Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COPA 2014

- Publicada em 04 de Julho de 2014 às 00:00

Scolari muda a equipe para seguir na disputa


VANDERLEI ALMEIDA/AFP/JC
Jornal do Comércio
Sem chegar a uma semifinal de Copa há 12 anos e pressionado pelo mau desempenho contra o Chile nas oitavas de final. Assim o Brasil chega às quartas de final contra a Colômbia, nesta sexta-feira, às 17h, no Castelão.
Sem chegar a uma semifinal de Copa há 12 anos e pressionado pelo mau desempenho contra o Chile nas oitavas de final. Assim o Brasil chega às quartas de final contra a Colômbia, nesta sexta-feira, às 17h, no Castelão.
O Brasil volta a Fortaleza, mesmo palco do empate sem gols contra o México na segunda rodada da fase de grupos do Mundial. A seleção precisa jogar bem para apagar a má impressão deixada contra o Chile, no Mineirão, quando saiu na frente por 1 a 0, sofreu o empate, levou uma bola no travessão no fim da prorrogação e só conseguiu avançar nos pênaltis.
Se dependesse apenas de retrospecto, o Brasil seria amplamente favorito contra a Colômbia. Em 25 confrontos entre as duas seleções, os brasileiros venceram 15 vezes, empataram oito e só perderam duas. E a Colômbia chega pela primeira vez em sua história às quartas de final de uma Copa.
Porém, a campanha colombiana neste Mundial é impecável. Mesmo sem o astro Falcao García, cortado às vésperas do torneio, o time treinado pelo argentino José Pékerman tem 100% de aproveitamento – a última vitória foi sobre o Uruguai, por 2 a 0 – e ainda conta com James Rodríguez, artilheiro do torneio com cinco gols.
Para parar a Colômbia e chegar às semifinais, o técnico Luiz Felipe Scolari testou mudanças na seleção. Uma delas é obrigatória – sem o volante Luiz Gustavo, suspenso, Felipão deverá recuar Fernandinho e escalar novamente Paulinho entre os titulares.
Outra opção do brasileiro é sacar o centroavante Fred para a entrada do zagueiro Henrique improvisado na cabeça de área, reforçando o meio-campo brasileiro. A hipótese é remota, mas tornaria Neymar o único atacante da equipe. Há ainda a possibilidade de Daniel Alves dar lugar a Maicon na lateral direita.
Os 23 jogadores brasileiros foram a campo, nesta quinta-feira, para treinamento na véspera do jogo com a Colômbia. Neymar, que faz tratamento após as pancadas na coxa esquerda e no joelho direito; David Luiz, recuperado de uma contratura nas costas; Luiz Gustavo, que tinha dores no joelho; e Oscar, com uma inflamação na perna, apareceram normalmente no gramado do estádio Presidente Vargas.
Somente os primeiros 15 minutos foram abertos aos jornalistas, que depois foram retirados por funcionários da Fifa. Nesse período, os jogadores realizaram um bobinho no meio de campo para aquecimento. Em seguida, um trabalho tático.

Felipão afirma que o time do Brasil continua com uma mão na taça

Na véspera do confronto com os colombianos, o técnico Luiz Felipe Scolari adotou um discurso otimista antes de decidir a classificação às semifinais do Mundial. Ao ser questionado se o time permanecia com uma mão na taça, como declarara o coordenador técnico Carlos Alberto Parreira no início do período de preparação, Felipão foi direto. “Continua. Os jogadores continuam com o mesmo discurso. O Parreira foi muito feliz naquelas declarações e segue tudo igual. Estamos no quinto passo. São sete”, relembrou o treinador, referindo-se ao quinto jogo do Mundial.
Até agora, a seleção ainda não empolgou no torneio – coleciona duas vitórias e dois empates. “Conversei com o Paulinho, e ele me garantiu que não tem problema nenhum com pressão. Eles estão acostumados”, acrescentou.
Felipão não escondeu o descontentamento quando foi questionado sobre um encontro com seis jornalistas no início desta semana, dois dias depois da classificação contra os chilenos. “Não tenho como descer para conversar com todo mundo. Tem alguns que são mais meus amigos, gosto mais, e vou fazer isso, como fiz em 2002 no Japão, sentava com sete, oito ou dez e conversava. Não pode existir ciúme de homem, pelo amor de Deus, é brabo”, disse o técnico da seleção. “Sempre fiz isso. Eu vou fazer as coisas do meu jeito. Não gostou? Vai para o inferno”, disparou.
Brasil x Colômbia
Julio Cesar; Daniel Alves (Maicon), Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Fernandinho e Paulinho; Oscar, Hulk e Neymar; Fred (Henrique).
Técnico: Luiz Felipe Scolari.
Ospina; Zúñiga, Zapata, Yepes e Armero; Aguilar, Sánchez, Cuadrado e James Rodríguez; Gutiérrez (Bacca) e Jackson Martínez (Ibarbo).
Técnico: José Pékerman.
Árbitro: Carlos Velasco (Espanha).
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO