Porto Alegre, sexta-feira, 06 de dezembro de 2019.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
22°C
25°C
16°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 4,1870 4,1890 0,35%
Turismo/SP 4,1800 4,4280 0,68%
Paralelo/SP 4,1600 4,3800 0,22%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
686405
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
686405
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
686405
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR
Observador Affonso Ritter
aritter20@gmail.com

Observador

Coluna publicada em 02/07/2015

Nosso azeite de oliva

O Rio Grande do Sul está virando um grande produtor de azeitonas e azeite de oliva. Já são 1,8 mil hectares plantados em 34 municípios por 100 produtores, 90% na Metade Sul, devido ao solo e clima favoráveis, e seis indústrias, segundo o engenheiro agrônomo Tailor Garcia, responsável na Emater pelo setor, lotado em Bagé. Sua produção em 2014 foi de 300 mil quilos de azeitonas e 30 mil litros de azeite extra virgem, para atender ao crescente consumo no País que passou de 150 ml por pessoa/ano para quase 400 ml nos últimos 10 anos, pequeno se comparado com a Grécia (15 litros) e Espanha e Itália (10). O preço subiu este ano por frustração mundial e local de safra. Tanto que a Agas registrou aumento de vendas de 12% este ano no físico e 35% no faturamento.

Desistência de feiras


Uma das consequências da atual crise da economia brasileira é a desistência de feiras. Entre elas, a BITS da Hannover Fairs, marcada para Fiergs entre 11 e 13 de agosto já em quinta edição. Por isso, louve-se o Sindilojas Porto Alegre que manteve a Febravar, de 8 a 10 deste mês no BarraShoppingSul.

Ocergs na Expointer

A Ocergs está concluindo sua casa com um grande auditório no Parque de Exposições Assis Brasil de Esteio, junto com o sindicato da categoria, segundo o presidente Vergilio Perius. Além da representação institucional, ela pretende ser um palco de negócios.

Auxiliadora Predial

Auxiliadora Predial comemorou ontem 84 anos, surgido em Porto Alegre em 1931, como consórcio imobiliário, ideia pioneira e arrojada para a época. Hoje, tem 65 lojas próprias e franquias, no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, mais de 1.000 colaboradores, 800 corretores licenciados e 45 mil imóveis em estoque.

Startups no Tecnopuc

A MKT Tecnologia do Brasil, sediada no Feevale Techpark, de Novo Hamburgo, foi selecionada para participar do Startup RS do Sebrae no Tecnopuc dia 14 deste mês. A proposta é promover empreendimentos inovadores no Estado e aumentar a competitividade das startups, melhorando seus modelos de negócio.

O reposicionamento de marca

Mexer na marca sem grandes investimentos pode ser o caminho de muitas empresas para crescer. É o caso de uma pequena padaria de Bento Gonçalves, a Doce Real da Serra, fornecedora de produtos para terceiros, e que neste processo mudou de nome para Pani Delicias, transferiu sua operação de um porão para um prédio alugado e na mão um projeto de futura sede própria. O trabalho começou com a consultoria do SebraeTec e foi desenvolvido pela Intervento design. Antes da reconstrução da marca, a empresa processava 20 sacos de farinha por dia, com seis funcionários. Em um ano, com a expansão das vendas, que incluiu três redes de grandes supermercados, passou para 110 sacos por dia e 24 colaboradores.

COMENTÁRIOS
Nenhum comentário encontrado.

imprimir IMPRIMIR
COLUNAS ANTERIORES
O impacto do ICMS
O impacto imediato do aumento do ICMS, quando ele começar a vigorar a partir de 1 de janeiro de 2016 será nos preços e, portanto, na inflação
Carga tributária do ICMS
A carga tributária do ICMS, antes mesmo do projeto de aumento de suas alíquotas e ainda com a alíquota base de 17%, já era superior a dos estados de grandeza semelhante
ICMS imposto injusto
É constrangedor que ainda estejamos discutindo aumentos do ICMS, quando há muito o Brasil deveria ter trocado o ICMS pelo IVA
Avanços da nova previdência
A nova previdência continuará cobrando os 13,25% dos novos servidores, aposentando-os até o teto do Regime Geral da Previdência Social