Porto Alegre, sexta-feira, 13 de dezembro de 2019.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
31°C
33°C
17°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 4,0920 4,0940 0,67%
Turismo/SP 4,0800 4,3220 0,13%
Paralelo/SP 4,0900 4,3100 0,23%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
191061
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
191061
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
191061
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR
Repórter Brasília Edgar Lisboa
edgarlisboa@jornaldocomercio.com.br

Repórter Brasília

Coluna publicada em 08/01/2015

Melhorar a autoestima

LUIZ CARLOS ERBES/DIVULGAÇÃO/JC
Mauro Pereira (PMDB)
Mauro Pereira (PMDB)

O peemedebista Giovani Feltes conseguiu uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2014. Como ele foi chamado para assumir a Secretaria de Fazenda do Estado, no lugar dele assumirá o atual vereador de Caxias do Sul Mauro Pereira (PMDB). Natural de Dracena, em São Paulo, Pereira entra na Câmara dos Deputados para defender o setor produtivo. Tanto a agricultura como a indústria serão temas que ele quer tratar no parlamento. O objetivo é simples: resgatar a economia gaúcha.

“O Rio Grande do Sul está com a autoestima baixa. Temos que recuperar essa autoestima. Quero ajudar a fazer o Estado voltar a ser o que sempre foi”, diz. Essa autoimagem gaúcha em baixa é fruto de uma dívida que se arrasta tem tempo. O Rio Grande do Sul é o Estado mais endividado do Brasil. A concorrência com outras unidades da federação e com os países vizinhos piora a situação econômica. Uma das estratégias é a discussão dos impostos. O Rio Grande do Sul é o estado com a maior alíquota de ICMS do Brasil. “Qualquer produto importado é mais barato que o produzido no Brasil e muito mais barato que o produzido no Rio Grande do Sul. Os tributos altos junto com as muitas leis desestimulam a produção. O empresário não tem ânimo. Dilma tem que escolher que País ela quer: o que importa ou o que produz.”

Otimismo apreensivo

Mauro Pereira tem esperança. Mas a esperança tem limite. “Sou muito otimista, mas estou apreensivo, há um clima muito negativo para 2015”. Ele cita o decreto da presidente Dilma Rousseff (PT) que mudou o cálculo de diversos benefícios trabalhistas. “Em caso de doença, a empresa tinha que arcar com 15 dias, agora tem que arcar com 30. Quem paga agora é o empresário”. Ele diz que “nunca votou no PT”, mas que as eleições acabaram. “O objetivo agora é ter um País forte e espero que Dilma acerte”.

Passível de erro

Na Câmara, o deputado Mauro Pereira pretende se aproximar da população e melhorar a imagem dos políticos. “A classe política está muito desgastada, e uma das minhas prioridades é valorizar o político. Como se faz isso? Trabalhando, fazendo o serviço bem-feito.” De acordo com ele, é dever da população cobrar do político. “Até porque somos pessoas comuns, passíveis de erros”, avalia o parlamentar caxiense.

COMENTÁRIOS
J. Ernesto - 08/01/2015 - 11h54
Nunca votei neste cidadão, mesmo sendo eleitor Caxiense! Porém, estamos muito bem representado com ele na Câmara. É um bom edil, precisamos de mais pessoas assim na política. Parabéns Mauro pela conquista da caga! Suceso e bom trabalho!!!

imprimir IMPRIMIR
COLUNAS ANTERIORES
Golpe e corrupção
A sessão desta quinta-feira na Câmara deverá ser marcada principalmente por duas palavras: golpista e corrupto
Depósitos judiciais
Está sendo discutido no Supremo Tribunal Federal (STF) o uso de depósitos judiciais para pagar despesas públicas
Estatuto do Desarmamento
A comissão especial que trata do projeto de lei que revoga o Estatuto do Desarmamento deve votar o relatório do deputado Laudívio Carvalho (PMDB-MG) hoje
Brasil chinês
A Câmara dos Deputados aprovou a urgência na tramitação do projeto de lei que regula a compra de terras brasileiras por estrangeiros