Porto Alegre, domingo, 08 de dezembro de 2019.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
17°C
33°C
19°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 4,1440 4,1460 1,02%
Turismo/SP 4,1400 4,3900 0,85%
Paralelo/SP 4,1500 4,3800 0%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
137909
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
137909
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
137909
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR

RELIGIÃO Notícia da edição impressa de 08/01/2015

Festa de Navegantes terá representante do Papa

Dom Giovanni D’Aniello presidirá missa campal marcando a 140ª edição

Isabella Sander

FREDY VIEIRA/JC
Costa diz que novena sobre alegria do evangelho precederá festa
Costa diz que novena sobre alegria do evangelho precederá festa

A tradicional Festa de Nossa Senhora dos Navegantes de Porto Alegre terá uma edição especial neste ano, com direito à participação do representante do Papa Francisco no Brasil, dom Giovanni D’Aniello. O núncio apostólico presidirá a missa campal, às 10h30min do dia 2 de fevereiro, na Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, na Praça dos Navegantes, 12. A participação é inédita na Capital. Essa é uma das atrações que marcarão os 140 anos de realização do evento, que sempre celebra o Dia de Navegantes, 2 de fevereiro.

Além da presença do núncio apostólico, as atividades desenvolvidas incluem um documentário que retrata os 140 anos da festa. “Recontar a história dessa festividade significa recontar a história de Porto Alegre, pois elas se misturam desde o início, com a chegada dos colonizadores”, pondera André Cardoso Vasques, provedor da Irmandade de Nossa Senhora dos Navegantes, que organiza o evento. O material foi gravado em DVDs, que serão distribuídos em todas as escolas municipais da cidade.

Uma exposição fotográfica com imagens impressas em 60 painéis também está sendo exibida no ginásio Arthur Wickert, localizado atrás do Santuário de Navegantes. As fotografias, alusivas aos 140 anos da festa, estarão no local até o dia 2 de fevereiro. Depois, segundo Vasques, a mostra se transformará em um memorial.

O calendário de atrações terá início no dia 18, com uma missa no santuário e o translado da imagem de Nossa Senhora dos Navegantes em procissão até o Santuário Nossa Senhora do Rosário, na rua Vigário José Inácio, Centro da Capital. De 24 de janeiro a 2 de fevereiro, sempre às 20h, será celebrada uma novena, de tema “A alegria do Evangelho”. “Esse assunto foi escolhido por ser bastante atual, visto que foi trazido recentemente pelo Papa Francisco em um documento. Sempre buscamos essa atualidade, para que a palavra do Papa chegue de maneira mais intensa aos seus fiéis”, explica o padre Ricardo Mostardeiro Costa, capelão da irmandade.

No próprio dia 2 de fevereiro, as atividades terão começo às 7h, com a missa do arcebispo de Porto Alegre, dom Jaime Spengler. Ao final dela, será realizada a procissão de retorno da imagem do Centro ao bairro Navegantes. Às 10h30min, após a procissão, ocorre a missa campal, presidida por dom Giovanni D’Aniello. Durante a tarde, haverá apresentação de bandas católicas e será oportunizada a confissão dos católicos. A expectativa de público é de 180 mil pessoas pela manhã e 120 mil visitantes à tarde.

No ano passado, o evento ficou prejudicado em função da greve dos rodoviários na Capital, que paralisou o serviço de ônibus e lotações. Mesmo assim, 100 mil pessoas estiveram presentes na procissão. O trajeto foi modificado neste ano, retornando sua passagem pela avenida Farrapos, ao contrário do que se deu em 2014, quando a caminhada foi pela avenida Cristóvão Colombo. O motivo é a grande presença de pessoas idosas, que sentiram dificuldades para subir a ladeira que leva à via do bairro Floresta.

COMENTÁRIOS
Fatima - 18/01/2015 - 19h41
Sempre fui devota de nossa SENHORA Dos Navegantes, mas hoje confesso que senti vergonha do povo que acompanhava a procissão, vergonha em ver que os devotos não tem um mínimo de amor aos cães, como nosso querido PAPA FRANCISCO. Aqueles foguetes horríveis, coisa que nossa senhora jamais aprovaria pois não demonstram, não comprovam fé, apenas comprovam a maldade existente dentro do ser humano capaz de semelhante gesto, e o que mais me admira é o padre que acompanha a procissão não ter humildade

imprimir IMPRIMIR
TEXTOS RELACIONADOS
Trajeto foi da Catedral Metropolitana até a frente da Igreja Nossa Senhora da Conceição
Celebração de Corpus Christi leva fiéis às ruas de Porto Alegre
Símbolo dos direitos humanos, dom Helder é candidato a santo
A arquidiocese de Olinda e Recife vai instaurar o processo que visa canonizá-lo
Número de muçulmanos vai alcançar o de cristãos até 2050, diz estudo
A quantidade de ateus e não religiosos, por sua vez, deve diminuir em relação à população mundial
Celebração popular começou com uma procissão de 5,5 quilômetros
Festa de Navegantes mobiliza 300 mil pessoas em Porto Alegre