Porto Alegre, quarta-feira, 23 de outubro de 2019.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
19°C
27°C
16°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 4,0340 4,0360 0,98%
Turismo/SP 4,0280 4,2760 0%
Paralelo/SP 4,0500 4,2700 0%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
195885
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
195885
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
195885
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR

NEPAL Notícia da edição impressa de 13/05/2015

Novo terremoto atinge o Nepal e provoca mais de 40 mortes

País registrou sismo apenas 17 dias depois do tremor que matou cerca de 8 mil pessoas
PRAKASH MATHEMA/AFP/JC
Abalo foi seguido de três réplicas e resultou em mais de mil feridos
Abalo foi seguido de três réplicas e resultou em mais de mil feridos

Um terremoto de 7,3 graus na escala Richter atingiu o Nepal, deixando ao menos 42 mortos e 1.117 feridos, segundo as autoridades. Pelo menos três pessoas morreram no Norte da Índia e uma na China. O tremor aconteceu menos de três semanas após a tragédia que deixou pelo menos 8 mil mortos no país.

O abalo teve seu epicentro registrado a 76 quilômetros a nordeste de Katmandu, capital do país, e foi seguido de três réplicas, uma delas de magnitude 6,3. Os moradores da capital, aterrorizados, abandonaram suas casas ao sentir o terremoto, que aconteceu às 12h35min locais (3h50min em Brasília) e durou quase um minuto. As autoridades nepalesas ordenaram o fechamento do aeroporto de Katmandu.

O Ministério da Saúde disse que equipes de resgate conseguiram retirar três pessoas dos escombros na capital, e outras nove foram resgatadas no distrito de Dolkha. O tremor também foi sentido na região norte da Índia, em particular em Nova Déli, onde os imóveis tremeram e as pessoas abandonaram rapidamente os locais de trabalho. As informações são de que pelo menos três pessoas morreram devido a desabamentos de casas. As mortes ocorreram em Patna, Vaishali e Darbhanga distritos, próximos à fronteira com o Nepal.

No Tibete, país vizinho, há informação de uma morte, causada por um deslizamento de terra, que feriu outras três pessoas. Além disso, duas casas caíram. O terremoto foi sentido nas regiões de Jilong e Zhangmu e pouco sentido na capital, Lhasa.

O abalo sísmico teve origem 18,5 quilômetros abaixo do solo, ou seja, foi mais profundo que os 15 km do terremoto anterior. Tremores mais próximos do solo costumam provocar danos maiores.

O Nepal ainda tenta se recuperar de um forte terremoto de magnitude 7,8, ocorrido no dia 25 de abril, que deixou mais de 8 mil mortos e 17,8 mil feridos, segundo dados oficiais. Foi o abalo de maior magnitude no país em 80 anos e o pior na região do Himalaia em uma década, desde que em 2005 outro tremor ocasionou a morte de mais de 84 mil pessoas na Caxemira.

COMENTÁRIOS
Nenhum comentário encontrado.

imprimir IMPRIMIR
TEXTOS RELACIONADOS
Templos religiosos e construções históricas foram destruídos em Katmandu, a capital nepalesa
Reconstrução do Nepal custará US$ 6,66 bilhões
Participantes da cerimônia fizeram um minuto de silêncio pelas vítimas
Vigília marca um mês de terremoto
Um mês após terremoto, milhares de nepaleses voltam para suas aldeias
Cerca de 200 pessoas se reuniram para lembrar dos mortos. Elas fizeram um minuto de silêncio, acenderam velas e assinaram mensagens em memória dos mortos
Nepal acha helicóptero dos EUA que caiu ao levar ajuda a vítimas de tremor
Segundo o comando militar nepalês, o aparelho UH-1Y Huey dos fuzileiros navais americanos foi localizado em área florestal montanhosa