Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

HISTÓRIAS DO COMÉRCIO E DOS SERVIÇOS

- Publicada em 14 de Abril de 2014 às 00:00

Tevah reforça figura do consultor para apoiar clientes


FREDY VIEIRA/JC
Jornal do Comércio
As jaquetas reversíveis Tevah marcaram época na história da moda masculina no Rio Grande do Sul. Durante 25 anos, o garoto propaganda João Antonio Santos Araújo apresentou o produto, na época inédito, em inserções veiculadas em diferentes meios de comunicação, tornando-se figura conhecida dos consumidores.

As jaquetas reversíveis Tevah marcaram época na história da moda masculina no Rio Grande do Sul. Durante 25 anos, o garoto propaganda João Antonio Santos Araújo apresentou o produto, na época inédito, em inserções veiculadas em diferentes meios de comunicação, tornando-se figura conhecida dos consumidores.

A década era 1970, quase 1980. De lá para cá, o mercado da moda masculina, claro, mudou, e a empresa tem procurado reagir rapidamente para atender às novas demandas nesse segmento. Dentro do seu portfólio, as roupas clássicas, por exemplo, deram espaço para as casuais, sportwear e jeans. São cerca de 500 tipos de tecidos. “Cada vez mais homens estão interessados em se vestir melhor e estar alinhados com a moda”, comenta o sócio diretor da Top Marcas Franquias, Valdimir Portz Machado. Segundo ele, no passado, essa era uma realidade apenas de uma parcela pequena desse público, com maior poder aquisitivo. 

Mudanças também foram acontecendo na companhia, que hoje não pertence mais à família, e se transformou em uma rede de franquias com 42 lojas no Brasil. São cerca de 350 pessoas trabalhando na operação. “O Tevah, no modelo original, não funciona mais. Hoje detemos todos os direitos sobre comercialização da marca, que é líder no mercado gaúcho de moda masculina”, observa o executivo. 

O Tevah foi fundado em 1960 pelo casal Israel e Elisa. A empresa se instalou primeiramente na avenida Assis Brasil, em Porto alegre. Era uma loja modesta, mas que foi crescendo a partir do esforço, primeiro do casal e, depois, dos seus filhos. 

Em 2003, iniciou-se uma reformulação do negócio. Um dos resultados disso foi a inauguração da primeira franquia, em Passo Fundo, ainda pertencente à família. Essa estratégia acabaria se tornando uma espécie de laboratório para o que viria a seguir. 

Em 2006, a marca foi vendida para a Top Marcas Franquias, que assumiu a operação, marcando a retirada da família do negócio. Machado acredita que modelo de franchising é uma tendência mundial — e uma opção importante de expansão de operações que possuem uma marca forte e um modelo de negócio já testado e vencedor. “Essa formatação permite ao dono da marca expandir e manter um padrão de qualidade, algo que é mais difícil se o modelo foi de centralização”, observa. A descentralização, acrescenta, permite que a marca tenha em cada ponto um proprietário que vai se focar no negócio.

Do total das operações do Tevah hoje, 75% estão no Rio Grande do Sul e o restante em Santa Catarina, Paraná, Espírito Santo e Piauí. O foco em 2014 é expandir na Região Sul do Brasil. “Ainda temos espaço para crescer nos três estados e é nisso que estamos focados nesse momento”, diz Machado. Mais adiante, com a maturação dessas operações, a estratégia será a de expandir pelo centro do Brasil. 

Alfaiate eletrônico é uma das apostas

Ao longo dos anos, o Tevah foi acrescentando tecnologia ao seu processo de atendimento. Para isso, trouxe da Espanha um software que está instalado em todas as franquias, por meio do qual os consumidores podem adquirir as roupas de forma personalizada. Ao chegar à loja, o cliente é direcionado para um consultor, que coleta as medidas exatas do seu corpo e joga essas informações no computador. “É uma espécie de alfaiate eletrônico, que produz um modelo com as medidas específicas do nosso cliente. Eu diria que esse é hoje o nosso grande diferencial competitivo”, comenta o sócio diretor da Top Marcas Franquias, Valdimir Portz Machado. 

O sistema permite a confecção de calças, camisas, trajes e várias linhas de produtos a partir de cerca de sete dias úteis. As jaquetas reversíveis, por exemplo, são comercializadas atualmente apenas por esse modelo. Além disso, essa tecnologia tem ajudado o Tevah a atender aos clientes com todos os perfis de corpo. Outro foco da empresa foi se preparar para prestar um atendimento mais personalizado, apoiando cada consumidor na escolha do seu guarda roupa. “Temos procurado consolidar a nossa posição de não ser apenas uma marca que vende roupas e, sim, que presta consultoria aos seus clientes”, observa. As roupas vendidas em todas as lojas são produzidas por uma fábrica parceira, sediada em Porto Alegre.

Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO