Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

TECNOLOGIA

- Publicada em 04 de Junho de 2014 às 00:00

SAP foca na simplicidade da oferta aos processos


SAP/DIVULGAÇÃO/JC
Jornal do Comércio
Boa parte do mercado fornecedor de Tecnologia da Informação (TI) já percebeu que a palavra-chave para conquistar os clientes é simplicidade. Alguns já fazem, muitos tentam. A gigante de software SAP não esconde que essa é a meta a ser perseguida, e está se movimentando. Isso inclui repensar todo o negócio.
Boa parte do mercado fornecedor de Tecnologia da Informação (TI) já percebeu que a palavra-chave para conquistar os clientes é simplicidade. Alguns já fazem, muitos tentam. A gigante de software SAP não esconde que essa é a meta a ser perseguida, e está se movimentando. Isso inclui repensar todo o negócio.
Run Simple é quase um mantra dentro da companhia e tópico constante em todas as reuniões do time de executivos. O tema não chega a ser novidade, mas com a integração de diversas operações compradas recentemente — como da Success Factors e Ariba — a SAP conseguiu ter dentro de casa todas as ofertas e soluções que contribuem para essa proposta. E agora pretende consolidar a imagem de player focado em ajudar os clientes a simplificarem os seus processos. “O nosso desafio é fazer projetos sofisticados, mas de forma simples. Queremos melhorar dramaticamente as experiências dos nossos clientes”, afirmou o CEO e membro executivo do board da SAP, Bill McDermott, na abertura do Sapphire 2014. O evento acontece até a próxima sexta-feira, na cidade de Orlando (EUA).
Uma das soluções da empresa aliada dessa estratégia é o SAP Fiori, uma espécie de coleção de aplicações que oferece uma experiência de mais fácil assimilação para funções frequentemente usadas em software da SAP. Os aplicativos funcionam em diferentes dispositivos e abrangem, entre outras, as funções de negócios mais usadas, como aprovações de fluxos dos processos, consultas de informação e tarefas de autosserviço.
A solução foi lançada em 2013 e ontem McDermott anunciou que a oferta passará a fazer parte do ERP da SAP. Com isso, as empresas não precisarão pagar a mais para ter essa solução. Para os clientes existentes, a SAP fornecerá um crédito de software resgatáveis contra as vendas de software futuras.
Duas tendências do mercado estão intrinsicamente ligadas a esse posicionamento da multinacional na direção da simplicidade da oferta aos clientes: cloud computing e Big Data — por meio da sua solução Hana. “Estamos caminhando para nos tornarmos uma empresa de cloud. Fizemos uma escolha de mudar completamente a nossa operação e é nisso que estamos trabalhando”, assegura McDermott. A nuvem simplifica, por exemplo, à medida que as empresas não precisam mais comprar infraestrutura e ter tantas pessoas que conheçam a solução. Já Hana entra em cena diante do desafio de estruturar milhares de dados disponíveis atualmente e transformá-los em informações relevantes para os negócios.
Para que essa proposta chegue de forma uniforme a todo mercado, a SAP está atualizando toda a metodologia de trabalho com parceiros. Na América Latina, esse trabalho começou pelo Brasil e está expandindo para os demais países da região.
A expectativa com isso é que todos tenham os mesmos processos, plano de trabalho com formato similar e revisão periódica dos resultados. “É uma ação importante porque muitos parceiros atuam em diversos países e agora terão um método único. Estamos simplificando os processos e aumentando a velocidade dos negócios”, relata a vice-presidente de parcerias globais da SAP, responsável pela América Latina, Sandra Vaz.
A meta da multinacional é levar esse conceito para todas as empresas, inclusive as de menor porte. “Cloud simplifica na medida em que transforma tecnologia em serviço, e isso nos permite chegar a qualquer perfil de operação”, conclui Sandra.
Estratégica para a companhia, essa tecnologia está sendo pensada diariamente também pela área de inovação da companhia. “Acreditamos que cloud é o caminho para entregar coisas. O desafio de inovar é reconhecer e oferecer diferentes soluções, de acordo com o perfil de cada indústria que atendemos”, comenta o vice-presidente da divisão de plataforma e soluções da SAP América Latina, Haroldo Level.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO