Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Copa 2014

- Publicada em 30 de Junho de 2014 às 00:00

Classificação sofrida do Brasil pode provocar mudanças


ODD ANDERSEN/AFP/JC
Jornal do Comércio
Com dois pênaltis defendidos por Julio Cesar, a seleção brasileira venceu o Chile por 3 a 2, após empate no tempo normal e na prorrogação em 1 a 1, no sábado, no Mineirão, pelas oitavas de final da Copa do Mundo. Os jogadores, que receberam folga no domingo, se reapresentam na manhã de hoje, em Teresópolis, sabendo que o time precisa melhorar, e muito, para seguir adiante no Mundial. 

Com dois pênaltis defendidos por Julio Cesar, a seleção brasileira venceu o Chile por 3 a 2, após empate no tempo normal e na prorrogação em 1 a 1, no sábado, no Mineirão, pelas oitavas de final da Copa do Mundo. Os jogadores, que receberam folga no domingo, se reapresentam na manhã de hoje, em Teresópolis, sabendo que o time precisa melhorar, e muito, para seguir adiante no Mundial. 

A classificação sofrida conquistada na última cobrança de pênalti serve como um alerta para o fraco desempenho com a bola rolando. O técnico Luiz Felipe Scolari terá toda a semana para corrigir algumas falhas e repensar a equipe, já que não poderá contar com o volante Luiz Gustavo, suspenso pelo segundo cartão amarelo.  

No sábado, em Fortaleza, as duas seleções entraram em campo marcando a saída de bola e apostando nos lançamentos longos. Assim, não conseguiam criar muitas jogadas perigosas. Aos 12 minutos, o time reclamou de um pênalti não marcado pelo árbitro inglês Howard Webb em cima do atacante Hulk. 

Com o passar do tempo, a equipe de Felipão foi se acertando em campo e conseguiu abrir o placar. Aos 18, após cobrança de escanteio de Neymar, Thiago Silva desviou, David Luiz disputou com o chileno Jara e a bola entrou. 

O Chile não se abateu com o gol tomado e conseguiu o empate em uma falha brasileira. Melhor em campo, Hulk errou o passe e Vargas aproveitou para rolar em direção a Alexis Sánchez, que finalizou cruzado e deixou tudo igual, aos 31. 

Na etapa complementar, a seleção brasileira tentou tomar a iniciativa, enquanto o Chile marcava forte e tentava explorar o contra-ataque. Aos 9, após lançamento para a área, Hulk dominou e mandou para a rede. No entanto, o juiz alegou que o brasileiro dominou a bola com a mão. 

Aos poucos, os chilenos passaram a controlar o jogo. Com o Brasil recuado, o Chile criou uma excelente oportunidade aos 18 minutos, quando Aránguiz completou uma jogada pela direita e exigiu excelente defesa de Julio Cesar. Era o prenúncio de uma tarde iluminada.

O Brasil procurou mais o jogo na etapa inicial da prorrogação, enquanto o Chile demonstrava cansaço e não conseguia repetir a mesma atuação do segundo tempo. A melhor chance foi chilena, aos 14 minutos da etapa complementar, quando Pinilla acertou o travessão do goleiro brasileiro. Mas o sofrimento dos pênaltis foi o destino de mais de 200 milhões espalhados pelo País.

Nas cobranças, brilhou a estrela de Julio Cesar. Marcado pela derrota para a Holanda na Copa da África do Sul, o camisa 12 se redimiu e garantiu a passagem do Brasil às quartas. O jogo foi definido somente no último pênalti, quando o chileno Jara chutou na trave. Pelo Brasil, marcaram David Luiz, Marcelo e Neymar. William e Hulk não converteram. Julio Cesar pegou o primeiro pênalti, do atacante Pinilla, e o segundo, de Alexis Sánchez.

“Quatro anos atrás, dei uma entrevista, muito triste (em alusão à falha que resultou no gol da Holanda, que eliminou o Brasil do Mundial da África do Sul). Estou repetindo isso, mas, desta vez, com felicidade. Só Deus e a minha família sabem o que eu passei. O meu grande sonho é dar outra entrevista, com o Brasil todo em festa”, disse o jogador logo após a partida. 

Sem Luiz Gustavo, Brasil tem outros seis atletas pendurados

A seleção brasileira terá que se preocupar também com os jogadores pendurados em sua caminhada na competição. Depois de passar pelo Chile, o time de Felipão tem seis atletas com um cartão amarelo, além de Luiz Gustavo, que vai cumprir suspensão nas quartas de final. 

Os pendurados são Thiago Silva, Neymar e Ramires, que já tinham cartão antes do jogo de sábado, e Daniel Alves, Hulk, e Jô, que foram advertidos no duelo contra os chilenos. Os cartões amarelos serão zerados somente na fase semifinal. “Não estava pensando nisso. Poderia ser o último jogo. Valia tudo. Infelizmente tomei o cartão. Quem entrar vai jogar da mesma forma. Temos um grupo maravilhoso”, disse Luiz Gustavo.

Felipão pode recuar Fernandinho para a posição de primeiro volante e escalar Ramires ou Paulinho. O treinador ainda pode improvisar o zagueiro Henrique no meio-campo. 

Leia mais:

Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO