Porto Alegre, sábado, 26 de setembro de 2020.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
15°C
28°C
15°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 5,5230 5,5250 1,61%
Turismo/SP 4,7300 5,8120 0,44%
Paralelo/SP 4,7400 5,6700 0%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
200122
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
200122
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
200122
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR

RELIGIÃO Notícia da edição impressa de 05/06/2015

Celebração de Corpus Christi leva fiéis às ruas de Porto Alegre

Pelo menos 5 mil pessoas acompanharam missa e procissão

Isabella Sander

JOÃO MATTOS/JC
Trajeto foi da Catedral Metropolitana até a frente da Igreja Nossa Senhora da Conceição
Trajeto foi da Catedral Metropolitana até a frente da Igreja Nossa Senhora da Conceição

A edição de 2015 da celebração de Corpus Christi na Capital, ocorrida nesta quinta-feira, foi marcada pelo retorno do evento ao seu local de origem - a Catedral Metropolitana de Porto Alegre. Lá, uma missa foi presidida pelo arcebispo metropolitano, dom Jaime Spengler, que também acompanhou a procissão que saiu depois da missa, rumo à Ig?reja Nossa Senhora da Conceição, na avenida Independência. Durante o trajeto, foram abençoados os estudantes, representados pelo Colégio Sévigné, na rua Duque de Caxias, e os doentes, representados pela Santa Casa de Misericórdia, na avenida Independência. Pelo menos 5 mil fiéis participaram do evento.

Segundo o padre Luciano Massulo, organizador da programação de Corpus Christi da catedral, esse é o dia em que os católicos manifestam para toda a cidade a sua fé. "Nós acreditamos que Jesus está verdadeiramente presente, de forma real, sacramental, na Eucaristia. E essa fé é tão importante para nós, essa presença do Senhor no pão e no vinho, que queremos mostrar isso para toda Porto Alegre, mesmo para aqueles que não têm a mesma fé que nós", aponta.

O retorno ao local de origem da celebração (no ano passado, por exemplo, a missa foi promovida no Largo Zumbi dos Palmares) foi bem-recebido pelos fiéis. "Mesmo com um feriadão, temos um grande número de pessoas participando. Isso mostra uma unidade na Igreja Católica de Porto Alegre", observa Massulo.

O engenheiro químico Heitor Rossetto, de 53 anos, e sua esposa, a arteter?apeuta Tania Rossetto, de 52, frequentam a catedral e estiveram na procissão para promover o Encontro de Casais com Cristo (ECC), um retiro que ocorre anualmente e será realizado nos dias 19, 20 e 21 de junho. "É uma oportunidade que os casais têm de rever sua proximidade com Cristo, a maneira como eles levam a relação com os filhos e o próprio vínculo do casal e da família com a comunidade", explica o engenheiro.

Para Rossetto, o Corpus Christi é um símbolo da aliança que o povo fez com Deus por meio de seu filho, que ofereceu seu corpo em sacrifício. "O sacrifício de Cristo foi perfeito e eterno. Ao mesmo tempo, com a procissão, relembramos a caminhada que Jesus fez conosco e que ele continua fazendo, pois ressuscitou. Ele está conosco todos os dias", garante. Já para Tania, essa é uma forma de os católicos testemunharem sua fé. "Nesse mundo onde vivemos, com tanta discórdia, guerra e corrupção, mais do que nunca é importante percebermos cada pessoa como um sujeito sensível e que tem um potencial, independente das diferenças", diz.

O funcionário público André Luiz Lopes da Silva, de 34 anos, participa da Ordem dos Franciscanos Seculares (OFS) há dez anos. "O Corpus Christi é uma festa muito antiga, que celebra o fato de Cristo se fazer presente nas pequenas coisas, como em um pedaço de pão. É importante, pois tira a ideia de Deus como o todo-poderoso que resolve todos os nossos problemas, e o mostra como um ser humilde", destaca.

COMENTÁRIOS
Nenhum comentário encontrado.

imprimir IMPRIMIR
TEXTOS RELACIONADOS
Símbolo dos direitos humanos, dom Helder é candidato a santo
A arquidiocese de Olinda e Recife vai instaurar o processo que visa canonizá-lo
Número de muçulmanos vai alcançar o de cristãos até 2050, diz estudo
A quantidade de ateus e não religiosos, por sua vez, deve diminuir em relação à população mundial
Celebração popular começou com uma procissão de 5,5 quilômetros
Festa de Navegantes mobiliza 300 mil pessoas em Porto Alegre
À frente do cortejo, uma imagem da santa foi conduzida até o Santuário de Navegantes
Procissão em homenagem à Nossa Senhora dos Navegantes reúne fiéis em Porto Alegre