Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Coluna

- Publicada em 16 de Julho de 2014 às 00:00

A Esquina do Rio Grande


LISIANE SEVERO/DIVULGAÇÃO/JC
Jornal do Comércio
Entra eleição e sai eleição e a Esquina Democrática ainda é o palco político por excelência. De certa forma, é a Esquina do Rio Grande. Por volta do meio-dia de ontem, a coligação “Esperança que une o Rio Grande” (PP, PSDB, PRB e Solidariedade) promoveu um “adesivaço” na área. A candidata ao Senado Simone Leite (PP) ouviu atentamente o que um popular tinha a dizer.
Entra eleição e sai eleição e a Esquina Democrática ainda é o palco político por excelência. De certa forma, é a Esquina do Rio Grande. Por volta do meio-dia de ontem, a coligação “Esperança que une o Rio Grande” (PP, PSDB, PRB e Solidariedade) promoveu um “adesivaço” na área. A candidata ao Senado Simone Leite (PP) ouviu atentamente o que um popular tinha a dizer.
2014, Parte III
Começa a terceira parte de 2014. A primeira foi até a Copa, a segunda durante e agora começa o ano eleitoral. E já começa com gazeta na Câmara dos Deputados, que vai entrar em recesso branco. Ocorre que suas excelências fizeram recesso branco nos feriadões pré-Copa, outro durante e agora vem mais esse, que vai emendar com a campanha eleitoral. Que país, seu! Quando não tem recesso tem recessão.
A visita do embaixador
A Câmara Brasil-Alemanha no Rio Grande do Sul recebe amanhã o embaixador da Alemanha no Brasil, Wilfried Grolig, que fará a palestra durante a reunião-almoço da entidade, no Plaza São Rafael. O diplomata une-se às comemorações dos 190 anos da imigração alemã. Não vale flauta, embaixador.
O perigo maior
Leves traços de estagflação na economia brasileira. É o pior dos mundos, inflação com recessão. Nos anos de inflação alta era o pesadelo dos economistas do governo. Quanto à inflação, não adianta a área econômica do governo dizer que está em baixa, que vai baixar ou que está baixando, que foi culpa do tomate ou do pepino. Ouvimos essa conversa há anos e o fato é que estamos onde estamos, acima do teto da meta.
O negócio do momento I
É blindar carros. SUVs, automóveis, picapes, todos querem trafegar sem medo de ser atingido por um tiro. As oficinas especializadas em Porto Alegre não correm risco de ter capacidade ociosa. Levantamento realizado pela Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin) revela que o número de carros blindados no País bateu recorde pelo quarto ano consecutivo.
O negócio do momento II
Em 2013, foram 10.156 veículos, 21,13% maior que em 2012, quando 8.384 carros foram blindados. Em 2011 e em 2010 foram blindados, respectivamente, 8.106 e 7.332 carros. A pesquisa contou com a participação de 31 blindadoras associadas à entidade e que representam 70% da produção total de veículos blindados no Brasil. Um em cada 100 carros é roubado no País.
Quase na mosca
Nota de ontem sobre a previsão de goleada no jogo com a Alemanha teve um erro de interpretação. Na realidade, quem previu a goleada foi o leitor Carlos Cristiano Nunes, que cravou 8 a 0, depois recalculado para 7 a 0. Nunes não chutou o escore. Baseou-se em uma série de equações para análise e tomada de decisão, utilizando algoritmos de Teria dos Jogos, sistema chamado de PMC (Programmable Mathematical Controller).
De Copa e cozinha
Um almoço de confraternização no piquete da Caixa Econômica Federal (CEF) no Acampamento Farroupilha marcou a comemoração pelo sucesso da Copa do Mundo em Porto Alegre. O prefeito José Fortunati (PDT) fez questão de destacar o empenho da Caixa, e o superintendente da CEF no Estado, Ruben Danilo Pickrodt, fez o mesmo com relação ao prefeito e seu secretariado. Se houve ruído de comunicação no início, o ágape zerou tudo.
Por falar em Fortunati...
...o prefeito nomeou o experiente jornalista Carlos Bastos (PDT), respeitado dentro e fora da mídia, para chefiar a Comunicação da prefeitura. Ele assume no início de agosto. Bastos já chefiou a mesma área na Assembleia, entre outros tantos cargos.
Lei das Antenas
Parte dos vereadores da Capital não quer se chocar com os ambientalistas na questão da Lei das Antenas. Alguns são cristãos novos na argumentação eletromagnética. Lembra a letra de samba do compositor Carvalhinho (1913-1970), cujo título era “Há sinceridade nisso?”.
Finais
  • TRIBUNAL de Justiça RS é finalista do XII Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça.
  • HENRIQUE Tecchio, presidente do Sindmóveis Bento Gonçalves, representará o polo moveleiro na diretoria da Fiergs.
  • Miúdas
    • DECIDIDAMENTE voltamos ao normal. O trânsito no bairro Moinhos de Vento era uma tranqueira ontem de manhã.
    • COPA injetou R$ 4,4 bilhões na economia do Rio de Janeiro e, por tabela, melhorou sua imagem mundial.
    • PSICÓLOGA afirmou que a seleção sofreu pressão demais. Houve tempo em que isso era considerado do jogo.
    • REPÓRTER Jefferson Klein, do JC, recebe hoje o prêmio Setcergs categoria Jornal/Revista por reportagem sobre Estrada do Inferno.
    Conteúdo Publicitário
    Leia também
    Comentários CORRIGIR TEXTO