Porto Alegre, domingo, 15 de dezembro de 2019.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
27°C
28°C
20°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 4,1070 4,1090 0,36%
Turismo/SP 4,0400 4,2900 0,74%
Paralelo/SP 4,0500 4,2800 0,69%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
150832
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
150832
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
150832
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR
Começo de Conversa Fernando Albrecht
fernando.albrecht@jornaldocomercio.com.br

Começo de Conversa

Coluna publicada em 22/12/2009

Luzes de Gramado...

Fernando Albrecht/Especial/JC

O Natal Luz de Gramado deste ano está sendo, segundo os hoteleiros, o melhor desde que o evento surgiu. Os nordestinos estão vindo em penca e saem maravilhados com o espetáculo, especialmente com a árvore que muda de cor na rua Borges de Medeiros. Graças a Gramado outras cidades também criaram suas festas natalinas.

...luzes de Canoas

A prefeitura de Canoas está iluminada com tecnologia israelense. São 300 metros de cabos eletroluminescentes, que estão espalhados pelos cerca de 25 painéis de 10 metros de altura que revestem o prédio da administração municipal. A gaúcha Elamp importou os fios da israelense Lytec e é a única na região Sul a trabalhar com esta tecnologia.

Perspectivas 2010

Circula encartado na edição de hoje do Jornal do Comércio o caderno Perspectivas 2010. Ao contrário da choradeira do final do ano passado, quando empresários, economistas, analistas e políticos previam o fim dos tempos, desta vez há um otimismo generalizado. A governadora do Estado compartilha deste sentimento. Em entrevista exclusiva, Yeda Crusius fala de investimentos, política e eleições. 
 
Sem mudanças

As previsões dos horóscopos sempre começam dizendo que o ano que virá “será de grandes mudanças”. É a mesma lorota desde os tempos de Zora Yonara. Não existe ano sem mudança. Já começa a mudar na meia-noite do dia 31 dezembro, quando muda para 2010. Mas nenhum astrólogo se arrisca a prever em que ano político brasileiro corrupto finalmente irá em cana.

Caneladas eleitorais

Candidatos que pela primeira vez tentam a Câmara dos Deputados ou a Assembleia Legislativa não raro mapeiam quais os concorrentes de outros partidos no seu, digamos, segmento. Errado. Têm mais é de cuidar dos candidatos à reeleição do SEU partido. Aí é que mora o perigo. Se sentirem que o recém-chegado é uma ameaça, da barriga para cima tudo é canela.

Inspeção veicular

A propósito da inspeção veicular, leitor conta como ela se dá na Holanda. “Uma vez por ano o automóvel deve ser levado a uma oficina autorizada. Feitos os consertos, a oficina emite um laudo. Caso houver inspeção policial e faltar o laudo, o carro simplesmente não anda mais, punindo-se o motorista. Simples e eficaz.” De acordo, leitor, mas quem é que diz que no Brasil gostamos de coisas simples e eficazes?

Enxugando gelo

O senador Paulo Paim (PT) recebeu da OAB do Distrito Federal proposta de projeto de lei para coibir fraudes em licitações públicas. Paim será o relator da matéria. Tudo bem, tudo certo, palmas. Mas convém lembrar uma frase de Simon Bolívar que Hugo Chavez nunca cita: “Na América latina as instituições não são sérias porque as pessoas não são sérias”.

Queixa de leitor

A prefeitura colocou uma placa na estrada Retiro, na Ponta Grossa, informando a extensão do asfalto até o final da linha do ônibus. A previsão de entrega da obra é 17 de janeiro de 2010. Um leitor duvida. “Nem que a vaca tussa, a estrada estará concluída”, dizendo que as chuvas e o sumiço da empreiteira do local o levam à esta conclusão.

Discordância de leitor

Leitor discorda de forma azeda da nota sobre a questão do diesel brasileiro e dos motores mal regulados, afirmando que não existe associação de efeito estufa com a poluição dos carros, embora seja problema grave. “Mesmo se os carros fossem regulados e não houvesse enxofre no diesel, a emissão de carbono, essa sim prejudicial ao clima, seria a mesma.”

Boia nova

Antes da sessão que votou o projeto de revitalização do Cais do Porto, o presidente da colenda, vereador Sebastião Melo (PMDB), assinou contrato com a Hener Engenharia para a reforma dos dois restaurantes da Casa. A obra, com custo de R$ 270 mil, é uma velha reivindicação de vereadores e servidores.

Olho no olho

Vestidos a rigor, o secretário Rogério Porto, da Irrigação, e o presidente da Emater, Mário Nascimento, conferem uma das centenas de lavouras beneficiadas com este programa. A irrigação conta com 2.782 projetos de reserva de água, a maioria (558) na região de Passo Fundo. No site www.emater.tche.br há um conjunto de 12 mapas contendo a distribuição dos projetos de reserva de água, por município e região.

Miúdas

• Pessoas físicas tem até o dia 28 para doar 6% do IR devido para a Rede RS Criança. No www.rederscrianca.rs.gov.br.

• IV Prêmio Joaquim Felizardo homenageia destaques da cultura de Porto Alegre dia 20 de janeiro.

• Deputado Adão Villaverde (PT) homenageou o Crea/RS, o Sindicato dos Engenheiros e Sociedade de Engenharia.

• Vale dos Vinhedos espera receber mais de 35 mil turistas para a Vindima 2010, de janeiro a março.

• Competence criou anúncio e sinalização para os pontos de venda da nova fragrância Fresh Dreams da Panvel.

COMENTÁRIOS
Nenhum comentário encontrado.

imprimir IMPRIMIR
COLUNAS ANTERIORES
A paisagem da Praça XV
Há muito tempo que as obras da pavimentação do entorno da Praça XV e da rua José Montaury estão ou paradas ou a passo de tartaruga
Uma valsa na rua
Com a temática “Calma. Você é o trânsito”, a 12ª Campanha Não quero morrer no trânsito promoveu ontem uma ação inusitada
Simulador gaudério
As festividades da Semana Farroupilha já acabaram, mas em Marau, Norte do Estado, o cultivo às nossas tradições permanece e é transmitido para as novas gerações
Sol e vento