Porto Alegre, terça-feira, 07 de abril de 2020.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
19°C
23°C
14°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 5,2620 5,2640 1,18%
Turismo/SP 4,5200 5,3700 0,73%
Paralelo/SP 4,5300 5,2600 0,75%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
203452
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
203452
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
203452
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR

MOBILIDADE URBANA Notícia da edição impressa de 18/12/2014

Entrega do viaduto da Bento atrasará ainda mais

Conclusão da estrutura deverá ocorrer no final de janeiro de 2015, mas depende de impasse sobre terreno da Brigada

Jessica Gustafson

FREDY VIEIRA/JC
Via terá 540 metros de extensão, com seis faixas e corredor de ônibus
Via terá 540 metros de extensão, com seis faixas e corredor de ônibus

A última previsão dada pela Secretaria Municipal de Gestão de Porto Alegre para a finalização do viaduto da avenida Bento Gonçalves, no cruzamento com a Terceira Perimetral, era dezembro deste ano. A intervenção teve início em agosto de 2012 e, na época, integrava o conjunto de obras da Copa do Mundo. Atualmente, já foram executados 86% dos trabalhos, e a nova perspectiva é de que ela seja concluída no final de janeiro de 2015. As obras nas vias adjacentes continuarão, com conclusão prevista para março.

Um impasse, contudo, pode atrasar ainda mais a liberação do tráfego no local. Para acomodar o fluxo de veículos que saem do viaduto, será necessário ampliar a avenida Coronel Aparício Borges, adentrando um terreno de 80 metros quadrados do governo do Estado. A ampliação é fundamental para que seja criada uma faixa lateral à pista de descida no sentido Norte-Sul.

“Aquela área é da Brigada Militar. Desde o início da obra estamos negociando, mas ainda sem êxito. Além disso, precisaremos abrir uma via, também em propriedade estadual, para a criação de uma alça para quem vai em direção a Viamão. Se esses locais não forem liberados, o fluxo no viaduto não poderá ser permitido”, explica o coordenador técnico das obras de mobilidade urbana de Porto Alegre, engenheiro Rogério Baú. A construção já havia sofrido atrasos devido à necessidade de ocupação de uma área do Exército.

O prefeito José Fortunati considera a estrutura a principal obra de mobilidade urbana da Capital, pois a região é um dos maiores pontos de engarrafamento no trânsito da cidade. O viaduto, que liga as avenidas Doutor Salvador França e Aparício Borges, sobre a Bento Gonçalves, terá 540 metros de extensão, com seis faixas de tráfego, incorporando a estação de ônibus do corredor da Terceira Perimetral e, futuramente, também receberá linhas do BRT.

A obra está sendo realizada pelo Consórcio Nova Bento (Construtora Cidade Ltda. e Sultepa Comércio e Construções Ltda.), com custo de R$ 69,6 milhões. Na Terceira Perimetral também estão sendo executadas outras três obras (Dom Pedro com a Anita Garibaldi, Dom Pedro com a Cristóvão Colombo e Ceará com a Farrapos), todas elas com considerável atraso. O viaduto da Carlos Gomes com a Plínio Brasil Milano, que integrava o mesmo pacote de obras, ainda nem começou a ser construído.

O Jornal do Comércio tentou entrar em contato com o governo do Estado para saber sobre a negociação envolvendo a área da Brigada Militar. Contudo, após passar por diversas secretarias, não conseguiu contatar ninguém que soubesse informar por que pasta a questão está sendo tratada.

COMENTÁRIOS
Nenhum comentário encontrado.

imprimir IMPRIMIR
TEXTOS RELACIONADOS
Site permite avalia a segurança na travessia em 94 pontos da Capital
Site permite avaliar travessias para pedestres em Porto Alegre
Obras de mobilidade urbana de Porto Alegre evoluem em ritmo lento
Intervenção com andamento mais avançado é o viaduto entre as avenidas Aparício Borges e Bento Gonçalves
Obra deve eliminar o X da rodoviária e melhorar o fluxo na região
Viaduto da rodoviária pode ficar pronto para a Copa
Sistema de aluguel de bicicletas já conta com 100 mil usuários
BikePoa comemora 500 mil viagens na Capital