Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Coluna

- Publicada em 26 de Setembro de 2014 às 00:00

Faxina no arroio


LETÍCIA SANTANA/PMPA/JC
Jornal do Comércio
De janeiro a agosto, a dragagem feita pelo Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) já retirou 10 mil toneladas de lodo, terra, areia, caliça e entulhos diversos, sem falar nas garrafas PET e outros descartes irregulares no Dilúvio. O trabalho do DEP vem sendo feito em outros arroios e córregos da Capital, totalizando 103,3 mil toneladas. Um superpetroleiro desloca essa tonelagem, para se ter uma ideia do volume.
De janeiro a agosto, a dragagem feita pelo Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) já retirou 10 mil toneladas de lodo, terra, areia, caliça e entulhos diversos, sem falar nas garrafas PET e outros descartes irregulares no Dilúvio. O trabalho do DEP vem sendo feito em outros arroios e córregos da Capital, totalizando 103,3 mil toneladas. Um superpetroleiro desloca essa tonelagem, para se ter uma ideia do volume.
Landell de Moura
O Gabinete de Inovação e Tecnologia da prefeitura da Capital promove, até domingo, a 3ª Semana Municipal Padre Landell de Moura. As atividades objetivam homenagear o inventor e cientista porto-alegrense pioneiro das telecomunicações. “Ele é como se fosse o Mark Zuckerberg, só que nascido há 150 anos”, destaca a secretária municipal Débora Pilla Villela, do Inovapoa.
Na vitrine
Chamou a atenção um dado divulgado na pesquisa realizada pela CDL-POA e Sindilojas Porto Alegre. Dos entrevistados, apenas 6% disse que se motiva a comprar presentes para o Dia das Crianças quando vê a decoração das lojas. Desafio para os vitrinistas.
Dança das cadeiras
Dos 36 vereadores de Porto Alegre, 16 concorrem a uma vaga na Assembleia ou Câmara Federal, o que pode promover, como acontece a cada eleição, a famosa dança das cadeiras. Fora da colenda desde a eleição passada, o veterano Adeli Sell, primeiro suplente do PT, pode voltar caso a vereadora Sofia Cavedon (PT) se eleja deputada estadual.
Pérolas parlamentares
Duas da Voz do Brasil, de quinta-feira da semana passada: na parte das atividades parlamentares, dois deputados em sequência fizeram discursos memoráveis. Um deles comentou, só agora, como foi bem-sucedida a Copa do Mundo; o parlamentar seguinte se solidarizou com jogadores de futebol que são vítimas de racismo em dias de jogo, dizendo que eles deviam se sentir “meio impotentes”.
Rastros de ódio
Cherchez la femme, dizem os franceses quando de investigação de um crime, procurem a mulher. No terrorismo, cherchez l’argent, procurem o dinheiro. Sem ele, não se compra nem dedal com pólvora molhada, o que dirá explosivos mais sofisticados como o C4, sem falar na complexa logística que cerca ações deste tipo. E aí o problema: o Estado Islâmico não tem deixado rastros.
Troféu sustentável
Com o objetivo de incentivar e reconhecer a produção jornalística com temas ligados ao meio ambiente, a primeira edição gaúcha do Prêmio José Lutzenberger de Jornalismo Ambiental contará com um troféu 100% sustentável. O responsável pela peça é o artista plástico Mauro Fuke, que produzirá na empresa especializada em reciclagem Suzuki Recicladora.
Propaganda irregular
As queixas de colocações de placas irregulares não se limitam à propaganda eleitoral. Por toda a cidade observam-se cartazes, bandeirolas, faixas nos postes, não raro pregadas nas árvores, vendendo alguma coisa ou serviço. Pela legislação vigente, isso é irregular. Ou deixou de ser?
O barato sai caro

FORD/DIVULGAÇÃO/JC
Esse recall da Ford trata do mesmo defeito que levou a GM a pagar indenizações bilionárias nos Estados Unidos. Um simples cilindro da chave que pode se desprender, desligando o motor e então travando direção. É quase inacreditável que esta peça, que deve custar uma merreca, não tenha sido devidamente testada antes. Não se tem notícia de que o Ford modelo T fabricado a partir de 1908 tenha sofrido desse mal.
Entidade em crise
É um fenômeno tipicamente brasileiro e, sobretudo, gaúcho. Quando alguma entidade associativa entra em crise, em vez de se unir para sair do buraco, todas as alas e correntes desta entidade lançam candidaturas ou chapas próprias. Resulta disso o óbvio: um buraco mais fundo ainda.
Finais
  • AGÊNCIA UP and GO, fundada pelos publicitários Carlos Abbud, Alessandro Souza e Carlos Maluf Abbud completa 10 anos de atividades.
  • PAULO Caleffi, empresário do setor de transporte rodoviário de cargas, fala para o IEE segunda-feira/19h30min.
  • ONCOLOGISTA Stephen Stefani, do Hospital Mãe de Deus, falará sobre novas drogas contra o câncer em Boston, EUA.
  • CONCERTO de bandas marciais será realizado domingo/16h/no Teatro Dante Barone da Assembleia.
  • Miúdas
    • VENTOS de renovação começam a sacudir a Associação Riograndense de Imprensa (ARI). A ideia é revitalizar e arejar a entidade.
    • CAMPANHA eleitoral 2014 tem pelo menos uma contradição: os candidatos falam mais dos outros do que de si.
    • PROMESSA de candidato é como o orçamento da República: peça de ficção.
    • IRONIA: o BC europeu vai envidar esforços para afastar os riscos de inflação “excessivamente baixa na região”.
    Conteúdo Publicitário
    Leia também
    Comentários CORRIGIR TEXTO