Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Coluna

- Publicada em 07 de Abril de 2014 às 00:00

Um estudo em rosa I


AYRES CERUTTI/DIVULGAÇÃO/JC
Jornal do Comércio
Um dos logradouros menos conhecidos pelo nome oficial da área central de Porto Alegre é a praça Osvaldo Cruz, à margem da rua Voluntários da Pátria e esquina com a rua Senhor dos Passos. É a velha história de sempre, muitas árvores como a paineira têm raízes impiedosas do ponto de vista de crescimento, deslocando até o calçamento mais resistente. Neste caso, é o trabalho de dezenas de anos.
Um dos logradouros menos conhecidos pelo nome oficial da área central de Porto Alegre é a praça Osvaldo Cruz, à margem da rua Voluntários da Pátria e esquina com a rua Senhor dos Passos. É a velha história de sempre, muitas árvores como a paineira têm raízes impiedosas do ponto de vista de crescimento, deslocando até o calçamento mais resistente. Neste caso, é o trabalho de dezenas de anos.
Um estudo em rosa II
Obtida do alto do edifício do mesmo nome da praça, a cena fica bem mais poética. À direita da foto, observam-se dezenas de motos estacionadas, o que, de certa forma, estraga a paisagem. O interessante é que a paineira floresce bem mais cedo. A explicação pode estar nos 40 dias de extremo calor, que causou uma devastação em vegetais de toda ordem e pode ter “enlouquecido” as paineiras. Ou então porque é ano eleitoral.

AYRES CERUTTI/DIVULGAÇÃO/JC
Lado A...
Se por um lado o auxílio-desemprego ajuda a manter a economia aquecida, por outro provoca efeitos perversos. Um deles é reforçar o laissez-faire de parte dos assalariados, além de criar uma cultura com um pé na Lei de Gerson. Lojista da Capital conta o seu drama. Primeiro que a média de permanência no emprego seu caso é de menos de um ano. Então, quando o funcionário está treinado, ele sai ou força sua demissão.
...lado B
O raciocínio do empregado nestes casos é calcado no ganho imediato, uma vez que a cultura de “fazer carreira” hoje foi para as calendas gregas. Com os 40% de multa no Fundo de Garantia, ele sai com alguma gordura e até a mantém quando começa a receber o benefício mais adiante. Quando a grana termina, o esquema recomeça, porque o pleno emprego permite esse tipo de aventura. A falta de ambição complementa o quadro.
A sala do lado
Tramita no Congresso projeto de lei, de autoria do senador Pedro Simon (PMDB-RS), determinando que reuniões para assinatura de contratos com órgãos públicos sejam feitas em salas monitoradas com sistemas de áudio e vídeo para dar transparência aos acordos. Com todo respeito, senador, assim de relance existe pelo menos uma dúzia de estratagemas que podem tornar inútil todo esse cuidado.
O velho QG
Se o Comando Militar do Sul vai se transferir para Santa Maria, qual o uso que o Exército fará para o atual Quartel General na Rua dos Andradas? Por se tratar de um prédio histórico, obviamente ele não deverá ou não poderá ser vendido ou permutado. Ou pode?
Onde está Wally? I
A Rua da Praia e seu entorno tem artistas de rua, ambulantes que não ambulam, índios, catadores, pessoas com e sem pressa, funcionários de escritórios, executivos e profissionais liberais que vêm e vão, ciclistas que trafegam rente às pessoas, carros-fortes e o famoso popular especialista em ficar olhando qualquer obra pública ou privada no calçamento. Tem de tudo, menos uma peça fundamental: PMs no policiamento ostensivo. Achar um é mais difícil que acertar na Mega Sena jogando apenas cinco dezenas em vez de seis.
Onde está Wally? II
Então a vingança vem a cavalo. Estabelecimentos tradicionais na área de alimentação que ficavam abertos até tarde da noite hoje fecham muito mais cedo, até porque os funcionários estão cada vez mais assustados. O proprietário de uma das mais tradicionais operações comerciais do Centro foi vítima de dois assaltos em poucos dias, com o bônus de uma cicatriz na cabeça, gentil oferecimento de um dos criminosos. Outra casa já foi assaltada cinco vezes desde que abriu, há um ano. E nada de Wally.
Portos revitalizados
O diretor-presidente da Cais Mauá do Brasil S.A., Andre Albuquerque, e equipe técnica do projeto estão realizando visitas de benchmarking em alguns portos revitalizados pelo mundo. São quatro destinos, sendo dois já visitados: Victoria & Alfred Waterfront, na Cidade do Cabo, e Port Vell, em Barcelona. Nas próximas semanas, o estudo será realizado no Porto Antico, em Genova, e no Inner Harbor, em Baltimore.
Dia do Torcedor Colorado
O prefeito José Fortunati sancionou a lei que institui 17 de dezembro o Dia do Torcedor Colorado, de autoria do vereador Márcio Bins Ely (PDT). Seria mais um dia de algo não fosse um detalhe: metade do estado vai querer uma lei que contemple o Dia do Torcedor Gremista. Sem falar nos outros.
Finais
  • SESSÃO solene da colenda de amanhã/17h homenageia a presidente do Lar Santo Antônio dis Expecionais, Maria Bernardete Codorni Magalhães, proposição do vereador Guilherme Socias Villela (PP).
  • FERNANDO Ulrich, diretor do IEE lança livro sobre Bitcoin no 27º Fórum da Liberdade.
  • INAUGURADO o Serviço Médico do Foro Central de Porto Alegre - Prédio II.
  • Miúdas
    • ERRO monstruoso do Ipea na pesquisa sobre o estupro contamina as pesquisas, inclusive as eleitorais, num primeiro momento.
    • ÁREA dos caixas das agências do Banco Itaú agora é cercada por biombos, que impedem a visão das operações de clientes.
    • UMA paulada o aumento do preço dos estacionamentos no Centro Histórico. E o salário vai encolhendo, encolhendo...
    • BRASIL só será gente grande quando, entre outras correções, a anuidade do cartão de crédito tiver um valor decente.
    Conteúdo Publicitário
    Leia também
    Comentários CORRIGIR TEXTO