Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Europa

- Publicada em 22 de Dezembro de 2009 às 00:00

Temperaturas caem e pelo menos 80 pessoas já morreram


Jornal do Comércio
O número de mortos pelas tempestades de inverno por toda a Europa subiu ontem para pelo menos 80 pessoas. O fenômeno também gerava caos no sistema de transportes, deixando milhares de pessoas descontentes pela paralisação nos trens de alta velocidade entre a Grã-Bretanha e o continente, sistema operado pela companhia Eurostar.
O número de mortos pelas tempestades de inverno por toda a Europa subiu ontem para pelo menos 80 pessoas. O fenômeno também gerava caos no sistema de transportes, deixando milhares de pessoas descontentes pela paralisação nos trens de alta velocidade entre a Grã-Bretanha e o continente, sistema operado pela companhia Eurostar.
O número de pessoas afetadas pelos cancelamentos das viagens entre Londres e Paris ainda não pode ser calculado, mas estima-se que seja da cifra de milhares. Centenas de voos por todo o continente não decolaram, e houve ainda acidentes e grandes cortes no fornecimento de energia, causando sérios transtornos.
Autoridades da Polônia informaram que 42 pessoas, muitas delas desabrigadas, morreram de frio nos últimos três dias. As temperaturas no país atingiram menos 20 graus. A Ucrânia informou sobre 27 mortes, enquanto seis pessoas morreram em acidentes na Alemanha e três na Áustria.
A França registrou pelo menos duas mortes de desabrigados. Ontem, a companhia energética do país cortou a eletricidade de dois milhões de pessoas, afirmando que precisava evitar um blecaute ainda maior, em meio à crescente demanda.
Mais voos foram cancelados na França, Alemanha, Holanda e Espanha. Muitas rodovias foram bloqueadas por toda a Europa, onde em algumas regiões havia mais de 50 centímetros de neve.
A interrupção do serviço Eurostar no túnel do Canal da Mancha, ligando Londres a Paris e Bruxelas, simboliza o sofrimento europeu. Na noite de sexta-feira, mais de duas mil pessoas ficaram presas em cinco trens do túnel.
Outras não puderam embarcar desde então. O serviço só deve ser retomado hoje. O presidente francês, Nicolas Sarkozy, conversou com o chefe da companhia SNCF, Guillaume Pepy, exigindo a retomada do serviço. A Eurostar reafirmou, então, que os trens podem começar a funcionar novamente hoje, caso os testes no túnel ocorram com sucesso, mas o serviço não deve ser normalizado antes da sexta-feira de Natal.
As tempestades de inverno causaram outros acidentes por toda a Europa. Um trem de passageiros descarrilou em Paris no domingo, deixando pelo menos 36 feridos, segundo autoridades. Um carro patinou no gelo e atingiu uma mureta de proteção, lançando concreto na linha ferroviária. Os bombeiros tiveram de retirar 300 pessoas do trem.
Autoridades também investigam se a forte tempestade de neve causou um acidente na principal estação ferroviária de Zagreb, na Croácia, onde um trem de passageiros colidiu contra uma barreira de concreto. A polícia informou que havia 50 feridos nesse acidente, um deles com risco de morte.
O tráfego aéreo foi bastante atingido em toda a Europa. Em Veneza, na Itália, os termômetros marcaram menos sete graus. Em Paris, o aeroporto Charles-de-Gaulle teve 20% de seus voos cancelados ontem.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO