Porto Alegre, domingo, 26 de janeiro de 2020.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
30°C
37°C
24°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 4,1850 4,1870 0,47%
Turismo/SP 4,1200 4,3820 0,09%
Paralelo/SP 4,1300 4,3800 0,22%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
164000
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
164000
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
164000
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR

RELIGIÃO 09/04/2015 - 18h33min

Símbolo dos direitos humanos, dom Helder é candidato a santo

Folhapress

Símbolo da luta pelos direitos humanos durante a ditadura militar, dom Helder Camara (1909-1999) vai se tornar oficialmente candidato a santo em maio, quando a arquidiocese de Olinda e Recife vai instaurar o processo que visa canonizá-lo.

O anúncio da abertura da causa ocorreu nesta quarta-feira (8). O processo será oficialmente aberto no próximo dia 3 pelo arcebispo de Recife, dom Antônio Fernando Saburindo. Em fevereiro, a Congregação da Causa dos Santos -instituição do Vaticano que processa as análises de santidade- emitiu o decreto de "Nihil Obstat", um atestado de que nada consta contra o prosseguimento da causa.

"Ele teve uma coragem extraordinária, um pastor preocupado com os mais pobres, mas sobretudo um homem de profunda oração", disse dom Antônio, por telefone.

Com a abertura do processo, dom Helder receberá o título de "servo de Deus".

Arcebispo do Recife entre 1964 e 1985, dom Helder foi uma das vozes mais críticas do clero ao regime militar e responsável por encaminhar denúncias da tortura cometidas por agentes do Estado contra opositores. Suas posições lhe renderam proeminência internacional e uma forte campanha de intimidação na qual um de seus colaboradores mais próximos foi assassinado em 1969.

O frei capuchinho Jociel Gomes, 36, será o postulador da causa. Espécie de advogado da causa, o postulador tem a responsabilidade de providenciar a coleta de documentos e testemunhos de pessoas que atestem que dom Helder levou uma vida virtuosa e pode servir como exemplo para a comunidade católica.

Uma comissão de pesquisadores já trabalha desde o ano passado para reunir a produção escrita deixada pelo religioso que foi o mais influente padre conciliar brasileiro no concílio Vaticano 2º e, nos anos 1950, como bispo auxiliar no Rio iniciou uma pastoral pioneira em favelas da cidade.

"É possível que, em termos de documentação a ser reunida, o processo dele seja volumoso como os de um João 23 ou João Paulo 2º [papas canonizados em 2014], ele teve uma vida de intenso envolvimento com as grandes questões do século 20", disse o "advogado do santo".

Se o dossiê sobre a vida do religioso for aprovado pela Santa Sé, inicia-se a chamada fase romana do processo quando duas alegações de feitos cientificamente inexplicáveis atribuídas ao candidato precisam ser reconhecidas como "milagre" pela Igreja.

Após o reconhecimento do primeiro, o candidato se torna beato e pode ser cultuado na região onde viveu sem ocupar os lugares principais dos altares. O segundo milagre faz o santo, permitindo o seu culto universal em toda a Igreja.

COMENTÁRIOS
Nenhum comentário encontrado.

imprimir IMPRIMIR
TEXTOS RELACIONADOS
Trajeto foi da Catedral Metropolitana até a frente da Igreja Nossa Senhora da Conceição
Celebração de Corpus Christi leva fiéis às ruas de Porto Alegre
Número de muçulmanos vai alcançar o de cristãos até 2050, diz estudo
A quantidade de ateus e não religiosos, por sua vez, deve diminuir em relação à população mundial
Celebração popular começou com uma procissão de 5,5 quilômetros
Festa de Navegantes mobiliza 300 mil pessoas em Porto Alegre
À frente do cortejo, uma imagem da santa foi conduzida até o Santuário de Navegantes
Procissão em homenagem à Nossa Senhora dos Navegantes reúne fiéis em Porto Alegre