Porto Alegre, sábado, 15 de maio de 2021.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
19°C
15°C
7°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 5,5230 5,5250 1,61%
Turismo/SP 4,7300 5,8120 0,44%
Paralelo/SP 4,7400 5,6700 0%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
669674
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
669674
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
669674
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR

FEIRA DO LIVRO 15/09/2015 - 19h26min

Câmara do Livro divulga lista dos candidatos a patrono da Feira do Livro de Porto Alegre

A Câmara Rio-Grandense do Livro divulgou, nesta terça-feira (15), a lista dos patronáveis da 61ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre. O evento será realizado entre 30 de outubro e 15 de novembro, no Centro Histórico da Capital.

Os cinco candidatos ao posto de patrono são Cíntia Moscovich, Dilan Camargo, Maria Carpi, Santiago e Valesca de Assis. O nome do próximo patrono será anunciado no final de setembro.

Em 2014, o homenageado foi o escritor Airton Ortiz.

Veja o currículo reduzido dos candidatos a patrono, divulgado pela Câmara Rio-Grandense do Livro

Cíntia Moscovich - Nasceu em Porto Alegre em 1958. É escritora, jornalista, mestre em Teoria Literária e foi diretora do Instituto Estadual do Livro do Rio Grande do Sul. Seu livro de estreia, O Reino das Cebolas (1996), foi indicado ao prêmio Jabuti. Em 2013, ganhou o primeiro lugar no Prêmio Literário Portugal Telecom, na categoria contos/crônica, e venceu o Prêmio Clarice Lispector, concedido pela Fundação Biblioteca Nacional. Em 1995, ganhou o Concurso de Contos Guimarães Rosa, da Rádio France Internationale, de Paris. Entre suas obras, estão os volumes de contos Essa Coisa Brilhante que é a Chuva (2012), Anotações Durante o Incêndio e Arquitetura do Arco-Íris, e romances como Duas Iguais e Por Que Sou Gorda, Mamãe?. Em 2009, uma de suas histórias curtas foi incluída na nova edição da antologia Os Melhores Contos Brasileiros do Século, organizado por Ítalo Moriconi para a editora Objetiva.

Maria Carpi - Nascida em Guaporé, em 1939, mora em Porto Alegre desde os 15 anos. Começou a publicar seus poemas aos 50 anos. Em 2014, lançou seu 13º livro: O Perdão Imperdoável. Professora, advogada e defensora pública, já publicou, entre outros, Nos Gerais da Dor (1990), Desiderium Desideravi (1991), Vidência e Acaso (1992) e A Migalha e a Fome (2000). Também organizou as antologias pessoais Pequena Antologia (1992) e Caderno das Águas. Seu livro A Chama Azul venceu o Açorianos 2012 na categoria Poesia. Tem obras traduzidas para o francês e o italiano.

Dilan Camargo - Poeta, escritor e compositor nascido em Itaqui. Estreou na literatura com a coletânea poética Em Mãos, em 1976, e, de lá para cá, publicou vários outros livros de poemas e infantis, como Diário sem Data de uma Gata, O Embrulho do Getúlio e BrincRIar – este último vencedor do Prêmio Açorianos de Literatura em 2008. Em 2012, lançou a antologia de contos para o público juvenil O Man e o Brother e, em 2014, publicou três livros de poesia infantil: Um Caramelo Amarelo Camarada, Álbum da Fe-Li-Cidade II e Rimas pra Cima. É coautor de sucessos da música nativista, como Pampa Pietá e Tropas de Maio.

Valesca de Assis - Natural de Santa Cruz do Sul, Valesca cursou a Faculdade de Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professora de História especializada em Ciências da Educação. Em 2010, lançou sua primeira obra infanto juvenil, Um Dia de Gato. Tem participado de várias antologias e publicou um e-book, Tábua dos Destinos, pela Tertúlia e-books, de Portugal. Estreou como escritora em 1990, com A Valsa da Medusa, obra que recebeu Voto de Congratulações da Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Também publicou os livros: A Colheita dos Dias, O Livro das Generosidades - Receitas Compartilhadas, Harmonia das Esferas, que obteve o prêmio Revelação de Autor, da Associação Paulista de Críticos de Artes, em 2002 e o Prêmio Especial do Júri, da União Brasileira de Escritores além de ter sido finalista do Prêmio Açorianos. Pelo livro Todos os Meses, recebeu o Prêmio AGES/Livro do Ano/2003, na categoria, e por Diciodiário, da coleção Grilos, o Prêmio O SUL-Nacional e os Livros/2005;

Santiago - Neltair Rebés Abreu (Santiago) nasceu em Santiago do Boqueirão, no Estado do Rio Grande do Sul, em 14 de setembro de 1950. Iniciou-se na arte da caricatura, retratando humoristicamente os professores dos tempos de escola. Publicou pela primeira vez no suplemento humorístico O Quadrão, do jornal Folha da Manhã. Começou a trabalhar profissionalmente na Folha da Tarde, onde fez por nove anos a charge editorial do jornal, até o seu fechamento. Colaborou, ainda, com Correio do Povo, Coojornal, Pasquim e O Estado de S. Paulo. É autor de 16 livros e vencedor de vários prêmios nacionais e internacionais. Criador do Macanudo Taurino Fagunde, personagem baseado no gaúcho típico do pampa, Santiago dedica grande parte de seu tempo à produção de desenhos feitos para mostras, concursos e publicações internacionais. Integra grupo de cartunistas distribuído no mundo inteiro pela agência "Cartoonists & Writers Syndicate" de Nova Iorque.

Em 1994, a revista Witty World, voltada para profissionais do desenho humorístico, incluiu Santiago na lista dos 13 melhores do mundo no gênero "Gag Cartoon" (cartum de uma única cena), após uma pesquisa realizada entre os leitores-cartunistas.


COMENTÁRIOS
margaret dorneles - 15/09/2015 - 20h24
Voto no Santiago p\patrono da feira.

imprimir IMPRIMIR
TEXTOS RELACIONADOS
Airton Ortiz foi anunciado como patrono em encontro realizado no Santander Cultural
Airton Ortiz é escolhido patrono da 60ª Feira do Livro de Porto Alegre
Patrono da Feira do Livro será revelado no dia 17 de setembro
A Feira do Livro de Porto Alegre será realizada entre os dias 31 de outubro e 16 de novembro.
Airton Ortiz é um dos nomes que concorre ao título de patrono
Divulgados os nomes dos patronáveis da Feira do Livro de Porto Alegre
A novidade deste ano é o número menor de indicados à fase final da eleição, destaca Cena
Iniciadas as eleições para patrono da 60º Feira do Livro