Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Coluna

- Publicada em 19 de Maio de 2015 às 00:00

Romance forense: Entrevista para emprego


Jornal do Comércio

Uma multinacional especializada em grandes construções contrata uma empresa de seleção de pessoal para o recrutamento — ambos os sexos — a diversos cargos, incluindo operadores jurídicos.
Entra um candidato. O psicólogo solicita:
— Por favor, conte até dez.
— Dez, nove, oito, sete, seis, cinco, quatro, três, dois, um...
— Por que você — diferentemente do que faria a maioria — contou de trás para a frente?
— É por que eu estudei muito de acordo com os manuais da Nasa, preparando-me para trabalhar com o lançamento de foguetes.
— Sinto dizer, mas você está reprovado.
Entra o segundo candidato:
— Por favor, conte até dez.
— Um, três, cinco, sete, nove, dois, quatro, seis, oito, dez.
— Por que primeiro foram os números ímpares e depois os pares?
— Porque eu ainda trabalho como carteiro.
— Lamento, o senhor está reprovado.
Entra um jovem bem apessoado, terno da moda, camisa e gravata combinando, pasta de couro preta.
— Antes de começarmos, me diga qual onde trabalhava anteriormente...
— Eu exercia atividades em um órgão público.
— Ok, por favor, conte até dez.
— Claro. Um por cento, dois por cento, cinco por cento, dez por cento...
O recrutador se irrita:
— Pare e explique-me esse absurdo.
— É que eu era assessor do gabinete de um deputado!...
‘Pires na mão’ (1)
O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa usou seu perfil no Twitter para criticar um dos dispositivos da PEC da Bengala, que estende de 70 para 75 anos a aposentadoria na Corte. Segundo ele, a previsão de uma nova sabatina no Senado — aos que optarem por ficar após os 70 — permitirá que os magistrados sejam chantageados por congressistas alvos de investigação ou processos.
“Colocar magistrados de pires na mão mina a independência do Judiciário”, arrematou Barbosa.
‘Pires na mão’ (2)
Pressionado, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) — que também está sendo investigado no STF —, tachou como “ilógica” a nova sabatina.
Renan afirmou que caberá ao próprio Supremo Tribunal decidir sobre sua validade.
Estamos mal em educação
Se, no ano de 2030, todos os adolescentes brasileiros estivessem na escola e conseguissem atingir o nível básico de conhecimento requerido para a idade em Matemática, Ciências e Português, o Brasil teria seu PIB aumentado em 7,5 vezes. A estimativa é de um relatório da OCDE que será apresentado no Fórum Mundial de Educação nesta semana. Todavia, dois em cada três estudantes brasileiros não conseguem atingir o patamar mínimo estabelecido para conhecimentos, segundo dados de 2012.
E pior: 60º é o lugar do Brasil no ranking de educação feito pela OCDE em 76 países.
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico é uma entidade internacional de 34 países que aceitam os princípios da democracia representativa e da economia de livre mercado, que procura fornecer uma plataforma para comparar políticas econômicas, solucionar problemas comuns e coordenar políticas domésticas e internacionais. A maioria dos membros da é composta por economias com um elevado PIB per capita.
A importância da beleza
O ministro do Esporte, George Hilton, contratou como assessora uma ex-miss cujo interesse, declarado em um site de empregos, é trabalhar em “figuração, novelas e comerciais”.
O salário é convidativo: R$ 8.554,00. É possível que no novo cargo público ela atue como figurante.
O tamanho da mordida
Com a meta de formar cidadãos mais críticos e participativos, a CDL Jovem de Caxias do Sul lança uma campanha sob o mote “Qual o tamanho da mordida?”. A ação visa esclarecer e conscientizar a população sobre a carga tributária embutida nos bens de consumo. As atividades começaram ontem e vão até a quinta-feira, coincidindo com o Dia da Liberdade de Impostos.
Nesse dia, uma grande ação ocorre na praça Dante Alighieri (no Centro da cidade) e no Centro de Convivência da UCS. Serão oferecidos sanduíches para os consumidores, cuja atenção será chamada para o tamanho da carga tributária no País. Vídeos estão sendo rodados nas redes sociais, mostrando parte do lanche humano devorado pelo “leão”.
O Dia da Liberdade de Impostos é comemorado em todo o Brasil. A data marca simbolicamente a época do ano em que o contribuinte consegue quitar o pagamento de tributos, taxas e contribuições ao Estado (em todas as esferas) podendo, a partir de então, usufruir dos seus rendimentos na sua integralidade. É como se, até o dia 21 de maio, tudo o que os brasileiros recebem como remuneração pelo seu trabalho fosse destinado aos governos, para pagar impostos.
Intimidades com o poder
O Ministério Público Federal apresentou denúncia contra Rosemary Noronha, ex-chefe do escritório da Presidência da República em São Paulo, por improbidade administrativa. Amiga íntima do ex-presidente Lula, ela foi investigada na operação da PF que apurou esquema de venda de pareceres de órgãos públicos a empresas privadas. No âmbito penal, Rosemary foi acusada de tráfico de influência, corrupção e formação de quadrilha. Agora, no plano civil, ela pode perder bens, ser multada e perder direitos políticos.
A denúncia foi distribuída inicialmente à 22ª Vara Cível Federal de São Paulo, no último dia 30 de abril. Mas o juiz José Henrique Prescendo determinou a remessa dos autos à Justiça Federal de Brasília devido a “indícios de que Rosemary agia sob ordens de Brasília” e de que “os alegados danos podem ter ocorrido em mais de um estado”.
Advertência
Investigado na Lava Jato, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), tem mandado um recado que é prenúncio de ricochetes políticos. Ele tem dito a aliados que o governo “conhecerá o inferno” se Rodrigo Janot for reconduzido ao cargo de procurador-geral da República.
Menos sal
Foram divulgados, na semana passada, os primeiros resultados do acordo feito há quatro anos entre o Ministério da Saúde e a Associação das Indústrias da Alimentação visando reduzir a presença de sódio na alimentação dos brasileiros — um dos cuidados fundamentais para prevenir a hipertensão arterial.
As indústrias informam (a conferir!) que, entre 2011 e 2014, foram retiradas dos alimentos 7.652 toneladas de sódio. A meta para 2020 é que essa queda chegue a 28.562 toneladas.
Contando até 30...
Acabou a era das broncas inesquecíveis de Dilma Rousseff (PT) nos assessores. A informação é da ‘rádio-corredor’ da OAB de Brasília. Agora, quando fica contrariada com alguma resposta ou informação, a presidente vira o rosto e espera a raiva passar até retomar o que estava falando. Em média, o hiato é de 30 segundos.
Rico, mas sem bens...
O senador pedetista Cristovam Buarque ganhou duas ações por danos morais de R$ 200 mil contra o ex-governador do Distrito Federal Joaquim Roriz, considerado um dos homens mais ricos da região. Mas a Justiça do DF descobriu que não há dinheiro nas contas de Roriz, nem patrimônio em seu nome que possa ser penhorado para garantir o pagamento das indenizações. Os bens imóveis estão há tempos no nome das filhas.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO