Porto Alegre, sexta-feira, 24 de maio de 2019.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
18°C
21°C
13°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 4,0150 4,0170 0,76%
Turismo/SP 3,9900 4,1900 0,47%
Paralelo/SP 4,0000 4,2000 0,47%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
449416
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
449416
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
449416
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR

Fórum Social Notícia da edição impressa de 19/01/2010

Comitê divulga programação oficial

Claudio Fachel/JC
Woyciechowski, Fortunati, Cruz e Janta detalharam as ações para a Capital
Woyciechowski, Fortunati, Cruz e Janta detalharam as ações para a Capital

O comitê local para organização do Fórum Social Mundial (FSM) 10 Anos Grande Porto Alegre divulgou ontem, em coletiva à imprensa, a programação do evento na cidade.

A Capital vai sediar o seminário internacional Dez Anos Depois: Desafios e Propostas Para Um Outro Mundo Possível, que acontecerá de 25 a 29 de janeiro, na Usina do Gasômetro, nos armazéns seis e sete do Cais do Porto e na Assembleia Legislativa.

Neste ano, as atividades do Fórum Social Mundial ocorrem de forma descentralizada em mais de 30 cidades do mundo. O Brasil inaugura as ações com o evento na Região Metropolitana de Porto Alegre. "Esse não é o Fórum Social Mundial, é uma das atividades que compõem a programação do FSM 2010", esclarece o presidente da CUT-RS e membro do escritório porto-alegrense para o seminário, Celso Woyciechowski.

O formato vem sendo adotado desde 2006 e antecede a realização da atividade de forma centralizada, que só irá ocorrer em Dakar, no Senegal, em 2011. Até 2005, o FSM teve suas atividades centralizadas em uma única cidade, anualmente. A primeira edição do Fórum Mundial aconteceu em 2001, em Porto Alegre, e continuou na Capital nos três anos seguintes. Em 2004, foi transferida para Mumbai, na Índia, retornando para o Rio Grande do Sul em 2005, quando reuniu cerca de 150 mil pessoas.

Neste ano, seis municípios da Região Metropolitana - Canoas, São Leopoldo, Sapucaia, Novo Hamburgo, Sapiranga e Gravataí - dividem as ações com a Capital. "Será um grande seminário de avaliação dos dez anos do Fórum", destaca Woyciechowski ao acrescentar que a dimensão será a de um "mini-Fórum".

A concretização do seminário e das mais de 400 oficinas que ocorrerão em Porto Alegre, além de outras 600 em toda a Região Metropolitana, foi conseguida pela articulação entre as prefeituras e instituições não governamentais envolvidas e que manifestaram a proposta durante o Fórum Social Mundial em Belém, no ano passado.

"No FSM de Belém, os prefeitos e as entidades que compõem a organização do Fórum no Estado referendaram o desejo de que pelo menos uma das edições do evento descentralizado se realizasse em Porto Alegre", lembrou o vice-prefeito José Fortunati, ao acrescentar que o comitê internacional do Fórum deu aval para as atividades na Grande Porto Alegre em maio do ano passado.

O representante da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (Abong) e membro do escritório porto-alegrense do FSM Mauri Cruz ressaltou que a agenda preparatória para o Fórum Social Mundial 10 Anos se inicia em Santa Maria, com o I Fórum Social de Economia Solidária, de 22 a 24 de janeiro. "Bagé também receberá o Fórum Mundial Outra Fronteira é Possível e Bento Gonçalves terá o I Fórum Social Mundial da Serra Gaúcha", diz.

COMENTÁRIOS
Nenhum comentário encontrado.

imprimir IMPRIMIR