Porto Alegre, quinta-feira, 17 de outubro de 2019.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
21°C
22°C
16°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 4,1700 4,1720 0,36%
Turismo/SP 4,1100 4,3680 0,04%
Paralelo/SP 4,1200 4,3600 0%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
529721
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
529721
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
529721
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR

Destaques do Ano 2013 Notícia da edição impressa de 12/05/2014

Junior Achievement forma empreendedores de sucesso

MARCELO G. RIBEIRO/JC
Fernandes e Cristiane relatam experiências bem-sucedidas nos 20 anos da organização
Fernandes e Cristiane relatam experiências bem-sucedidas nos 20 anos da organização

Há 20 anos, um grupo de empresários gaúchos trouxe para o Brasil uma metodologia de estímulo ao empreendedorismo que vem a cada ano ganhando mais adeptos e conquistando resultados importantes para a sociedade. Foi em 10 de novembro de 1994 que a Junior Achievement começou a atuar de forma consolidada no Brasil e hoje já formou milhares de jovens que aplicam os ensinamentos aprendidos no período em que passaram pela instituição em benefício do desenvolvimento e da educação.

A organização foi fundada nos Estados Unidos, em 1919, por dois empreendedores que perceberam que seus filhos não tinham condições para, no futuro, assumirem suas empresas. “De alguma forma eles precisavam despertar o empreendedorismo nesses jovens. Então, entraram nas escolas e criaram uma metodologia para mostrar o que era ser empreendedor de uma forma prática. Isso deu certo e outros empresários se somaram. Isso se espalhou e atualmente está em 124 países ao redor do mundo”, explica o diretor executivo da Junior Achievement, Daniel Fernandes. 

A organização aplica 18 programas de empreendedorismo em escolas do Ensino Fundamental e Médio e semestres iniciais de faculdades, e são divididos em três ênfases: a social, que discute questões de ética e comportamento do jovem; a ambiental, que trata a convivência do meio ambiente; e a industrial e a econômica, que lida com educação financeira e educação para os negócios. O grande programa da Junior Achievement é o miniempresa, que acontece durante 15 semanas e trabalha as três ênfases. Nesse período, é dada a oportunidade de jovens discutirem diferentes assuntos, em que terão momentos teóricos de aprendizado, mas também  conhecimentos práticos. “Esse é o programa que realmente discute todas as características empreendedoras. Levamos o jovem a pensar no seu empreendedorismo durante estas 15 semanas”, salienta Fernandes.

A Junior Achievement depende da colaboração de voluntários para atender aos cerca de 21 mil jovens que são formados pela instituição todos os anos. Muitos são indicados pelas 47 empresas mantenedoras da organização. Uma delas foi a atual presidente no Rio Grande do Sul, Cristiane Steigleder, que fez parte do grupo de voluntariado indicada pelo Grupo Ipiranga, na qual trabalhava, na época, no departamento de Recursos Humanos. No cargo desde janeiro, Cristiane acredita que os jovens que passam pela entidade não são empreendedores apenas para abrir seus próprios negócios, mas também se utilizam desse ensinamento nas empresas em que são contratados. “Buscamos também o intraempreendedorismo. O jovem que passa pelos programas também empreende dentro das organizações. As empresas precisam de profissionais que tenham um espírito de inovação e de proatividade”, destaca.

Em recente pesquisa feita com egressos dos programas da Junior Achievement, foi apontado os resultados positivos da metodologia. O levantamento mostrou que um em cada quatro participantes abriu seu próprio negócio após a participação no miniempresa. Hoje, cada uma conta com até cinco funcionários e uma folha de pagamento média de R$ 7,5 mil, além de gerar 16 empregos indiretos. 

O desafio de acompanhar tendências no mundo digital

Com as mudanças tecnológicas e a velocidade da informação, a Junior Achievement entendeu que precisava acompanhar estas novas tendências. Para isso, foi preciso saber os anseios da chamada “Geração Y”, cada vez mais conectada e impaciente para assumir os postos mais altos do mercado. Conforme Cristiane Steigleder, a metodologia da organização ensina que é ótimo o ímpeto, mas é preciso dar sustentação ao negócio. Assim, é necessário planejamento, pesquisa e paciência, pois a evolução de um negócio exige um tempo entre dois e três anos para ter retorno e giro sustentável para dar lucro.

A presidente da Junior Achievement lembra que as gerações passadas não tinham tanto acesso à informação e os jovens precisavam de esforço e trabalho para conquistar os bens desde cedo, cenário que mudou com a facilidade trazida pela tecnologia e o aumento de renda de classes sociais. “Antigamente, a família tinha uma televisão e era preciso negociar para assistir a um programa. A própria TV começou a causar alguns desejos de consumo. E a forma de esta geração se virar foi através do trabalho. Hoje, muitos não veem que existem etapas para conquistar e doses de sacrifício”, analisa. 

E os exemplos dos jovens que empreenderam e servem de inspiração para esta geração conectada contarão suas histórias de sucesso em um livro que deverá ser lançado nos 20 anos da entidade, no dia 10 de novembro de 2014. A publicação trará 100 exemplos de egressos da Junior Achievement que obtiveram êxito nos negócios depois de passar pela entidade. 

os textos já publicados dos premiados estão linkados abaixo
Comércio: FCDL-RS
Desenvolvimento: Badesul
Destaque Especial: Expointer
Dirigente Financeiro: Túlio Zamin
Educação: Fundação Liberato
Empreendedorismo Jovem: Junior Achievement
Empresário do Ano: André Gerdau Johannpeter
Entidade: Agas
Hotelaria: Hotel Dall'onder
Laboratório: Endocrimeta
Máquinas Agrícolas: Stara
Pesquisa Científica: Fapergs - 50 anos
Revenda de Carro: Panambra
Seguros: Icatu Seguros
Shopping Center: M.Grupo
Sindicato: Secovi
COMENTÁRIOS
Nenhum comentário encontrado.

imprimir IMPRIMIR
TEXTOS RELACIONADOS
Lideranças de entidades, empresários e gestores públicos receberam o reconhecimento na solenidade
Jornal do Comércio reconhece contribuição ao desenvolvimento
Para Mércio Tumelero, 2014 é um ano de oportunidades
Destaques do Ano do JC aponta os avanços e os desafios do País
Destaques do Ano serão reconhecidos hoje pelo JC
Tradicional premiação celebra o aniversário de 81 anos do Jornal do Comércio e o Dia da Indústria
Trabalho do secretário da Agricultura tem foco no aumento da renda e da qualidade
Fioreze dá continuidade ao legado da gestão no Parque Assis Brasil