Porto Alegre, segunda-feira, 18 de novembro de 2019.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
31°C
30°C
18°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 4,1910 4,1930 0,04%
Turismo/SP 4,1400 4,3900 0,18%
Paralelo/SP 4,1500 4,3800 0,22%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
538537
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
538537
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
538537
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR
Painel Econômico Danilo Ucha
ucha@jornaldocomercio.com.br

Painel Econômico

Coluna publicada em 13/07/2015

Novo conceito em edifícios

DANILO UCHA/JN/ESPECIAL/JC
Mauro Touguinha e Renato Turquenitch, da Capitânea Investimentos
Mauro Touguinha e Renato Turquenitch, da Capitânea Investimentos

Uma nova geração de edifícios está surgindo em Porto Alegre, com aproveitamento máximo das tecnologias modernas, sem ser empreendimentos de luxo ou de grande porte. Um deles é o Idea São Vicente, na rua São Vicente, com 32 apartamentos, que ficará pronto no fim deste mês, e que, entre outras inovações, será o primeiro residencial da cidade que retornará (venderá) seu excedente de energia elétrica ao sistema nacional. A energia (1.500 W) é gerada por células fotovoltaicas em painéis solares. Outras novidades são chuveiro ecológico, que reduz em 50% o consumo de água quente, e tomadas para carros elétricos nas garagens, além de lâmpadas de LED em toda a área condominial. A água também é aquecida pelo sol, o que economiza a instalação de aquecedores nos apartamentos. A água da chuva irriga os jardins. As paredes internas são em drywall, aquele sistema das casas americanas, que facilita modificações. “É o primeiro pensado para o uso de energia, água e espaços de forma consciente, sustentável e econômica, um empreendimento projetado para quem é consciente e não aceita o desperdício como parte da sua vida”, define o arquiteto Renato Turquenitch, diretor da Incorporadora Capitânia Investimentos Imobiliários, ao lado do sócio, Mauro Touguinha.

Briga de grandes

A BRF, uma das maiores empresas brasileiras de alimentos, conseguiu liminar na Justiça contra outra grande, a JBS. A BRF (Sadia) alegou que a JBS (Seara) destacou a letra “S” em sua propaganda na televisão, característica tradicionalmente usada pela Sadia. Por enquanto, a propaganda sairá do ar.

Cortesia

Repórter esqueceu seu bloco de anotações na sala da presidência do Trensurb. Recebeu-o, de volta, pelo correio, enviado por Jânio Ayres, gerente de Comunicação do Trensurb.

Texel na Expointer

O médico veterinário e criador Vinicio Mazzei, do Uruguai, será o jurado da raça Texel na Expointer 2015. O julgamento dos ovinos Texel está marcado para os dias 30, 31 de agosto e 1 de setembro. Haverá dois leilões. A 38º Expointer está agendada para o período de 29 de agosto a 6 de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

Reforço

Veirano Advogados tem novos sócios nas áreas de Fusões & Aquisições, Energia Elétrica e Imobiliário: Gustavo Moraes Stolagli, Tiago Kummel Figueiró e Raphael Moreira Espirito Santo.

Espíritas

O 8º Congresso Espírita do Rio Grande do Sul, promovido e realizado pela Federação Espírita do Rio Grande do Sul, já tem 2 mil inscritos, embora faltem cerca de 100 dias para o evento. O congresso ocorrerá de 1 a 4 de outubro, no Serra Park, em Gramado.

Artesanato

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que o Brasil tem mais de 8,5 milhões de artesãos e, desses, 87% são mulheres. O Elo7, que trabalha com produtos artesanais, tem 55 mil artesãos ativos em todo o País, sendo que o Rio Grande do Sul é o quinto estado do País com mais artesãos cadastrados. Ao todo, 94% dos artesãos gaúchos cadastrados ao Elo7 são mulheres, enquanto 6% são homens.

Marpa

O Grupo Marpa comemora 28 anos no mercado gaúcho, está presente em vários países e atende mais de 16 mil empresas em gestão de marcas e patentes. O diretor Valdomiro Soares pretende crescer mais 25% neste ano.

Turismo

O BarraShoppingSul e a Secretaria Municipal de Turismo assinaram parceria para a instalação de um Ponto de Orientação e Informação Turística, revenda de passagens do Linha Turismo e uma parada próxima ao shopping para embarque e desembarque de passageiros do ônibus turístico que faz o city tour oficial da cidade.

Registro de Imóveis

O Registro de Imóveis da 1ª Zona de Porto Alegre, que comemora 150 anos, lançou um interessante livro-álbum com sua história. Do manuscrito ao registro eletrônico conta a história e as mudanças, inclusive tecnológicas, que ocorreram nos últimos 150 anos.

O Dia

  • Café da manhã do 9º Núcleo de Assistência Técnica e Extensão Rural do Irga, às 8h30min, para debater situação do arroz.
  • O Sindiatacadistas realizará, hoje e amanhã, o curso Gerência em Vendas, com Giancarlo Giacomelli. Na avenida Júlio de Castilhos, 440 – 14º andar.
  • Hoje e amanhã, seminário sobre gestão e controle de perda de água, no hotel Continental, da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental-RS.
  • O economista Marcelo Portugal será o palestrante do almoço da CIC Caxias do Sul, às 12h, sobre oportunidades de negócio em tempos de crise.
  • O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, José Carlos Martins, será o palestrante do 4º Meeting da Construção, às 21h30min, no Dall’Onde Hotel, em Bento Gonçalves, organização da Ascom Vinhedos.
  • A Mareli, tradicional fabricante gaúcha de móveis, comemora 10 anos na Bolívia inaugurando nova loja, com festa para clientes e profissionais do setor.
COMENTÁRIOS
Nenhum comentário encontrado.

imprimir IMPRIMIR
COLUNAS ANTERIORES
A crise ainda não chegou ao fundo do poço Uma história complicada sobre remessa de divisas Caiado acusa governo federal de expropriar terras no País Insegurança jurídica entrava desenvolvimento