Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Copa 2014

- Publicada em 30 de Junho de 2014 às 00:00

Na despedida da Capital, favoritos encaram surpresa


PATRIK STOLLARZ/AFP/JC
Jornal do Comércio
De um lado, uma das grandes candidatas ao título. Do outro, uma das surpresas da competição.

De um lado, uma das grandes candidatas ao título. Do outro, uma das surpresas da competição.

Quando do sorteio das chaves da Copa do Mundo, as projeções apontavam que a Alemanha fatalmente passaria por Porto Alegre nas oitavas de final, já que entrava como favorita para terminar em primeiro do Grupo G. Isso se confirmou sem grandes problemas. O que poucos (ou ninguém) esperavam era que a Argélia, segunda colocada do H, estaria no seu caminho e deixaria, por exemplo, a Rússia de fora. Agora, o confronto está formado. A partir das 17h, se saberá quem seguirá em frente nesta que será a última partida realizada no Beira-Rio.

Entre os alemães, o duelo, mesmo contra um adversário de pouca expressão, é encarado com total seriedade. Não é nem permitido que se fale em um eventual encontro europeu nas quartas de final. “Não estamos pensando na França (que pega a Nigéria). Quem acredita que pode subestimar qualquer adversário está errado. Temos que encontrar uma solução para amanhã (hoje). Importante é pensar passo a passo, e o time está ansioso para entrar e lutar com muita energia”, destacou o técnico Joachim Löw.

Ele garantiu que não ficou totalmente surpreso em enfrentar o representante africano. “Tínhamos conhecimento sobre os seus talentos, seu poder de luta, com uma defesa compacta e jogadores excelentes no ataque”, completou.

Os argelinos já são “velhos conhecidos” dos gaúchos. Há uma semana, também no estádio Beira-Rio, venceram a Coreia do Sul por 4 a 2 e começaram ali a ascensão que os levou à inédita classificação. E, claro, contam com o apoio da torcida local para tentar seguir em frente. “Quando você tem os torcedores brasileiros aplaudindo, é algo que dá muito orgulho. Faremos o possível para ganhar esse jogo e acho que o futebol que vamos jogar vai ser muito apreciado”, salientou o treinador Vahid Halilhodzic.

Alemanha x Argélia
Neuer; Höwedes, Mertesacker, Hummels e Boateng; Khedira (Schweinsteiger), Lahm, Kroos, Özil e Götze; Thomas Müller. 
Técnico: Joachim Löw.
Mbolhi; Mandi, Bouguerra, Halliche e Mesbah; Medjani, Brahimi e Bentaleb; Djabou, Feghouli e Slimani. 
Técnico: Vahid Halilhodzic.
Árbitro: Sandro Meira Ricci (Brasil)

Um gol que entraria na história

Em seu último dia de Copa do Mundo, o Beira-Rio pode entrar definitivamente para a história da competição. Basta um gol, desde que seja marcado por Miroslav Klose, atualmente reserva da Alemanha.
Caso isso aconteça, o centroavante de 36 anos se tornará, de forma isolada, o maior artilheiro de todos os tempos de Mundiais. Com 15 gols (sendo um em 2014, sua quarta participação seguida no torneio), ele divide, no momento, a posição com Ronaldo Fenômeno.

Lahm fala em ter o controle da partida

A intenção dos alemães é clara. Para evitar surpresas, querem ter, desde o início, o controle da partida. Falam, assim, em praticar um jogo “agressivo”, intenso.
“Nós não queremos ter os problemas que outros grandes tiveram, com prorrogação e depois os pênaltis. Sabemos o que encontraremos pela frente e que não será fácil. Os chamados países pequenos já mostraram do que são capazes. Eles vão querer mostrar que merecem estar onde chegaram”, destacou o capitão Philipp Lahm.
Em sua entrevista coletiva, o técnico da Alemanha, Joachim Löw, confirmou que ainda não tinha certeza sobre qual time mandará a campo no jogo de hoje. A principal dúvida está no meio-campo, entre Khedira e Schweinsteiger. A questão física é que determinará a escolha. “Precisamos de pessoas entrando descansadas e ambos são de grande importância para a seleção. São líderes”, disse o comandante.

Argelinos não abrem mão da ambição da vitória

O técnico da Argélia, Vahid Halilhodzic, tem a consciência de que seu time precisa ser “excepcional” para continuar na Copa do Mundo. Porém, mesmo que reconheça o favoritismo alemão, ele não abre mão de ir em busca da classificação e cita a evolução do futebol apresentado por sua equipe como um fator importante.
“Não temos nada a perder e somos ambiciosos. Aquilo que estamos vivenciando agora é maravilhoso e queremos continuar. Conversei com os atletas para tirar a sensação de inferioridade, de que somos zebras. Precisamos pensar nesse jogo como sendo o mais importante da nossa campanha”, afirmou o treinador.
Assim, a ideia é justamente manter as características apresentadas até o momento. “Para nós, uma coisa é clara: Vamos jogar o nosso jogo”, acrescentou o zagueiro Halliche. O último treino dos africanos foi realizado na Arena do Grêmio.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO