Porto Alegre, sábado, 19 de setembro de 2020.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
22°C
26°C
15°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 5,5230 5,5250 1,61%
Turismo/SP 4,7300 5,8120 0,44%
Paralelo/SP 4,7400 5,6700 0%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
155310
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
155310
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
155310
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR

Religião Notícia da edição impressa de 03/02/2015

Festa de Navegantes mobiliza 300 mil pessoas em Porto Alegre

Somente a procissão pelas ruas da Capital reuniu 100 mil fiéis, que peregrinaram por um trajeto de 5,5 quilômetros

Isabella Sander

MARCELO G. RIBEIRO/JC
Celebração popular começou com uma procissão de 5,5 quilômetros
Celebração popular começou com uma procissão de 5,5 quilômetros

A mais tradicional celebração religiosa de Porto Alegre levou milhares de pessoas às ruas na manhã de ontem. Para comemorar o Dia de Nossa Senhora dos Navegantes (2 de fevereiro), a prefeitura de Porto Alegre, juntamente com a Irmandade de Nossa Senhora dos Navegantes, organizou diversas atividades para a Festa de Navegantes, que duraram o dia inteiro e reuniram 300 mil pessoas. Somente a procissão, que ocorreu entre 8h e 10h30min, atraiu mais de 100 mil fiéis, segundo a Brigada Militar. Os devotos da santa percorreram, sob sol intenso, um trajeto de 5,5 quilômetros, entre o Santuário Nossa Senhora do Rosário, na rua Vigário José Inácio, e a Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, na Praça dos Navegantes, no caminho de volta da imagem da santa para o lugar onde passa o ano inteiro.

Muitas das centenas de pessoas que participaram da procissão, percorreram o trajeto com os pés descalços, carregando grandes velas ou acompanhadas de crianças vestidas de anjos. Esses trajes e acessórios inusitados, contudo, já são conhecidos por quem frequenta anualmente o evento – eles identificam os devotos que estão pagando alguma promessa. Os primos Dener Valente, de 21 anos, e Paula Cabral, de 20, por exemplo, caminharam sem sapatos por todo o percurso, para agradecer à santa. “Um parente nosso estava mal no hospital e prometemos que, se ele melhorasse, viríamos à peregrinação descalços. Ele está muito melhor e agora estamos aqui”, relata o rapaz, contando que costuma ir todos os anos ao evento. “Essa é a única procissão de que participamos, pois somos devotos de Nossa Senhora dos Navegantes. Não sei muito bem de que maneira me tornei fiel dela, mas sempre acompanhamos as atividades da igreja que a homenageia e vamos às missas lá aos domingos”, afirma Valente.

A jovem Natasha Lopes, de 20 anos, levou seu filho Tailor, que fará um ano de idade neste mês, vestido de anjo. O cumprimento da promessa também era relativo à saúde. “O Tailor estava internado no Hospital Presidente Vargas e os médicos disseram que ele precisaria ficar lá durante um mês. Cuido dele sozinha e não poderia ficar um mês, pois trabalho. Então, fiz uma promessa de que se ele recebesse alta no dia seguinte, o traria vestido de anjinho”, explica. Foi o que aconteceu. No total, o bebê passou oito dias, e não 30, internado. O menino teve um abcesso que se tornou um furúnculo e precisou passar por uma cirurgia. Esse foi o primeiro ano que Natasha participou da procissão.

A menina Giovanna Vitória Emerich, de um ano e três meses, era outra das crianças que se tornaram anjos por um dia. Sua mãe, Sheila Garcia Emerich, de 25 anos, colocou a vestimenta no bebê para agradecer à Navegantes pela diminuição de um nódulo em sua mãe. “Ela tinha um nódulo no pulmão que estava aumentando gradualmente. Eu prometi que, se ele começasse a diminuir, eu viria com a Giovanna aqui, vestida de anjinha. Como diminuiu um pouco e parece estar melhorando, eu trouxe”, diz Sheila, que já havia participado do evento no ano passado.

Programação da 140ª edição incluiu missa com representante do Vaticano no Brasil

Em sua 140ª edição, a Festa de Navegantes contou com uma intensa programação, desde o início de janeiro. Foram missas, novenas, duas procissões, uma exposição fotográfica e apresentação de bandas católicas. Antes da caminhada de ontem, o arcebispo de Porto Alegre, dom Jaime Spengler, celebrou uma missa de despedida da imagem no Santuário de Nossa Senhora do Rosário. Ao final do cortejo, uma missa campal foi apresentada pelo núncio apostólico, dom Giovanni D’Aniello, que representa o Papa e o Vaticano no Brasil. A presença dele nas atividades é inédita. “Essa celebração é uma imensa manifestação religiosa, uma explosão de fé”, define.

Conforme o provedor emérito da Irmandade de Nossa Senhora dos Navegantes, André Vasques, o evento superou todas as expectativas de participação da população. “Porto Alegre e Região Metropolitana compareceram, aproveitando o passe livre dos ônibus”, ressalta.

A presença dos fiéis tem aumentado anualmente, de acordo com o provedor emérito. “O ano passado foi atípico, pois estava ocorrendo a greve dos rodoviários, mas tem crescido, provavelmente devido ao carinho dos porto-alegrenses pela santa. Além disso, o Papa Francisco é uma figura importantíssima neste momento, resgatando a espiritualidade das pessoas. Mandou seu representante à festa nos seus 140 anos, o que atrai muita gente”, pondera.

A participação do núncio apostólico, na visão de Vasques, representa unidade em relação à mensagem do Papa Francisco. “Uma vontade conjunta de um mundo melhor, com menos violência, mais igualitário. Tanto que o tema da festa foi ‘a alegria do evangelho’”, que é a grande mensagem do Papa.

COMENTÁRIOS
Nenhum comentário encontrado.

imprimir IMPRIMIR
TEXTOS RELACIONADOS
Trajeto foi da Catedral Metropolitana até a frente da Igreja Nossa Senhora da Conceição
Celebração de Corpus Christi leva fiéis às ruas de Porto Alegre
Símbolo dos direitos humanos, dom Helder é candidato a santo
A arquidiocese de Olinda e Recife vai instaurar o processo que visa canonizá-lo
Número de muçulmanos vai alcançar o de cristãos até 2050, diz estudo
A quantidade de ateus e não religiosos, por sua vez, deve diminuir em relação à população mundial
À frente do cortejo, uma imagem da santa foi conduzida até o Santuário de Navegantes
Procissão em homenagem à Nossa Senhora dos Navegantes reúne fiéis em Porto Alegre