Porto Alegre, quarta-feira, 21 de outubro de 2020.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
19°C
15°C
7°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 5,5230 5,5250 1,61%
Turismo/SP 4,7300 5,8120 0,44%
Paralelo/SP 4,7400 5,6700 0%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
148439
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
148439
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
148439
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR

COPA 2014 Notícia da edição impressa de 01/04/2014

Fórum fiscaliza serviços prestados a turistas durante o Mundial

Visitas começaram ontem em restaurantes, farmácias e hospitais

Patrícia Comunello

FREDY VIEIRA/JC
Grupo é formado por 25 entidades de diversos setores profissionais
Grupo é formado por 25 entidades de diversos setores profissionais

Conselhos de fiscalização do exercício profissional vão conferir in loco, até sexta-feira, as condições de atendimento e preparativos para receber visitantes na Copa do Mundo em Porto Alegre, uma das 12 subsedes do evento. A pouco mais de dois meses para o começo do Mundial, que terá cinco jogos no Estádio Beira-Rio (quatro na primeira fase das chaves e um nas oitavas de final), o Fórum dos Conselhos Profissionais do Estado pretende orientar situações que não estão adequadas principalmente a turistas do exterior e, se for o caso, autuar quando for detectada alguma irregularidade. As visitas começaram ontem em restaurantes, farmácias, hospitais e postos de atendimento de saúde, tanto públicos como privados.

Segundo o coordenador do grupo, que reúne 25 organismos de segmentos que vão da nutrição à engenharia e educação física, Éverton Borges, a iniciativa é inédita ligada ao Mundial nas cidades sedes. “O Fórum tem natureza jurídica, portanto, pode aplicar penalidades. O foco é a defesa da sociedade. Queremos verificar se os estabelecimentos oferecem segurança a quem vier e buscar os locais”, ressalta Borges, que é assessor da presidência do Conselho Regional de Farmácia. Na área de venda de medicamentos, o organismo chamará a atenção para regras que estão em vigor no Brasil, mas que nem sempre são exigências nos países de origem dos torcedores.

“Teremos um fluxo intenso de pessoas da Argentina, e lá, por exemplo, não se exige receita médica para compra de antibióticos, aqui sim. Nos estabelecimentos, será preciso prestar a informação adequada”, cita o coordenador do grupo. Os representantes dos organismos, reunidos ontem na sede do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado (Creci-RS) foram orientados sobre o que devem observar e que a conduta inicial é de orientação para ajuste das situações até o Mundial. “Vamos verificar como os profissionais de cada área estão implantando ou atuando com situações que possam comprometer direitos de consumidores”, preveniu o coordenador.

Em bares, restaurantes e hotéis, será observado como está a adequação de informações, desde as sinalizações a cardápios e outros meios de comunicação em idiomas que possam ser compreendidos pela diversidade de visitantes esperados – a expectativa é de mais de 200 mil turistas em Porto Alegre. Borges lembrou que a aplicação de verbas públicas, que estão sendo repassadas ou já foram, em programas destinados à preparação da cidade também serão alvo da fiscalização. Neste caso, os fiscais vão apurar, com os profissionais ligados a áreas como contabilidade e até economia, se houver a destinação seguindo o que foi definido em projetos.

As obras no Beira-Rio e a Arena, do Grêmio, também serão vistoriadas de acordo com os segmentos envolvidos neste tipo de equipamento – desde a engenharia à educação física, esclareceram os dirigente do grupo. Marlene Danesi, presidente do Conselho Regional de Fonoaudiologia (Crefono) e integrante do Fórum, ressaltou que a ação busca auxiliar na melhor preparação da Capital. “A maior parte das deficiências sinaliza necessidade de melhorar a informação e sinalização aos turistas”, observa Marlene.

Em outras inspeções sobre esses itens, o Fórum constatou deficiência nas orientações de chegada no Aeroporto Internacional Salgado Filho e na Rodoviária. “Não existe, ou o que tem é muito pouco. O turista tem direito a receber informação adequada ao chegar à cidade”, advertiu o coordenador do fórum. Devem ser realizadas pelo menos mil inspeções em cinco dias, que cobrirão o dia e a noite, no caso de bares e restaurantes. Na próxima semana, as entidades apresentarão relatório com balanço da iniciativa e situações que demandarão ações do município e demais organismos de governo. O relatório será entregue aos setores envolvidos na preparação de Porto Alegre e demais pontos de fluxo — como ingresso pelas fronteiras — para o Mundial.

Consório vence licitação para entorno do Beira-Rio

A prefeitura concluiu ontem o processo de licitação para execução da pavimentação, drenagem e iluminação na área pública do entorno do Estádio Beira-Rio, que receberá os jogos da Copa do Mundo em Porto Alegre. Sob a análise da comissão de licitação no critério de menor preço, abertos os envelopes, foi declarado vencedor o Consórcio Procon-Coesul, no valor de R$ 8.761.559,40.

A próxima etapa é elaborar o contrato e assinatura. A ordem de início para execução da obra deve ocorrer ainda na primeira quinzena de abril. A previsão de entrega é de 60 dias a partir do início da obra. O resultado final deve ser publicado na edição de hoje do Diário Oficial de Porto Alegre.

COMENTÁRIOS
Nenhum comentário encontrado.

imprimir IMPRIMIR
TEXTOS RELACIONADOS
Institutos europeus dizem que Brasil ‘perdeu’ com Copa
Para membros da Fifa, o impacto real da Copa no Brasil apenas será conhecido em um prazo de cinco anos
Copa elevou percepção de demanda fraca em serviços
Para a Fundação Getulio Vargas (FGV), que apura o índice, este padrão "confirma o efeito negativo da paralisação parcial das atividades durante a Copa"
Visa divulga gastos com cartões em estádios e Fan Fest
No total, foram feitas 582,3 mil transações financeiras de 12 de junho a 13 de julho nas 12 cidades-sede do mundial
Segundo ANTT, 19 mil turistas chegaram ao País de ônibus na Copa
Os fretamentos internos somaram 6.869 viagens com destino às cidades-sede, o que representa 32% do total de deslocamentos interestaduais realizados no período do Mundial