Porto Alegre, quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
23°C
32°C
20°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 4,3580 4,3600 0,66%
Turismo/SP 4,2500 4,5660 0,70%
Paralelo/SP 4,2600 4,5800 0,88%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
792128
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
792128
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
792128
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR
Gastronomia Carlos Pires de Miranda
carlos@piresdemiranda.com.br

Gastronomia

Coluna publicada em 05/06/2015

Em dias tranquilos, ainda melhor

CLAITON THIELE/DIVULGAÇÃO/JC

Uma escapada a Gramado pode ser oportuna ainda neste feriadão, ou em uma data qualquer. A cidade, a cada vez que a visito, mostra-se mais bem estruturada, organizada, solidamente voltada ao turismo. Na última década, houve um salto de qualidade dos serviços nos setores de hotelaria, gastronomia, nas atrações de lazer e, claro, no comércio e na fabricação dos famosos chocolates locais.

Na semana passada, estivemos na cidade, em dias de calmaria e festejos: a família Ecker comemorava o décimo aniversário do Bouquet Garni, um dos cinco restaurantes que administra. Não conheço todos, sei que o pioneiro é o Pastasciutta, em operação há mais de 30 anos, mas me pareceu que o jovem aniversariante é como se fosse o top da rede.

A foto da fachada dá uma ideia do elegante Bouquet Garni. O interior é anda mais bonito, com detalhes encantadores na decoração e a repousante vista, por larga área envidraçada, do Lago Joaquina Bier. Não costumo avaliar restaurantes em clima de festa, mas a brigada de garçons esteve irrepreensível, e a cozinha, que estreava seu novo chef, Fred dos Anjos (ao centro, rodeado pelos três casais Ecker), certamente superou-se para atender simultaneamente dezenas de convidados.

O menu apresentado: carpaccio de salmão com salada baby ao vinagrete de avelã e caviar; lombo de robalo em espuma de mandioquinha e aspargos frescos (estes eu dispensaria, ficaram um tanto agressivos ante a suavidade do prato); preciosos carrés de cordeiro à francesa com ragout de favas ao molho de rum; e le grand finale, inefáveis crocantes de maçã com castanhas do Pará e sorvete de coco.

CPM/DIVULGAÇÃO/JC

Bouquet Garni

Rua Leopoldo Rosenfeld, 986, Gramado. Diariamente, das 19h à 0h; aos sábados, domingos e feriados também, das 12h às 15h. Reservas: (54) 3295-1666. Estacionamento fácil.

Homem na cozinha

Ceviche do Equador

CLAUDIO LIRA/DIVULGAÇÃO/JC

O chef equatoriano Guillermo Miranda esteve em São Paulo recentemente e de lá nos enviou sua receita de ceviche. Normalmente, ao falarmos dessa iguaria, nos lembramos da culinária peruana. Uma injustiça, como se pode constatar: situado um pouco acima, o pequeno Equador também possui tradição pesqueira, com o Pacífico à disposição. Quem desejar receber as imagens da execução da receita passo a passo, pode solicitar as imagens ao e-mail do colunista. Essas aí embaixo reproduzem os ingredientes e o resultado final.
Ceviche de peixe

Ingredientes
[ quatro porções ]

  • 600g de filé de peixe (corvina, bacalhau), cortado em cubos de 1 cm
  • 2 laranjas
  • 10g de cominho
  • 8 tomates
  • 2 cebolas roxas
  • 1 punhado de coentro picado
  • 1 dente de alho
  • 50ml de óleo vegetal
  • 10 limões
  • 1 pimenta vermelha
  • sal e pimenta


Modo de preparar


  • Deixar o pescado, por uma hora, em marinada com suco de limão, suco de laranja, cominho, alho, pimenta vermelha e sal. Uma cautela é não superar esse tempo, porque o peixe pode endurecer.
  • Descascar tomates, cortar em cubinhos bem pequenos e as cebolas, em tirinhas finas. Misturar ao coentro em uma vasilha grande e adicionar o peixe e a marinada. Temperar com sal e pimenta, descansar por 10 minutos e servir frio.
  • Os equatorianos adicionam o plátano(chips de banana verde).

Via e-mail

Desse trio que aparece na foto, dois cozinharam e um apenas degustou - Eduardo Machado, presidente da ALJ, prestigiando o centésimo jantar do Juvenil Club Gourmet, fundado em 2002. À esquerda, Acir Inda, autor das entradas (quiche Lorraine e salada à Normandie); à direita, Gustavo Diefenthaler, que preparou bouef bourguignon.

JCG/DIVULGAÇÃO/JC

Fáceis, mas um tanto extensas, as receitas serão enviadas a quem as solicitar ao e-mail deste colunista.

A Let’s Eat lançou um desafio em São Paulo e quem venceu foi Jihad Mourad, que nem é tão gordo assim: em 54 minutos ele devorou um lanche composto por 12 hambúrgueres de 200g cada, 24 fatias de Cheddar, alface, tomate, cebola roxa, pepino, maionese, pão e mais 400g de batata, em um total de três quilos de comida. Quem puder lanchar o mesmo em menos tempo, informe-se: www.letseat.com.br.

Com o frio, as sorveterias têm que se reinventar: a Feito de Sorvete criou seis sugestões de caldas cremosas e quentes para nelas serem mergulhados esses lindos bombons de sorvete (foto). O cliente escolhe os sabores dos bombons e uma calda entre chocolate, amora, damasco, framboesa, goiaba e vinho. Rua Barão de Ubá, 110, na Bela Vista (51 3095-0025).

JULIANA BASTIAN/DIVULGAÇÃO/JC


COMENTÁRIOS
Nenhum comentário encontrado.

imprimir IMPRIMIR
COLUNAS ANTERIORES
Roteiro para os papais As delícias das fondues Para a noite dos namorados Ideias para enfrentar o frio