Porto Alegre, quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
23°C
32°C
20°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 4,3580 4,3600 0,66%
Turismo/SP 4,2500 4,5660 0,70%
Paralelo/SP 4,2600 4,5800 0,88%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
194926
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
194926
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
194926
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR

TECNOLOGIA Notícia da edição impressa de 11/03/2014

Brasil foca em soluções para o mercado europeu

Cebit 2014, iniciada ontem, é oportunidade para empresas apresentarem tecnologias inovadoras para o mundo dos negócios

Patricia Knebel, de Hannover, Alemanha

PATRICIA KNEBEL/ESPECIAL/JC
Cebit 2014 é oportunidade para empresas apresentarem tecnologias inovadoras
Cebit 2014 é oportunidade para empresas apresentarem tecnologias inovadoras

Foi dada a largada para a prospecção de novas oportunidades de negócios durante a Cebit 2014, a maior feira de tecnologia do mundo, que acontece nesta semana em Hannover, na Alemanha. Os brasileiros que fazem parte da Missão Prospectiva à Feira, articulada pelo Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), apostam na apresentação de soluções com potencial para interessar ao mercado europeu, especialmente em áreas em que essa região do mundo possui uma demanda mais avançada que o Brasil, como smart grid e sistemas de pagamentos inteligentes.

É o caso da KNBS, que tem a sua sede em Campinas e está no estande brasileiro da feira apresentando dois produtos. Um deles é o Key Vídeo Spot (KVS), uma solução de call center via vídeo que tem como objetivo criar uma experiência mais próxima possível do atendimento presencial – algo cada vez mais raro nessa relação empresa-consumidor. “É o caminho inverso ao que vemos hoje nos contact centers, em que há um distanciamento muito grande dos clientes”, observa o CEO da companhia, Carlos Alberto Fróes Lima.

A solução KVS é formada por um toten, que pode ser disposto em locais como shopping centers ou terminais de transporte, e um sistema multimídia que coloca o cliente frente a frente com o atendente, via vídeo. A essa máquina podem ser integrados diversos serviços gerenciados pelo player, como softwares de controle, auditorias e sistema de múltiplos idiomas. Através de servidores de monitoramento, as empresas conseguem fazer a supervisão via web dos postos de atendimentos e gravar as chamadas.

O outro produto que a KNBS pretende inserir na Europa é o Smart Kustomer, uma solução de smart grid que faz a gestão de consumo de energia, água e gás. O produto já está sendo testado pela Cemig, em Minas Gerais. “Essa solução traz para as empresas de energia a possibilidade de conhecer melhor o perfil de uso dos clientes, caracterizar essa demanda e, assim, oferecer serviços e capacidade especificas para eles”, relata Lima.

É possível fazer a leitura minuto a minuto do consumo da geladeira, ar-condicionado e televisão, permitindo que esses equipamentos sejam conectados e desconectados a distância com autorização dos clientes. É um produto, comenta, preparado para atender à Europa. “Esse é um mercado muito interessante para a gente, pois aqui existe o costume de as empresas de energia comercializarem serviços como os de medição, controles específicos para a casa dos clientes e serviços de segurança”, diz o empresário.

A Argotechno é outra brasileira que participa da Cebit 2014, nesse caso, pela segunda vez. Especializada na oferta de soluções de segurança para transações financeiras seguras, seja através do formato de cartão de crédito e debito ou mobile, aposta na tecnologia para sistemas de pagamento sem contato. Isso significa que o consumidor poderá apenas aproximar o celular ou uma pulseira e relógio – com o chip encapsulado -  para fazer um pagamento em um supermercado, por exemplo.

Em boa parte dos países europeus, essa tecnologia está bem avançada. No Brasil, apesar de ser ainda incipiente, o potencial é grande. “Já existe 1 milhão de terminais preparados para receber esses pagamentos no País, mas a emissão dos cartões ainda está acontecendo aos poucos, sob forma de projetos-piloto”, comenta o CEO da empresa, Eduardo Márcio de Barros Franco. Ele acredita que esses projetos vão acelerar neste ano, já que a Fifa exige que essa forma de pagamento esteja disponível nos estádios.

A Argotechno tem a sua sede em São Paulo, um escritório em Miami (EUA) e clientes em países como Romênia, Servia e Polônia. “Temos feito um esforço grande de internacionalização”, comenta o gestor.

COMENTÁRIOS
Nenhum comentário encontrado.

imprimir IMPRIMIR
TEXTOS RELACIONADOS
Documentos foram assinados nesta quinta-feira por José Ivo Sartori
Rio Grande do Sul lança editais para parques e polos tecnológicos
Nanossatélite brasileiro entra em órbita e tem sinais captados no país
O artefato está em órbita a uma altitude de cerca de 400 quilômetros e funciona da forma prevista
Donos de aparelhos Apple já podem baixar sistema operacional iOS 9
A Apple liberou nesta quarta-feira (16) a nova versão do seu sistema operacional, o iOS 9, que já está disponível para os modelos mais recentes de iPhone, iPad e iPod Touch
Mark Zuckerberg anunciou que a empresa já está trabalhando na nova ferramenta
Facebook terá botão ‘não curti’, anuncia Mark Zuckerberg