Porto Alegre, sexta-feira, 14 de dezembro de 2018.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
23°C
null°C
null°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 3,8790 3,8810 0,72%
Turismo/SP 3,8600 4,0600 1,24%
Paralelo/SP 3,8700 4,0700 1,24%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
195719
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
195719
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
195719
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR

ARTIGO Notícia da edição impressa de 06/03/2015

Sobre altruísmo, solidariedade e egoísmo

Alice Schuch

Nas palestras em que aprofundo sobre a complexibilidade do universo feminino, reflito com o público sobre o altruísmo que envolve muitas profissionais, amigas, mães e esposas nas suas atividades diárias. Alerto que cuidar do próximo, mesmo que seja da família, antes de si mesmo, tem consequências que comprometem o projeto de vida pessoal e as relações sociais sadias.

Altruísmo é sinônimo de desinteresse e abnegação, o fim da conduta humana ao posicionar o amor pelo outro e o viver para os outros acima de si mesmo. Em dado momento, a prática altruísta expande da teoria e pede restituições. O chamado altruísmo feminino parece ser uma construção histórica que nos coloca como manipulados fantoches que devem demonstrar sempre bondade, amor, ternura, solicitude, maternidade complacente e ainda aceitar relações unilaterais. Forçar o organismo a ingerir física ou psicologicamente aquilo que a ele causa danos, às vezes irreparáveis, podem ser atitudes assim chamadas "altruístas" que, porém, somatizam em estresse, depressão e doenças diversas. Verdadeiros suicídios conscientes ou inconscientes.

Entendemos que, em qualquer tratativa, deve haver solidariedade, reciprocidade, jamais altruísmo. Solidariedade é bom, reforça as relações de responsabilidade e é diferente de altruísmo. A prática do altruísmo é um dos erros cometidos pelas mulheres em suas rotinas, e costuma estar relacionada com a condenação do egoísmo. Quando comento o assunto ao público, narro uma experiência própria que vivenciei no sítio serrano em que resido. Nele, há mata nativa, lagos, pássaros, ninhos na janela, paraíso. Decidi, há alguns anos, adquirir alguns animais para desfrutar comigo deste oasis: gansos, um cavalo e uma vaquinha Jersey. Olhando no entorno percebi plantas consideradas tóxicas no jardim e me preocupei com a possibilidade de causarem danos aos meus novos amigos. Passei então a observá-los. Pasmem! A natureza é de fato sábia. Eles não tocaram naquelas plantas que lhes causaria dano, ao invés devoraram hibiscos, rosas, dracenas, folhas tenras de palmeiras ornamentais, pêssegos e bananeiras (folhas e frutos). Fiquei encantada com esta lição de vida. A comparação deixa a mensagem de que os animais sabem discernir o que é bom daquilo que é veneno para a sua saúde. Nós, humanos, nem sempre. Amar o próprio projeto e amar a si mesmo.

Palestrante e escritora

COMENTÁRIOS
Nenhum comentário encontrado.

imprimir IMPRIMIR
TEXTOS RELACIONADOS
Acorda, Brasil
A maré da indignação nacional, por força de suas vertentes naturais, rompeu os diques da tolerância popular e se espraiou com a violência de um tufão
O Dia Mundial do Turismo no Rio Grande
Domingo, dia 27 de setembro, será comemorado o "Dia Mundial do Turismo no Rio Grande do Sul"
Dilma: pague a compensação da Lei Kandir
Aprovada em 1996, a lei federal isenta o ICMS de produtos e serviços para exportação
Fusões & Aquisições, oportunidade e risco
Quatro vezes um é igual a um! Essa é ainda a matemática feita pelo investidor estrangeiro em relação ao Brasil