Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

COPA 2014

- Publicada em 03 de Julho de 2014 às 00:00

Caminho do Gol se torna definitivo na Capital, diz Fortunati


ANTONIO PAZ/JC
Jornal do Comércio
O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, apresentou ontem um balanço sobre a Capital como uma das cidades-sede da Copa do Mundo. A participação porto-alegrense no evento foi finalizada na segunda-feira, com a vitória da Alemanha sobre a Argélia. Um dos grandes legados apontados pelo governante foi a conscientização pública quanto ao interesse da população em participar de atividades ao ar livre.
O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, apresentou ontem um balanço sobre a Capital como uma das cidades-sede da Copa do Mundo. A participação porto-alegrense no evento foi finalizada na segunda-feira, com a vitória da Alemanha sobre a Argélia. Um dos grandes legados apontados pelo governante foi a conscientização pública quanto ao interesse da população em participar de atividades ao ar livre.
A constatação ocorreu devido ao sucesso do Caminho do Gol, da Fan Fest e do Acampamento Farroupilha. O Caminho do Gol, por exemplo, deve ser mantido pela prefeitura em grandes jogos da dupla Grenal. Segundo Fortunati, a realização do evento já está sendo discutida pelo presidente do Internacional, Giovanni Luigi, sendo iniciada nos entornos do estádio Beira-Rio. Também é analisada a possibilidade de criação de uma área em direção à Arena do Grêmio, depois da duplicação da avenida Voluntários da Pátria. “Há um aprendizado muito grande nisso, pois mostrou que as pessoas, antes de chegarem ao estádio, podem desfrutar da companhia até de torcedores do time rival, se integrando e preparando um espírito mais adequado para o próprio jogo”, afirma o prefeito.
Mesmo em dias de chuva e frio, a Fan Fest teve (e tem) boa presença de público, conforme Fortunati. “Isso demonstra que a população de Porto Alegre quer atrações ao ar livre. Já temos inúmeras atividades culturais em espaços fechados. O que faremos, agora, é propiciar espetáculos e, especialmente, segurança também na rua”, anuncia. Quanto ao policiamento durante as partidas, elogiado pelos porto-alegrenses, ele revelou que tem cobrado do governo do Estado a reposição de dois mil policiais da Brigada Militar. O diálogo sobre o assunto tem acontecido de forma permanente entre o prefeito e o governador Tarso Genro, a fim de repor gradualmente o número.

Mais de 150 mil turistas vieram para Porto Alegre

Conforme o balanço apresentado pela prefeitura, os jogos no Beira-Rio receberam mais de 40 mil pessoas por partida. Já a Fan Fest, até o dia 1 de julho, havia atraído mais de 320 mil torcedores. A maior circulação de público foi no dia 22 de julho, quando a Coreia do Sul e a Argélia se enfrentaram. Na ocasião, 46 mil passaram pelo evento, no Anfiteatro Pôr-do-Sol. O Acampamento Farroupilha reuniu, até a data, cerca de 100 mil visitantes.
Entre as atrações culturais, foram mais de 300 espalhadas pela cidade. Ações de grafitagem também foram feitas por 143 artistas urbanos, ao longo de quatro mil metros quadrados de superfície. Em relação ao turismo, Porto Alegre recebeu, de acordo com dados dos consulados, mais de 150 mil turistas de 74 países.
Na área da saúde, 274 atendimentos foram realizados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) montada na Fan Fest. No Caminho do Gol foram 600, principalmente por excesso de consumo de bebida alcoólica, e 192 no Posto de Saúde Modelo. Ao todo, ocorreram 34 remoções pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Mil funcionários da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) foram destacados para trabalhar em função da Copa. Nos dias de partidas em Porto Alegre, o tempo médio de escoamento das pessoas que utilizaram o transporte público foi de 35 a 40 minutos. Para o monitoramento das ruas, havia 840 câmeras, mostradas no Centro Integrado de Comando (Ceic).
Para cuidar da sujeira produzida pelo evento, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) ampliou de 60 para 100 o número de garis trabalhando nas áreas prioritárias de concentração nos dias de partida na Capital, atuando 24 horas. Foi registrado incremento de 800 toneladas de resíduos no período do evento.
Sobre o legado pós-Copa, o prefeito destacou que R$ 888 milhões foram captados para 14 grandes obras estruturais. Entre elas, está a melhoria da mobilidade urbana nos entornos do Beira-Rio, com a construção do viaduto Pinheiro Borda, a duplicação da avenida Edvaldo Pereira Paiva e a implantação do corredor de ônibus da avenida Padre Cacique. Também ocorreu a criação de um viaduto na avenida Júlio de Castilhos, a revitalização de praças e parques, do Anfiteatro Pôr-do-Sol e a construção de um corredor de ônibus para uma linha entre o aeroporto Salgado Filho e os principais hotéis. Uma avaliação global sobre pontos fortes e fracos da Copa do Mundo da Capital deve ser feita pela prefeitura após a finalização do evento no Brasil.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO