Porto Alegre, sexta-feira, 14 de dezembro de 2018.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
23°C
null°C
null°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 3,8790 3,8810 0,72%
Turismo/SP 3,8600 4,0600 1,24%
Paralelo/SP 3,8700 4,0700 1,24%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
836163
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
836163
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
836163
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR
De salto alto Ana Fritsch
anafritsch@jornaldocomercio.com.br

De salto alto

Coluna publicada em 17/03/2014

Conexão é a palavra-chave

Um desafio para as empresárias que trabalham com varejo: manter a curiosidade e a conexão entre seus produtos e o cliente. A dica é do consultor Edmour Saiani, sócio-diretor da Ponto de Referência, especializada em implantar gestão estratégica de atendimento.

“Entender como o cliente gosta de comprar é tudo. E ele gosta de mudanças, de mistura de tecnologias. Ele se acostumou que o site muda sempre, e o que ele quer da loja? Que ela mude também”, ressalta Saiani. O consultor esteve na Amcham a convite da IC Brasil, da empreesária Iva Cardinal, em parceria com Brasil Varejo e Top Travelling, falando sobre as tendências mundiais em varejo. 

Um dos erros das companhias, segundo Saiani, é apostar demais em propaganda e promoção e esquecer do atendimento. Ele aponta, em ordem de importância, o que o cliente mais valoriza em uma marca. E completa, dizendo que 70% dos clientes abandonam a marca por problemas de atendimento. 

O consultor é pessimista em relação ao cenário econômico brasileiro para 2014. “Este ano promete muita dificuldade. O ideal é nos preparamos para o pior. Se não for, estaremos no lucro”. Mas avisa: “Na crise, quem é melhor cresce”.

Beleza

Cabelos coloridos

Uma técnica de coloração temporária, chamada Hair Chalk, é a grande tendência para os cabelos. Quem adianta a novidade é a proprietária do Centro de Beleza Visual Hair Design, Cláudia Meurer. 

A hair stylist acaba de voltar de Paris, onde participou de evento da Associação Haute Coiffure Française. Conforme Cláudia, o Hair Chalk vem como proposta de adereço para o cabelo em cores como rosa, azul, verde e amarelo. “O acessório já é sucesso entre as adolescentes europeias”, comenta. 

Sobre coloração, ela sugere para as mulheres mais clássicas os cabelos loiros “super blonde” e os ruivos, que dominam as cabeças europeias. “Em relação à forma, o volume e os cabelos muito estruturados são a proposta de penteados para a próxima estação. Crespos e franjas bem desenhadas são os hits do momento”, afirma.

Por aí

O universo feminino em livro 

A inquieta pesquisadora Maria Alice Schuch acaba de lançar “Mulher: aonde vais? Convém?”. A obra é um relato de 12 anos de pesquisa com centenas de mulheres e aborda o posicionamento feminino no mercado empreendedor. “Para ser feliz, é preciso desenvolver o seu projeto pessoal, não o de outra pessoa. O maior erro é não saber qual é o seu projeto ou fugir dele”, pondera. “Tenha capacitação e seja consciente das suas atitudes, com racionalidade e hierarquia de valores”, diz. A obra está nas livrarias Cultura e Cameron. O livro é uma edição do Instituto de Ensino, Pesquisa, Extensão, Desenvolvimento Educacional e Liderança Internacional Recanto Maestro (RS, Brasil).

A palavra de

Denise Rochadel, presidente da D’agua Natural

O talento empreendedor herdado do pai e do avô ajudou a farmacêutica Denise Rochadel a transformar seu sonho em uma empresa sólida e fornecedora de produtos com qualidade. Hoje, com 26 anos de mercado, a D’agua Natural conquistou o reconhecimento de seu público, formado principalmente pelos profissionais da área da estética corporal e massagem.

Como está o mercado de cosméticos no Brasil?

O mercado de cosméticos no Brasil vive um bom momento, apesar das incertezas do cenário como um todo. Atualmente o Brasil é o terceiro mercado mundial, atrás do Japão e dos Estados Unidos, que estão em primeiro. Nos últimos anos apresentou um crescimento de dois dígitos. Para este ano, a expectativa da Abihpec não se mostra tão otimista em relação à manutenção deste crescimento mas, de qualquer maneira, não se estima um índice abaixo de 8%.

Como são definidas as novidades em tratamento?

São definidas de acordo com as necessidades do nosso público consumidor, tendências mundiais, lançamento de matérias-primas, oportunidades de negócios mas sobretudo da criatividade de nossa equipe.

Quais os investimentos previstos para 2014?

No ano de 2013, a empresa injetou recursos em máquinas e equipamentos. Investiu também na modernização de sua linha de produtos. O tratamento do investimento pautado pela empresa para ano de 2014 está dentro do plano orçamentário para o período. Os investimentos serão concentrados na capacidade produtiva instalada, na qualificação de processos e de mão de obra. A área comercial da D’agua Natural também terá aporte financeiro, a fim de que as parcerias comerciais e de negócios sejam fortalecidas bem como a sua atuação no mercado junto ao cliente.

Agenda

  • Hoje acontece o Vai Lá e Faz, evento de networking para mulheres empreendedoras. Cerca de 80 participantes são esperadas na sede da Amcham (Rua Dom Pedro II, 861/8ºandar), onde conhecerão novas parceiras de trabalho, fecharão negócios e apresentarão suas empresas. As inscrições estão esgotadas.
  • Nesta segunda-feira, 17/3, inaugura em Porto Alegre a primeira loja da Invel, marca especializada em produtos e roupas terapêuticas, que usam avançada tecnologia para tratamentos de saúde e estética.
  • No próximo dia 20/3, a estilista Gabriela Verri, da GVerri Store, comandará as pick ups no famoso Ora Felice, do Peppo Cucina. Para animar ainda mais o encontro, haverá um Special Sale GVerri durante o happy hour, com excelentes preços. 
  • No dia 28/3, a Luxo Brasil realiza, no Plaza São Rafael, o evento Cenário Internacional de Tendências - Os novos consumidores do Futuro e as Forças da Inovação. O evento contará com a presença do presidente do Future Concept Lab de Milão, Francesco Morace e da diretora do Instituto no Brasil, Sabina Deweik. 
  • Estão abertas as inscrições para a 6ª edição do Concurso Moda Inclusiva (http://modainclusiva.sedpcd.sp.gov.br/cadastroSP.php), que tem como objetivo produzir peças para pessoas com deficiência. Podem participar estudantes de cursos técnicos, universitários e profissionais da área de todo País e exterior. As inscrições se encerram dia no 20 de maio e o desfile será no dia 15 de agosto, em São Paulo.


COMENTÁRIOS
Nenhum comentário encontrado.

imprimir IMPRIMIR
COLUNAS ANTERIORES
Encontro para fazer negócios Como se posicionar nas redes sociais Audácia e ousadia para exportar Da telefonia para a moda