Porto Alegre, quinta-feira, 05 de dezembro de 2019.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
22°C
25°C
16°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 4,1870 4,1890 0,35%
Turismo/SP 4,1800 4,4280 0,68%
Paralelo/SP 4,1600 4,3800 0,22%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
915039
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
915039
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
915039
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR
Observador Affonso Ritter
aritter20@gmail.com

Observador

Coluna publicada em 19/05/2015

A recuperação de solos

Ainda está na incubadora Ietec de Canoas a Purus Soluções Ambientais, nascida de uma tese de mestrado em biologia de Anderson Pires, que tem como objeto principal recuperar solos contaminados e, como sócio, seu orientador, o professor Giovani Piva. Sua recuperação é feita por meio da biorremediação, que resulta na proliferação de micro-organismos naturais e que realizam a degradação do petróleo em CO2 e água. A Purus dedica-se hoje, sobretudo, a solos contaminados por vazamentos em indústrias, postos de combustíveis ou acidentes ambientais como os ocorridos em estrada com caminhões de transporte de derivados de petróleo. A Purus recolhe o solo e o recupera em galpões junto à sua sede.

Areia contaminada

Em paralelo, a Purus desenvolve uma tecnologia para recuperação de areia contaminada. E para isso já garantiu mercado junto à Argamassa Chinês, também de Canoas, uma empresa de mais de 40 anos que ficou sem sua matéria-prima principal quando a Justiça proibiu a mineração da areia no rio Jacuí por um longo período.

Restrições ao carro

Prefeitura de Porto Alegre vai implantar também o projeto Zona 30 no que o prefeito José Fortunati chamou de quadrilátero do Centro, aumentando as restrições ao uso do carro. É que, junto com a implantação do limite máximo de 30 km/h, vai alargar as calçadas e estreitar a pista dos automóveis.

Televisão na mobília

A Alumiglass de Caxias do Sul acaba de lançar a 2ª geração da TV Sound, sistema para aplicar televisão na mobília e melhorar a qualidade da imagem e do som, já patenteado. O diferencial é um charmoso e discreto perfil de alumínio aplicado ao móvel que serve tanto como puxador como canal para saída do som da TV. O ganho do som do aparelho é de cerca de sete decibéis.

Móveis rústicos no Total

A Feira de Tapetes e Móveis Rústicos amplia sua estrutura no Shopping Total com nova unidade de 500 metros quadrados no setor externo e novo espaço para a linha de mobiliário externo além dos móveis importados da Indonésia. No mercado gaúcho desde 2006, possui mais de 30 mil tapetes de todos tipos e cores.

O pedaço do sanduíche do governo

A CDL Jovem de Caxias do Sul encontrou um modo criativo e econômico de participar do Dia da Liberdade de Impostos deste ano com o mote "Qual o tamanho da Mordida". Na data, que é nesta quinta-feira, representantes da entidade estarão vendendo sanduíches na Praça Dante Alighieri, em frente à catedral, no Centro da cidade. Quando o consumidor receber o lanche, terá parte dele "devorado por um leão", encenado por Davi de Souza. É para demonstrar a ele a quantidade de impostos que paga para o governo, representada no pedaço do sanduíche. Com, o mesmo objetivo, foram produzidos VTs que estão sendo rodados em redes sociais.

COMENTÁRIOS
Nenhum comentário encontrado.

imprimir IMPRIMIR
COLUNAS ANTERIORES
O impacto do ICMS
O impacto imediato do aumento do ICMS, quando ele começar a vigorar a partir de 1 de janeiro de 2016 será nos preços e, portanto, na inflação
Carga tributária do ICMS
A carga tributária do ICMS, antes mesmo do projeto de aumento de suas alíquotas e ainda com a alíquota base de 17%, já era superior a dos estados de grandeza semelhante
ICMS imposto injusto
É constrangedor que ainda estejamos discutindo aumentos do ICMS, quando há muito o Brasil deveria ter trocado o ICMS pelo IVA
Avanços da nova previdência
A nova previdência continuará cobrando os 13,25% dos novos servidores, aposentando-os até o teto do Regime Geral da Previdência Social