Porto Alegre, sexta-feira, 14 de maio de 2021.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
19°C
15°C
7°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 5,5230 5,5250 1,61%
Turismo/SP 4,7300 5,8120 0,44%
Paralelo/SP 4,7400 5,6700 0%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
110590
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
110590
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
110590
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR
Observador Affonso Ritter
[email protected]

Observador

Coluna publicada em 13/05/2014

Leis multando no lixo

Muitas cidades de vários estados estão imitando, como Porto Alegre, o Rio de Janeiro na criação de leis, autorizando multar cidadãos sujos ou descuidados jogando lixo na rua. Uma consulta simples no Google relaciona dezenas de nomes. Uma das mais recentes é Manaus, mas elas já existem ou tramitam nas Câmaras de Vereadores de Santo André, Santos, Guarulhos e São Vicente, de São Paulo; Jaboatão dos Guararapes e Olinda na Região Metropolitana do Recife; Campo Grande, no Mato Grosso; Maringá, no Paraná; e Camboriú, em Santa Catarina. Até um senador, Pedro Taques (PDT-MT), tem projeto obrigando os municípios brasileiros a punirem com multa as pessoas que jogam lixo nas ruas. No primeiro mês de aplicação da lei em Porto Alegre, houve a emissão de 52 autos de infração.

Sobre painéis móveis

A EPTC de Porto Alegre está tomando as últimas providências para adotar o sistema de painéis móveis em sinalizações pontuais, como a de orientar sobre opções de rotas em caso de obras viárias do tipo recapagem do asfalto, que ocorrem na avenida Castelo Branco, segundo o presidente Vanderlei Cappellari. Resolvido este problema, os painéis podem ser removidos facilmente a outros pontos da cidade.

Atividades para bebês

Impressionante a precocidade de algumas atividades dirigidas a bebês. A Estação Musical de Porto Alegre, hoje com três escolas, tem uma seção especial dedicada a bebês de apenas dois meses, segundo a diretora Cynthia Geyer. E o Grêmio Náutico União já trabalha com bebês de seis meses em atividades na água com vistas ao aprendizado da natação.

Liberdade nos pneus

A Pneushow-Recaufair 2014, ocorrida em São Paulo, consolidou a Política Freedom, da Tipler, de São Leopoldo. Por meio dela, seus concessionários são os primeiros integrantes de redes de recapagem do Brasil a atuar com total liberdade na gestão do negócio, sem serem obrigados a comprar matéria-prima da fornecedora. 

Portal dos municípios

Quem tiver interesse em conhecer dados sobre receita, despesa, investimento e endividamento, entre outros, de mais de 5 mil  municípios brasileiros, pode acessar o portal Meu Município (org.br), lançado em parceria pela Fundação Brava e Insper. Sua base são informações do Ministério da Fazenda e IBGE.

Crescem as compras por meio de leilões

A Pestana Leilões registrou, no primeiro trimestre de 2014, um crescimento de 25% em seu volume de negócios sobre igual período de 2013, e de 67% somente na comercialização de veículos, confirmando a prática crescente dos brasileiros em comprar bens móveis e imóveis através de leilões. A organização também confirma a tendência mundial de crescimento dos leilões on-line, uma vez que cerca de 60% de seus negócios já são realizados neste formato. A Pestana Leilões realiza mais de 100 leilões presenciais e online por ano e se prepara para realizar um grande leilão de imóveis no dia 7 de junho para o Bradesco, em Porto Alegre.

COMENTÁRIOS
Nenhum comentário encontrado.

imprimir IMPRIMIR
COLUNAS ANTERIORES
O impacto do ICMS
O impacto imediato do aumento do ICMS, quando ele começar a vigorar a partir de 1 de janeiro de 2016 será nos preços e, portanto, na inflação
Carga tributária do ICMS
A carga tributária do ICMS, antes mesmo do projeto de aumento de suas alíquotas e ainda com a alíquota base de 17%, já era superior a dos estados de grandeza semelhante
ICMS imposto injusto
É constrangedor que ainda estejamos discutindo aumentos do ICMS, quando há muito o Brasil deveria ter trocado o ICMS pelo IVA
Avanços da nova previdência
A nova previdência continuará cobrando os 13,25% dos novos servidores, aposentando-os até o teto do Regime Geral da Previdência Social