Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

sociedade

- Publicada em 05 de Junho de 2015 às 00:00

Personalidades gaúchas mordem pimenta para arrecadar agasalhos


Governo RS/Divulgação/JC
Jornal do Comércio
Depois do sucesso mundial do Desafio do Balde de Gelo, que tinha o objetivo de arrecadar fundos para pesquisa e ajuda de pacientes com esclerose lateral amiotrófica, o governo do Rio Grande do Sul lançou o Desafio da Pimenta. A ideia é incentivar doações para a Campanha do Agasalho. 

Depois do sucesso mundial do Desafio do Balde de Gelo, que tinha o objetivo de arrecadar fundos para pesquisa e ajuda de pacientes com esclerose lateral amiotrófica, o governo do Rio Grande do Sul lançou o Desafio da Pimenta. A ideia é incentivar doações para a Campanha do Agasalho. 

Para o lançamento da brincadeira, personalidades gaúchas foram convidadas a morder o condimento. Entre elas, os jogadores D’Alessandro, Tinga e Felipe Bastos; o comediante Guri de Uruguaiana; as apresentadoras Cristina Ranzolin e Cris Barth; a empresária Carmen Flores, entre outras. 

Carmen esteve presente no lançamento da campanha e achou a brincadeira interessante, pois chama a atenção da sociedade. “Na verdade, o que nós estamos fazendo é pegando roupas que estão há dois anos no guarda-roupa e ajudando pessoas que estão passando frio”, argumenta. Todas as lojas Carmen Flores têm pontos de arrecadações de agasalhos. Quem não puder ir até o local pode ligar e solicitar que as doações sejam recolhidas.

Priscila Montandon, diretora de Redes Sociais do Governo do Estado, explica que o objetivo é criar uma brincadeira para conscientizar as pessoas a doar. A escolha da pimenta tem ligação com a ideia de calor. “Quando a gente morde a pimenta, dá calor. É como se esquentasse”, explica. 

“O importante é doar, pode ser para uma instituição de caridade de sua preferência ou até mesmo um morador de rua”, pontua. A intenção é que o desafio se espalhe de forma espontânea nas redes, como aconteceu com o Balde de Gelo.

A Campanha do Agasalho 2015 foi lançada na segunda-feira, dia 1 de junho, com o tema "O Rio Grande do Sul vai desfilar solidariedade", no Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini. Clique na imagem para ver a participação de D'Alessandro: 

Como funciona

A brincadeira funciona da seguinte forma: cada pessoa deve morder uma pimenta, mostrar as peças de roupas que vai doar e convidar mais dois amigos para o desafio, além de filmar a ação e jogar nas redes com a hashtag #DesafioDaPimenta #CampanhadoAgasalho.

Onde doar

As doações para podem ser feitas nos seguintes postos de coleta: Rede Zaffari e Bourbon; Rede Panvel; Banrisul; Órgãos estaduais (secretarias, repartições regionais e coordenadorias); Regionais da Defesa Civil; Lojas Carmen Flores (solicitação de busca das doações pelos telefones: (51) 3339-0190/ 3084-5009/ 3315-7148; Prefeituras engajadas na campanha; Central de Doações (Centro Administrativo do Estado, na Avenida Borges de Medeiros, 1501, em Porto Alegre. De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h). 

Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO