Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Relações Internacionais

- Publicada em 19 de Março de 2014 às 00:00

Porto Alegre já possui serviço de vistos para os Estados Unidos


Ricardo Giusti/PMPA/Divulgação/JC
Jornal do Comércio
A partir de hoje, a vida de quem quer tirar seu visto para os Estados Unidos em Porto Alegre está mais fácil. Foi inaugurado, na manhã desta quarta-feira (19), o Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) do governo dos EUA, e já nesta manhã algumas pessoas aguardavam na fila para serem atendidas.

A partir de hoje, a vida de quem quer tirar seu visto para os Estados Unidos em Porto Alegre está mais fácil. Foi inaugurado, na manhã desta quarta-feira (19), o Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) do governo dos EUA, e já nesta manhã algumas pessoas aguardavam na fila para serem atendidas.

O escritório está localizado no número 1.501 da avenida Carlos Gomes. Com capacidade para atender 500 pessoas por dia, o CASV funciona de segundas a sextas-feiras, das 7h às 18h, e também aos domingos, das 13h às 18h. A estimativa do governo norte-americano é de que 30 mil pessoas utilizem os serviços nos primeiros 12 meses. 

Antes, era preciso viajar até São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília ou Recife para renovar o documento ou encaminhar o primeiro visto. O centro recém-inaugurado faz a coleta dos dados biométricos dos solicitantes e a checagem dos documentos necessários antes da entrevista que, por enquanto, ainda precisa ser feita em São Paulo, Recife, Brasília ou Rio de Janeiro. Para menores de 16 anos e idosos com mais de 66 anos, todo o processo pode ser feito em Porto Alegre, com dispensa da entrevista. A renovação do visto também pode ser feita em Porto Alegre, sem necessidade de comparecimento em uma das representações.

Conforme a prefeitura de Porto Alegre, essa é a primeira etapa para a reinstalação do Consulado dos EUA na Capital. Com capacidade para atender 500 pessoas por dia, o CASV funciona de segundas a sextas-feiras, das 7h às 18h, e também aos domingos, das 13h às 18h.

O ministro conselheiro da Embaixada norte-americana no País, Todd Chappman, que veio à Capital para a inauguração do CASV, destacou as intenções do governo dos EUA de expandir as relações com os gaúchos. "Este é um grande momento pra nós e estamos trabalhando intensamente na reabertura do Consulado, que deve acontecer em 2015", afirmou Chappman. 

Para o prefeito José Fortunati, além de tornar o serviço mais fácil e acessível aos gaúchos, a inauguração do centro marca um momento importante para a Capital. O Brasil é um dos cinco países que mais emitem vistos para os Estados Unidos, com mais de 1 milhão de documentos processados em 2013. 

Todos os procedimentos junto ao CASV serão feitos a partir de agendamento prévio pelo call center (51) 3251 0321 ou no site http://brazil.usvisa-info.com. A operação do escritório está a cargo da empresa Computer Sciences Corporation. 

Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO