A Oi trocou 90 orelhões danificados no Centro Histórico da Capital. É um vexame. Equipamentos urbanos ou são depredados ou pichados. O alemão tem uma palavra para isso, schadenfreude, a alegria da destruição. Algo como sua desgraça é minha alegria.

Sem terminais?

Correntista do Banco do Brasil estranha a retirada dos terminais do banco em supermercados da Zona Sul da Capital. Eles permitiam o pagamento de contas, o que não é possível no Banco 24 Horas. Ele teme que seja uma tendência a retirada destes terminais, o que complica a vida do clientes do banco.

Exército Brancaleone I

É difícil achar um país onde se fazem tantas trapalhadas como o nosso. Vide o caso da extinção da obrigatoriedade do extintor de incêndio em automóveis. Em janeiro, o Contran exigiu a mudança do equipamento AB para ABC, só que esqueceram que a indústria não o tinha em quantidade suficiente. Abriu-se então um próspero mercado paralelo de extintores.

Exército Brancaleone II

Agora, suas excelências transitórias comunicam o fim desta obrigatoriedade, com exceção de caminhões e ônibus. Países como os Estados Unidos não obrigam seu uso, para ficar em apenas um exemplo. Imagina quanto dinheiro os motoristas jogaram fora e quantos milhões de reais em multas foram pagos durante todos estes anos.

Tudo pela economia

A Banricoop, cooperativa de crédito dos empregados do Banrisul, fechou parceria com a empresa Alternative Energy pela qual os associados da cooperativa terão financiamento especial para adquirir equipamento de geração de energia solar em casa, diminuindo a conta da luz e até injetando o excedente na rede.

Show da Simone

Reclamação de fã da cantora Simone: “Que tipo de ingresso a
R$ 1,00 se esgotou para o show?. Pelo que eu saiba, o teatro tem capacidade para umas 600 pessoas, e ao chegar na 150ª pessoa da fila os ingressos acabaram”.

Miúdas

  • NOVA Petrópolis inaugura dia 25 seu sistema de videomonitoramento com pompa e circunstância.
  • CABE pergunta: quantos municípios ainda não têm videomonitoramento? O Grande Olho a todos espreita.
  • SÃO dois os perigos desta vida: 1) viver, propriamente dito; 2) morar nos prédios no epicentro da Praça da Matriz.

Finais

  • DESCARTE de lâmpadas fluorescentes domésticas na Zona Sul pode ser feita no sábado, às 9h, na Praça da Tristeza.
  • BROCKER Turismo e Liga Turismo, empresas de turismo emissivo e receptivo da Serra Gaúcha, anunciaram sua fusão.
  • EMPRESÁRIO Carlos Alberto de Moraes Schettert recebe, nesta sexta-feira/19h, o título de Cidadão de Porto Alegre.
COMENTÁRIOS
Nenhum comentário encontrado.

imprimir IMPRIMIR
COLUNAS ANTERIORES
A paisagem da Praça XV
Há muito tempo que as obras da pavimentação do entorno da Praça XV e da rua José Montaury estão ou paradas ou a passo de tartaruga
Uma valsa na rua
Com a temática “Calma. Você é o trânsito”, a 12ª Campanha Não quero morrer no trânsito promoveu ontem uma ação inusitada
Simulador gaudério
As festividades da Semana Farroupilha já acabaram, mas em Marau, Norte do Estado, o cultivo às nossas tradições permanece e é transmitido para as novas gerações
Sol e vento