Porto Alegre, sábado, 18 de setembro de 2021.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
19°C
15°C
7°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 5,5230 5,5250 1,61%
Turismo/SP 4,7300 5,8120 0,44%
Paralelo/SP 4,7400 5,6700 0%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
129163
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
129163
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
129163
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR

Acessibilidade Notícia da edição impressa de 27/03/2015

Blitz na Capital promove respeito às vagas para pessoas com necessidades especiais

Suzy Scarton

ANTONIO PAZ/JC
Cohen faz ação por respeito às vagas especiais de estacionamento
Cohen faz ação por respeito às vagas especiais de estacionamento

A Secretaria Especial de Acessibilidade e Inclusão Social (Seacis) promoveu, na manhã desta quinta-feira, uma ação de rua, a Blitz da Acessibilidade, para promover o respeito às vagas de estacionamento destinadas a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, idosos e gestantes. Cerca de 100 pessoas compareceram ao evento, realizado na Esquina Democrática, entre a Rua dos Andradas e a avenida Borges de Medeiros. A ação, que incluiu distribuição de fôlderes e materiais educativos, fez parte das comemorações da Semana de Porto Alegre.

A legislação prevê que 2% das vagas de estacionamento sejam reservadas a pessoas com deficiência, 5% aos idosos e 3% às gestantes. De acordo com o secretário municipal da Seacis, Raul Cohen, a cooperação da população vem crescendo. "A ação teve o efeito positivo que queríamos. É necessário chamar atenção à importância do respeito às vagas especiais, tanto nas ruas como em estabelecimentos privados", comentou.

Há dois anos, a Seacis mapeou os principais estacionamentos de Porto Alegre com a intenção de solicitar adequação àqueles que não estivessem adaptados às pessoas com mobilidade reduzida. "É preciso que os estabelecimentos privados cumpram a parte deles. É complicado fiscalizar ambiente privado", ponderou Cohen. Agora, a Seacis iniciou uma campanha de multa moral aos motoristas que não respeitarem as regras de estacionamento. "Quando um carro é flagrado estacionado onde não há permissão, vamos colocar um adesivo para chamar atenção", esclareceu. O adesivo afirma que estacionar em vaga especial é contra a lei e convidará o infrator a compensar o erro doando sangue. "Se ele preferir não doar, estará errando duas vezes."

Embora a questão das vagas esteja tendo sucesso, ainda há defeitos na acessibilidade na cidade. "Porto Alegre tem 243 anos, e esse assunto só vem sendo discutido há dois anos. Nesse período, implementamos 700 rebaixos (pequenas rampas que facilitam a mobilidade de cadeiras de rodas perto das faixas de segurança) nas ruas da Capital", destacou. Quanto às calçadas, as que ficam na frente de residências precisam ser cuidadas pelos próprios moradores. "As calçadas em frente a prédios públicos estão sendo adaptadas aos poucos. Seria ideal que tivéssemos recurso para resolver todos os problemas, mas não é possível", lamentou o secretário. No final do ano, outra blitz deve ser realizada.

COMENTÁRIOS
Nenhum comentário encontrado.

imprimir IMPRIMIR
TEXTOS RELACIONADOS
Proposta de R$ 330 mil vence licitação para construir 500 rampas em calçadas da Capital
Duas empresas apresentaram propostas financeiras na licitação para a execução de cerca de 500 rampas de acessibilidade, os chamados rebaixos em calçadas, em vias de Porto Alegre
Piso podotátil também será instalado para alertar deficientes visuais
Porto Alegre publica edital para construção de rampas
Modelo terá rampa traseira para o acesso de deficientes físicos
Táxis adaptados devem demorar para circular
Por causa da dificuldade de acesso, Bruna acompanha o noivo Jaime às aulas de doutorado
Alunos denunciam falta de inclusão na Ufrgs