Porto Alegre, quinta-feira, 22 de outubro de 2020.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
19°C
15°C
7°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 5,5230 5,5250 1,61%
Turismo/SP 4,7300 5,8120 0,44%
Paralelo/SP 4,7400 5,6700 0%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
209722
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
209722
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
209722
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR
Começo de Conversa Fernando Albrecht
fernando.albrecht@jornaldocomercio.com.br

Começo de Conversa

Coluna publicada em 17/02/2014

Como pato na água

DUCK TOUR/DIVULGAÇÃO/JC
Os cariocas já desfrutam deste transporte que combina água e terra
Os cariocas já desfrutam deste transporte que combina água e terra

Os cariocas já desfrutam deste transporte que combina água e terra. O anfíbio, da Duck Tour Brasil, é uma solução engenhosa, já conhecida mundo afora pelo uso militar durante a Segunda Guerra Mundial, em especial na invasão da Normandia, em 1944. Não a toa que Duck é pato em inglês. Quem está de olho neste transporte é o deputado estadual José Sperotto (PTB). Às vezes, o Brasil insiste em soluções de alto custo quando poderia optar por soluções mais simples e funcionais. Como o pato.

Explicações elétricas

Questionado pelo repórter Jefferson Klein sobre as recorrentes falhas no fornecimento de energia neste verão, o presidente do Grupo CEEE, Gerson Carrion, falou de “temperaturas nunca antes registradas e de forma recorrente”. Mas admitiu que há problemas pontuais, como na zona Sul de Porto Alegre, onde houve depreciação dos equipamentos. Carrion negou (entrevista na página 9) que a CEEE esteja reduzindo a carga em determinadas regiões para poupar energia.

A volta do túnel

Porto Alegre ganha hoje, às 18h30min, uma operação gastronômica diferente, que tem tudo para ser atração turística nacional. Um dos famosos túneis da antiga Cervejaria Continental, hoje Shopping Total, abrigará a Cantina Famiglia Facin. O espaço, no subsolo do Prédio 4, levou anos para ser recuperado e restaurado, mas agora a mística dos antigos túneis será enriquecida com os aromas da cozinha da cantina.

Cálcio de ostras

Da série “Empresas que o gaúcho não conhece”. A Mineradora Santa Vitória do Palmar, localizada no município de mesmo nome, detém os direitos minerários para a extração (a céu aberto) de conchas calcárias. Várias são as aplicações deste carbonato de cálcio orgânico (cálcio de ostras), e a mais nobre é a do consumo humano na forma direta (suplemento alimentar) ou enriquecimento de lácteos, bolachas, isotônicos etc. O cálcio orgânico tem biodisponibilidade mais elevada do que qualquer outro tipo de cálcio natural.

As chances da Mega

O matemático David Castiel Menda (Projetos Numéricos) faz levantamentos estatísticos desde o concurso 1 até o 1.574 da Mega Sena, que pagará mais de R$ 105 milhões nesta quarta-feira. A probabilidade de as seis dezenas serem sorteadas num único quadrante é de 0,04% (nunca aconteceu até hoje); em dois quadrantes do talão, a chance é de 6,96% — 7,05% até hoje; em três quadrantes, de 51%.

Sem enxugamento

A Walmart Brasil já fechou, em 2013, as lojas de baixo desempenho no Brasil, num total de 25, três delas no Rio Grande do Sul, portanto não procede a informação de que haverá novo enxugamento, informa a empresa. Neste mesmo ano, inaugurou 22 novas lojas e reformou 40 unidades, seis delas no Estado, e inaugurou mais um Big em Santa Maria.

Metade contente...

A presidente Dilma Rousseff (PT) empenhou-se a fundo e desde o início para resolver entraves com a construtora Andrade Gutierrez, torcedora que é do Inter. Mesmo agora, com a questão da estrutura temporária, aguarda-se a caneta salvadora da madrinha. Bom para o clube e para a Copa, mas há um porém, o de sempre.

...metade descontente

O Grêmio já convidou Dilma duas vezes para visitar a Arena, sem sucesso. Neste sentido, a presidente esqueceu metade do Rio Grande do Sul. Ao que se saiba, ela também não se empenhou para que a OAS cumpra o acordado no que diz respeito aos acessos e demais obras do entorno do estádio, fundamentais para o esquema viário da região.

Finais

REZIENDZIALE Via Florida (da GHB), em Gramado, entrega as chaves para os primeiros moradores dia 20. SALMO Teig e Eduardo Oltramari receberam o Prêmio Destaque Novos Formatos de Shopping Centers do 1º. Fórum de Shopping Centers do Brasil.

Miúdas

• SÃO três anos neste 2014: o primeiro vai até a Copa; o segundo da Copa até as eleições; e delas até dezembro.

• A OPOSIÇÃO é uma gracinha. Enquanto o PT transforma limão em limonada, os oposicionistas transformam limonada em limão.

• MAL de Cristina: exportação total de veículos brasileiros para a Argentina despencou 28,9% em janeiro.

• “O MELHOR governo é aquele em que há o menor número de homens inúteis.” Falou e disse, Voltaire.

COMENTÁRIOS
Nenhum comentário encontrado.

imprimir IMPRIMIR
COLUNAS ANTERIORES
Um bunker no Centro O sumiço do telhado Ah, eu sou gaúcho! Lá e cá