Porto Alegre, sexta-feira, 14 de maio de 2021.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
19°C
15°C
7°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 5,5230 5,5250 1,61%
Turismo/SP 4,7300 5,8120 0,44%
Paralelo/SP 4,7400 5,6700 0%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
456602
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
456602
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
456602
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR

tecnologia Notícia da edição impressa de 26/01/2015

Alarme detecta crianças trancadas nos automóveis

Protótipo de equipamento foi criado por estudante da PUC-Campinas

Patricia Knebel

Os casos de crianças esquecidas dentro de carros que ocorreram nos últimos tempos no Brasil, alguns com desfecho trágico, estimularam Victor Angel Bocchi Castellaro, de 24 anos, a buscar uma aliada tecnológica para os pais. 

Ele criou um sistema de segurança que detecta e avisa o responsável pelo veículo que há uma criança dentro do carro. O estudo foi realizado como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na Faculdade de Engenharia Elétrica da PUC-Campinas, e defendido em maio de 2014.

São dois sensores. Um deles detecta se há algum adulto no banco da frente do veículo; o outro, identifica o cinto de segurança traseiro e interpreta que há uma criança – o jovem levou em consideração o Código Brasileiro de Trânsito, que determina que menores de 10 anos precisam ser levados no banco de traz e com cinto de segurança. 

Caso o adulto saia e feche os vidros, o dispositivo começa imediatamente a medir a temperatura interna do veículo – 38°C foi estabelecido pelo no sistema como nível máximo tolerável. Se o carro atingir essa temperatura, o sistema envia uma mensagem para o celular do responsável pelo veículo, avisando-o que há uma criança dentro do carro. Caso dentro de um minuto o adulto não responda ou não volte para o automóvel, as janelas do carro são abertas automaticamente.

Castellaro comenta que existem algumas soluções similares no mercado, mas que enviam as mensagens via Wi-Fi. “Preferi um sistema que comunica o motorista por SMS, o que é mais simples, pois não precisa usar a internet”, explica. O jovem desenvolveu um protótipo para apresentar na finalização do seu TCC, e usou o próprio motor que tem na janela do carro para fazer os testes. 

A expectativa agora é que alguma empresa se interesse pela ideia para que a transformação em um produto comercial se torne realidade. “Com o aumento de casos de crianças esquecidas em veículos, tenho sido procurado para falar deste projeto”, diz. 

O projeto de conclusão de curso foi premiado como um dos melhores trabalhos do ano de 2014 no curso de Engenharia Elétrica. O estudo teve orientação dos docentes André Luís Peternella e Frank Herman Behrens, e foi realizado entre anos de 2012 e 2014.

Bondmann tem pedido de patente verde deferido

A Bondmann Química, com sede em Canoas, recebeu o deferimento pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) da primeira patente verde do Rio Grande do Sul para setor químico, conferida ao Fluid B90, único lubrificante para usinagem livre de óleo – tanto mineral como sintético – do mercado. 

O produto já tinha rendido à empresa o Prêmio Nacional de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em maio do ano passado.

De acordo com a Bondmann Química, a solução criada garante à indústria um ganho de pelo menos 30% de produtividade, além de benefícios relacionados à saúde do trabalhador. O Fluid B90 não produz névoa, espuma ou fumaça tóxica. Como é biodegradável, o lubrificante ainda facilita o tratamento de efluentes.

A descoberta e o lançamento deste produto deu origem a Linha OFF (fluidos livres de óleo) e três novos produtos: Fluid S40, Fluid H40 e Fluid Y40. Os novos lubrificantes atendem a indústria de usinagem de metais não ferrosos, como o alumínio, o cobre e o latão, e a de metais, como o ferro fundido e o chumbaloy. 

Dois outros lançamentos marcaram o ano de 2014 da companhia: o Lubry, biossintético para usinagem de metais amarelos, e o Proteblack, destinado ao acabamento de peças ferrosas por oxidação negra a frio, por imersão.
Além de investir na ampliação do portfólio de produtos, a empresa também investiu nas suas unidades fabris, o que lhe permitiu aumentar em 30% sua capacidade de produção. Com isso, espera atender demanda, que deve crescer em 2015 em cerca de 20%, puxada, principalmente, pelos produtos da 
Linha OFF. 

“São nos momentos mais difíceis que as empresas e marcas precisam se destacar e criar oportunidades”, afirma o diretor comercial da Bondmann Química, William Bond.
COMENTÁRIOS
CHARLES KANITZ - 26/01/2015 - 14h33
Já existe um produto que foi lançado na feira Exposec em 2012, chamado lembrabebe. Site www.lembrabebe.com

imprimir IMPRIMIR
TEXTOS RELACIONADOS
Documentos foram assinados nesta quinta-feira por José Ivo Sartori
Rio Grande do Sul lança editais para parques e polos tecnológicos
Nanossatélite brasileiro entra em órbita e tem sinais captados no país
O artefato está em órbita a uma altitude de cerca de 400 quilômetros e funciona da forma prevista
Donos de aparelhos Apple já podem baixar sistema operacional iOS 9
A Apple liberou nesta quarta-feira (16) a nova versão do seu sistema operacional, o iOS 9, que já está disponível para os modelos mais recentes de iPhone, iPad e iPod Touch
Mark Zuckerberg anunciou que a empresa já está trabalhando na nova ferramenta
Facebook terá botão ‘não curti’, anuncia Mark Zuckerberg